Blog Wide Pay

Documentação da API – automatize e simplifique as cobranças com o Wide Pay

API Wide Pay

Automatizar processos é uma necessidade para as empresas e isso pode ser resolvido através da integração de API com sistemas gestão e cobrança. Fazer isso pode ser a solução para o seu negócio, proporcionando possibilidades de expansão dos serviços. Além de melhor atendimento, proporcionar agilidade nos processos internos e até aumento de vendas e conversão de clientes.

Quando o assunto é integração de sistemas, as pessoas leigas logo imaginam algo que demanda tempo e pessoal, além de soar como algo complicado. 

Mas isso é diferente quando você encontra o parceiro ideal, com um sistema fácil e uma documentação simplificada com atendimento ágil.

O que é uma API

A API significa Application Programming Interface. Na tradução pode ser entendida como uma interface de programação de aplicação, que nada mais é do que um conjunto de normas e dados que possibilita a integração entre sistemas diferentes.

Para entender melhor como e para que serve uma API, vamos a um exemplo: imagine um tradutor que possibilita a comunicação entre duas pessoas que não falam a mesma língua. Pois bem, esse é um dos propósitos de uma API, traduzir informações de um sistema para o outro . Além disso, ela funciona como um garçom, que leva o seu pedido até a cozinha e o traz quando está pronto.  Você aproveita a refeição que pediu, mas não tem mais detalhes sobre o seu preparo. Isso mostra que a API é uma interface criada para integrar sistemas sem a necessidade de ter acesso a dados específicos. 

Ou seja, a API é o meio que possibilita os desenvolvedores a criar novos softwares e aplicações. Isso porque através dela é possível interligar sistemas, trocar dados e realizar operações sem demandar da criação de uma nova interface, usando a que já está disponível em um dos sistemas integrados.

Facilidade de integração

Se você ainda não tem a sua cobrança automatizada, é de se pensar no tempo para fazer a comunicação de cada compra realizada na sua empresa. Da mesma forma, é possível que você precise organizar o financeiro e não tenha tempo para fazer processos manuais. Assim, contar com a integração é essencial para o bem-estar do seu negócio.

Pode parecer algo muito complicado, mas não é. A API garante a comunicação de dois sistemas diferentes, fazendo com que atuem e automatizem os processos através da troca de informações.

Para isso, é importante contar com uma documentação de API simplificada, já que ela será o “manual” do desenvolvedor que vai realizar a integração. Bom, a documentação costuma ser uma página onde os códigos e caminhos são descritos para que a comunicação entre os sistemas seja efetiva, é uma base que auxilia no desenvolvimento da integração. 

Documentação da API simplificada

Ter uma documentação simplificada pode facilitar (e muito) o processo. E esse é o caso da documentação da API do Wide Pay facilitador de pagamentos, pois ela é um bom exemplo de como isso pode ser resolvido em pouco tempo e necessitando apenas de um desenvolvedor. Para isso, uma página voltada somente para a compreensão da integração é disponibilizada aos usuários, que podem consultar o caminho a ser percorrido para cada tipo de chamada ou serviço.

A empresa de sistema de gerenciamento para provedores de internet, HubSoft, é uma das parceiras Wide Pay que resolveu a integração em pouco tempo. Segundo o diretor Guilherme Couto, foi um processo rápido, já que a documentação da API também é de fácil entendimento. “Foi muito tranquilo implementar. A equipe levou cerca de dois dias no total, desde o início do estudo da API até ficar pronto para colocar em produção”.

A Hubsoft é uma empresa com cerca de 350 clientes e tem como propósito a mediação da integração entre os sistemas parceiros e os provedores de internet. Por isso, Guilherme ressalta que a facilidade e o bom atendimento são diferenciais na hora escolher os seus parceiros. “Desde o contato com a equipe comercial até a finalização do processo, foi tudo muito simples e ágil. Além disso, o atendimento do Wide Pay também se mostrou muito prestativo e rápido ao responder e solucionar um chamado”, conclui o diretor.

Para a Maxx Escola, um sistema de gestão escolar também parceiro do Wide Pay, o processo levou cerca de 30 dias, já que também foram atendidas demandas internas do sistema. “Todo processo foi tranquilo, tivemos ajuda desde o atendimento pelo comercial até o suporte. O diferencial para nós foi a documentação da API, que é bem completa e tem exemplos abrangentes”, explica o diretor do sistema, Márcio Willian da Rocha Pinto.

Por mais que a API conte com uma documentação simplificada, o processo de integração pode levar um tempo diferente dependendo do sistema. Isso ocorre porque cada parceiro opera de uma maneira. De qualquer forma, o suporte da equipe Wide Pay é específico para cada situação. 

Como integrar com a API Wide Pay 

Para fazer a integração com a API do Wide Pay é necessário criar a conta gratuita Wide Pay. A partir disso, será possível realizar todo o processo de integração. Com os trâmites da conta resolvidos (criação e verificação), você tem acesso aos dados da conta, como ID e o token (chave eletrônica), código específico para o uso da API. 

Para consultar o ID e token, é necessário acessar o menu Configurações da sua conta WP, selecionar o menu Carteiras e, após, entrar em Integração. Feito isso, é só copiar o número de ID da carteira e o token. Com esses dois dados em mãos é possível realizar o desenvolvimento da integração na página da documentação da API Wide Pay.

Para o Escola Top, outro sistema de gestão escolar parceiro do Wide Pay, o desenvolvimento da integração foi muito simples. “Em pouco tempo nossa equipe conseguiu implementar os primeiros módulos e, fazendo uso da carteira de testes, todas as funcionalidades entraram em desenvolvimento, sem erros e sem sustos”, conta o sócio da empresa, Humberto Arruda. 

Atendimento Wide Pay especializado

Caso algum problema aconteça ou você tenha dúvidas, é só contatar o suporte do Wide Pay e explicar a situação. A equipe é treinada para auxiliar os clientes em diferentes processos e, em casos específicos e técnicos, o contato é passado diretamente para o suporte da API, que também conta com profissionais treinados para guiar os usuários em todas as etapas necessárias do processo.

Segundo o parceiro do Wide Pay, o atendimento foi um diferencial em todo desenvolvimento da integração com a API. “O suporte do Wide Pay, sempre prestativo, sanava as dúvidas que ainda persistiam quando algum erro mais incomum acontecia. Ao final de poucos meses, conseguimos integrar completamente o sistema do Wide Pay com nosso sistema de gestão escolar. Nossas escolas/clientes hoje contam com mais esta opção de recebimento e todo o processo ficou transparente”, explica Humberto.

Por fim, a API do Wide Pay garante uma forma simples e prática de fazer a integração com diferentes sistemas, seja de gestão, e-commerce e financeiro. Além disso, com Wide Pay fica muito mais fácil emitir cobranças, já que o facilitador de pagamentos conta com dois modos de emissão: CBA (Conciliação Bancária Automática) e o modo Direto. Ambos têm serviços e planos de compensação acessíveis que se encaixam no perfil da sua empresa. Conheça essa e outras facilidades do Wide Pay conversando com um de nossos consultores. 

Sair da versão mobile