Blog Wide Pay

É possível emitir boleto grátis?

É possível emitir boleto grátis?

Você gostaria de emitir boleto grátis? Respondemos se isso é possível neste artigo. Confira!

Emitir boleto grátis é o sonho de qualquer empreendedor. Isso porque, afinal, essa seria uma das melhores formas de poder gerar cobrança a um cliente, fugindo de taxas que seriam naturalmente pagas aos bancos — ou às empresas de cartão de crédito, no caso do uso dessa opção de pagamento.

Mas será que é realmente possível fazer a cobrança dessa forma? Ou não passa de um desejo difícil de ser atendido? É o que vamos conferir neste artigo.

Como fazer para emitir um boleto?

Caso você esteja dando seus primeiros passos dentro do seu negócio, vale antes uma explicação do funcionamento da emissão de boletos. Existem diversas razões para adotar essa forma de pagamento na sua empresa e, entre elas, estão a praticidade, as taxas menores em relação ao cartão e, principalmente, a sua popularidade.

Vale lembrar que, ao menos até julho de 2018, o Brasil estava entre os dez países com a maior quantidade de habitantes sem conta bancária. A não utilização do boleto, portanto, dificulta a compra por parte dessas pessoas. Além disso, ainda existe uma grande falta de confiança dos usuários com relação ao cartão de crédito, especialmente no ambiente online.

A forma mais comum de emitir um boleto é com a associação a um banco. Neste caso, a própria instituição costuma apresentar as ferramentas necessárias para gerar o documento que, após pago, será recebido na sua conta bancária. No entanto, claro, ele irá cobrar algumas taxas pelo serviço.

Boletos com registro x boletos sem registro

Na tentativa de driblar as taxas bancárias, muitos dos pequenos empreendedores elegem a emissão de documentos sem registro. Na prática, esse não é um procedimento recomendável.

É verdade que as taxas são bem menores, afinal, nesse modelo, elas são aplicadas somente quando o seu cliente efetivamente honrar com o boleto. Isso acontece porque o banco só sabe da existência deste quando ele é pago — e é justamente em função disso que as taxas não são cobradas previamente.

Contudo, com isso também aparece a perda de controle sobre pagamentos. Se o cliente imprimir um boleto danificado ou com desvio de conta bancária por função do vírus, você sequer receberá o pagamento. E o banco não tem como agir nesse sentido.

Além disso, agora os boletos devem ser sempre registrados para garantir maior controle, segurança e garantir a automatização do processo de atualização de valores do documento (algo implementado recentemente). Em breve, aliás, os registros tendem a ser obrigatórios.

Afinal, é possível emitir boleto grátis ou não?

Sim! Emitir boleto grátis já é uma realidade!

Trabalhar com boletos é excelente para quem está vendendo, pois, como mencionamos anteriormente, as taxas costumam ser menores do que nas vendas com cartão de crédito. Além disso, não se pode ignorar a acessibilidade às compras por parte da população brasileira que não poderia adquirir o seu produto por outros meios.

Tudo fica ainda mais interessante no atual momento brasileiro, quando a atualização de boletos pode ser feita automaticamente pelos próprios bancos. Mas pode ficar ainda melhor se pudermos emitir boleto grátis, não é verdade?

Infelizmente, essa ainda não é uma prática para o Brasil dentro dos bancos. A forma de reduzir ao máximo as taxas é fazer a emissão sem registro, mas os riscos envolvidos não compensam de forma alguma.

Então, temos uma solução! A alternativa aos bancos é trabalhar com sistemas externos. E essa pode ser uma opção bem mais atrativa ao seu negócio.

Como a Wide Pay pode te ajudar a reduzir custos com boletos?

Se, através dos bancos não é possível emitir boleto grátis sem assumir riscos consideráveis, o jeito é buscar formas seguras e confiáveis de reduzir os custos com a emissão desse documento, garantindo um método de recebimento tradicional, mas aumentando a sua margem de lucro.

A Wide Pay é um ótimo exemplo disso. A plataforma trabalha com variados métodos de recebimento, incluindo o popular boleto bancário. O melhor de tudo é que, além de utilizar um sistema completamente confiável, você pode finalmente emitir boleto grátis, driblando as incômodas taxas bancárias.

Já pensou que, ao usar de bancos, qualquer problema de cancelamento, emissão e baixa gera uma cobrança para a sua empresa? No caso de trabalhar com a Wide Pay, o pagamento de taxas acontece apenas para boletos liquidados.

Ou seja, seus custos serão menores do que um boleto sem registro, mas com toda confiabilidade de um boleto registrado. Atenção a este ponto: os boletos serão todos registrados, apenas o custo que ficará menor. O registro, aliás, também é automatizado pela ferramenta, permitindo que você não precise empregar esforços nessa questão.

Posso usar qualquer banco ao trabalhar com a Wide Pay?

Ao optar por emitir boleto grátis, você pode tanto trabalhar com os nossos bancos parceiros, como manter algum banco específico que tenha contrato vigente. A vantagem da primeira é não precisar ter conta corrente no banco. A própria Wide Pay garante a organização das suas finanças no sistema usando das nossas instituições bancárias parceiras.

Isso significa se libertar de uma série de encargos, custos e taxas que acabam sendo parte do negócio. E, no final das contas, esse pode ser um grande diferencial financeiro.

Por fim, ao emitir os boletos na plataforma da Wide Pay, as taxas são fixas — e com valores cobrados abaixo do mercado. Uma série de vantagens para que os seus custos efetivamente reduzam e, consequentemente, seja possível alavancar o seu caixa.

Experimente o serviço da Wide Pay e livre-se dos bancos para emitir os seus boletos

Todas essas vantagens são essenciais para driblar os custos dos bancos e emitir boleto grátis, focando realmente na eliminação da sua inadimplência. Experimente a plataforma!

Para eventuais dúvidas, temos uma página que aborda especificamente a questão da emissão de boletos. Além disso, é claro, a área de comentários está à disposição, caso ela persista. Responderemos em breve!

Sair da versão mobile