Blog Wide Pay

Você sabe onde sua empresa está perdendo dinheiro?

Você sabe onde sua empresa está perdendo dinheiro?

Será que a sua empresa está perdendo dinheiro? Listamos algumas situações comuns que, se cuidadas, podem melhorar os resultados do seu negócio.

Será que a sua empresa está perdendo dinheiro? Você faz o gerenciamento completo do seu negócio? Muitas organizações focam apenas na análise do lucro e, desta forma, não conseguem enxergar os detalhes operacionais que envolvem a atuação profissional. O que queremos dizer com isso é que, ainda que o seu negócio traga resultados positivos, eles sempre podem ser otimizados.

Podemos, por exemplo, ter um bom lucro com a venda de cinco tipos de produto. Na análise individual, porém, é possível que dois ou três deles sejam responsáveis por uma fatia significativa desse lucro, enquanto os outros dois não desempenham tão bem. Em outras palavras, a organização está perdendo dinheiro já que segue gastando com dois produtos que não trazem resultados efetivos.

Para evitar perder capital, não há ferramenta melhor do que a gestão de custos. Ela permite acompanhar os detalhes do negócio, entendendo de fato aquilo que realmente traz lucro e destacando produtos que, ao invés de gerar dinheiro, estão retirando capital do seu caixa.

O que é a gestão de custos?

Quando falamos em gestão de custos, a associação natural é com o corte de gastos desnecessários. Essa é, de fato, a finalidade desse processo: identificar perda de dinheiro em aspectos que não são eficazes para a operação como um todo. Na prática, contudo, nem sempre é fácil tomar esse tipo de decisão.

Ao contrário do que pode parecer, a gestão de custos não é simplesmente “parar de gastar” com alguns produtos. Trata-se, afinal, de um processo muito mais amplo, complexo e completo que permite a um gestor ter total domínio do que acontece dentro da sua organização e possa maximizar os resultados.

Entre esses processos mencionados podemos citar, por exemplo, o planejamento dos custos, a definição de um orçamento e, principalmente, o controle deles. De nada adianta criar indicadores e planejar os gastos sem um devido acompanhamento que permita, entre outros fatores, entender onde a empresa está (ou não) acertando.

Será que a sua empresa está perdendo dinheiro?

Vamos repetir a pergunta que iniciou este artigo: será que a sua empresa está perdendo dinheiro? Essa é uma situação mais comum do que aparenta e, afinal, pode ser sim que o seu negócio esteja deixando passar algum detalhe importante que impede a obtenção de resultados ainda melhores.

Vamos conferir, portanto, algumas das situações que explicam a razão da perda de dinheiro frequente de algumas organizações. Para cada uma delas, não deixe de fazer uma reflexão sobre o seu dia-a-dia. Quem sabe não identificamos oportunidades de melhorias?

Uso incorreto da ferramenta de e-mail

Atualmente, o e-mail é utilizado de diversas maneiras. Entre elas, claro, para a comunicação empresarial. A troca de mensagens pelo correio eletrônico é a forma de otimizar as informações entre áreas e departamentos.

O que poucos gestores sabem é que, segundo estudos, 25% do tempo dos funcionários é gasto com a leitura e resposta de e-mails. Isso, afinal, reflete-se em uma perda gigantesca de produtividade, que afeta, sem nenhuma dúvida, o resultado da organização como um todo.

Não deixe de agregar o e-mail ao seu negócio, mas utilize-o da maneira adequada, sem exagerar

nas mensagens enviadas.

Caso a sua organização use essa ferramenta única e exclusivamente para trocar informações entre colaboradores, também pode ser outro motivo para a perda de capital.

Falta de motivação por parte da equipe de colaboradores

A sua equipe também pode ser uma das razões para a empresa estar perdendo dinheiro. Aqui, nem vamos entrar tanto no mérito da qualidade dos profissionais, mas de técnicas que estimulem a produtividade deles.

Um exemplo muito bom é o uso de metas mensais, semestrais e/ou anuais. Se o modelo da sua organização é apenas de um salário fixo, pode sofrer com a falta de produtividade já que, de certa forma, o valor está “garantido” ao funcionário. Por outro lado, uma remuneração variável por metas pode estimular que os colaboradores sigam focados na produção.

Obviamente que todos queremos que os contratados vistam a camisa da empresa e se dediquem ao máximo. No entanto, na prática, sabemos que é preciso reconhecê-los para que sigam motivados.

Outros modelos de recompensa podem funcionar bem também, não apenas o financeiro (embora esse, de longe, seja o estilo mais comum). É o caso de avaliações periódicas, mostrando que a organização se importa com o seu crescimento e evolução.

Falta de atenção no atendimentos de clientes

Outro erro clássico é o atendimento ao cliente. Não são raros os empreendedores que pensam que um Serviço de Atendimento ao Cliente (popularmente conhecido como SAC) é uma mera burocracia. Ele é, na verdade, um grande potencial de informações para melhorar o negócio.

Ademais, não ouvir o cliente é um motivo clássico para a empresa perder dinheiro. Um cliente fidelizado volta a comprar com você, ao passo que um cliente descontente não apenas não o fará, como ainda pode emitir opiniões negativas sobre a organização e, consequentemente, influenciar terceiros. Aqui, o ponto é a crítica: a perda de vendas é, automaticamente, perda de dinheiro.

Ignorar a importância da área operacional pode fazer uma empresa perder dinheiro

É natural que o setor de maior importância de uma organização seja a área financeira. Isso porque, afinal, é o saldo financeiro que permite a sobrevivência do negócio. No entanto, não se pode confundir isso com a desvalorização do departamento operacional — ou então inevitavelmente a sua empresa estará perdendo dinheiro.

É o caso, por exemplo, do seu estoque de produtos. Será que nada está sendo desperdiçado, gerando custos desnecessários para a organização? Ao mesmo tempo, você não está perdendo venda por falta de estoque? Esses detalhes devem ser sempre ponderados para encontrar uma quantidade adequada.

Não realizar uma boa gestão de custos

Por fim (e talvez mais importante), o empreendedor jamais pode deixar de acompanhar e atuar sobre a sua gestão de custos. E, nesse caminho, é mais do que fundamental usar da tecnologia a favor.

O ideal é utilizar de um sistema completo, permitindo o acompanhamento do que foi orçado e comparando com o que efetivamente é realizado na prática. Além disso, essa maneira evita uma série de trabalhos manuais, facilitando a análise dos dados.

Não deixe de conhecer as nossas soluções e como elas podem ajudar no seu negócio, especialmente no controle do seu caixa.

Sair da versão mobile