Blog Wide Pay

Como gerar boletos e carnês no sistema Wide Pay

Como gerar boletos e carnês no sistema Wide Pay

Você está buscando por um sistema para gerar boletos? Então veja o tutorial completo de como emitir boletos usando a plataforma Wide Pay.

Os boletos bancários são ferramentas extremamente importantes de cobrança. Além de muito populares, eles permitem que compradores mais inseguros façam aquisições pela internet uma vez que a sensação de segurança é maior — para ambas as partes.

Nós oferecemos um serviço completo para gerar boletos. Hoje, vamos apresentar um tutorial completo passo a passo de como você pode usar a nossa plataforma para esse objetivo. Vamos lá!

Como gerar boletos no Wide Pay?

Se você já é usuário de sistemas na internet, não terá dificuldades em utilizar a nossa plataforma. Ela é bastante intuitiva e simples de usar. Ainda assim, para evitar qualquer dificuldade, vamos começar o nosso tutorial com imagens ilustrativas a partir de agora.

Como começar o processo para gerar boletos Wide Pay?

Tudo começa, claro, fazendo o seu login no nosso site. Se ainda não tem uma conta Wide Pay, aproveite para criar o seu cadastro e usufruir das nossas funcionalidades.

A partir do momento em que o acesso com nome de usuário e senha estiver feito, você estará na tela central da plataforma. Para começar a gerar boletos Wide Pay, a primeira ação é definir a assinatura eletrônica e depois a verificação de conta.

Também é importante configurar os encargos ou descontos que serão cobrados ou descontados de seus clientes em caso de atrasos ou antecipações. Para isso, acesse o menu configurações > Carteiras > Boleto > Editar configurações. Isso é importante pois as multas e juros só serão computados nas cobranças emitidas após essa configuração.

Feito isso, selecione o botão receber, localizado na parte esquerda e inferior da sua tela. A imagem abaixo mostra esse recurso com destaque em vermelho.


A partir do clique, um menu suspenso irá apresentar duas opções na sua tela. Veja abaixo que a opção “cobrança” serve para gerar um boleto avulso. Mas você também tem a opção “carnê”, na qual poderá gerar uma cobrança de até 18 parcelas. Por enquanto, vamos focar na primeira opção — novamente destacada com um retângulo vermelho.

Como criar uma nova cobrança na plataforma?

Agora, você será direcionado para a área de cobranças da plataforma Wide Pay. Nessa tela, o sistema vai listar todas as cobranças já realizadas, facilitando o acompanhamento do recebimento pelo status. Se esse é o seu primeiro acesso, a tela provavelmente estará em branco.

Para iniciar uma nova cobrança, basta clicar no botão “Nova cobrança”, destacado com um retângulo vermelho na imagem abaixo. Como mencionamos, até aqui tudo é bastante intuitivo.

Como preencher os dados do boleto?

Após clicar para gerar sua nova cobrança, a plataforma irá exibir uma tela pop up para preenchimento dos dados necessários para gerar o boleto. Antes de explicar cada campo, veja a seguir como essa tela aparece. Ela está preenchida com dados fictícios apenas para que você entenda como deve ficar a sua janela antes de seguir ao próximo passo.


Em primeiro lugar, na parte superior, verifique se as caixas estão marcadas com “boleto” e “e-mail” para recebimento e forma de envio, respectivamente. É apenas uma confirmação para que o processo não apresente falhas.

Na sequência, é preciso preencher os dados do cliente que receberá a cobrança. As informações necessárias são as seguintes:

Após esse preenchimento, é possível personalizar uma mensagem que será entregue junto ao documento no e-mail.

Por fim, na parte inferior da janela, não se esqueça de colocar as informações financeiras do boleto. Estamos falando dos seguintes campos:

Pronto! Com todos os campos preenchidos, basta clicar no botão verde “gerar” para finalizar o boleto.

Como acompanhar a cobrança do boleto?

Após gerar o seu boleto, o sistema irá retornar para a tela de cobrança, onde a sua lista de boletos/cobranças irá aparecer já com a nova cobrança registrada. Veja, a seguir, que o nosso boleto de exemplo já consta na relação com status de “aguardando”.


Quando ele for devidamente quitado pelo cliente, o sistema irá alterar o status para recebido. A cor também é alterada para verde. Nessa última imagem, repare como a terceira linha já indica um boleto pago.

Como fazer o download do boleto em PDF?

Em alguns casos, talvez você precise ter o boleto em arquivo PDF para impressão ou mesmo para enviar para o seu cliente, não é mesmo? Não se preocupe: o nosso sistema pode fazer isso facilmente clicando no ícone de download (sinalizado na imagem abaixo).

Novamente uma janela pop up irá aparecer. É só selecionar entre gerar o boleto com ou sem capa e clicar em “sim” para o download acontecer no seu computador.

Como gerar boletos no formato de carnês?

Se você voltar ao começo do nosso tutorial, deve lembrar da opção “carnê” para recebimento, não é mesmo? O processo é muito semelhante ao que vimos até aqui.

Para começar, na tela inicial, selecione novamente “receber”, mas desta vez opte pela opção “carnê”. Sinalizamos em vermelho na imagem abaixo essa escolha.

Agora, repita o processo anterior até chegar ao preenchimento dos dados do seu cliente para gerar o boleto Wide Pay. Aqui, temos duas mudanças que merecem destaque.

A primeira é que o vencimento é, na verdade, apenas o primeiro vencimento. E é preciso definir o número de parcelas para a emissão dos boletos futuros também. Além disso, o sistema pede a confirmação se o valor representa o total ou apenas o montante de cada parcela. É uma boa forma de evitar erros. Veja abaixo onde estão essas alterações.

Quer começar a gerar boletos Wide Pay?

Como você viu ao longo deste artigo, o sistema Wide Pay para gerar boletos é extremamente prático, simples e seguro. Com a nossa plataforma, gerenciar suas cobranças fica ainda mais fácil e também mais barato, já que as condições oferecidas são bem mais baratas do que ao usar de sistemas de outras instituições financeiras.

Portanto, caso precise de uma solução completa de cobrança, fica mais uma vez o convite para testar a nossa plataforma. O cadastro é simples e facilitado, feito em quatro etapas rápidas: autenticação, titularidade, endereço e conclusão.

Por fim, caso tenha ficado com qualquer dúvida sobre o funcionamento do sistema para gerar boletos, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos sempre abertos para ajudá-lo a ter um fluxo de cobrança tranquilo junto aos seus clientes.

Sair da versão mobile