Blog Wide Pay

Pessoa física pode emitir boleto?

Pessoa física pode emitir boleto?

Você tem um negócio online em seu nome e precisa entender se pessoa física pode emitir boleto? Então confira esse artigo e encontre a sua resposta!

Você tem o seu negócio online e precisa de ajuda sobre as formas de fazer a cobrança para o seu cliente? Essa é uma dúvida muito comum de iniciantes no empreendedorismo digital, especialmente quando não há empresa constituída. Afinal, uma pessoa física pode emitir boleto? Ou essa prática é limitada apenas às pessoas jurídicas? É o que vamos responder neste artigo.

Por que há tanto interesse na emissão de boletos?

Com a criação da internet, muita coisa mudou. Isso vale tanto para relacionamentos pessoais, como também nos aspectos profissionais. O empreendedorismo digital, formato de criação e transferência de negócios em ambiente online, trouxe muitos empreendedores para o trabalho autônomo.

Neste contexto, o objetivo segue basicamente o mesmo de ter uma loja física: o lucro. E, para isso, é fundamental receber pelo trabalho, algo que exige a disponibilização de métodos de pagamento aos clientes — entre os quais o boleto bancário é um dos destaques.

É claro que o boleto bancário não é a única forma de cobrança. No entanto, trata-se de um método especialmente importante já que ele facilita o pagamento. O cartão de crédito pode ser prático, mas gera insegurança por parte do cliente em sites não conhecidos — ou mesmo impede a compra (caso o consumidor não tenha um cartão).

Já o boleto evita esses problemas. Após emitido, o consumidor tem diversas alternativas para pagá-lo. É o caso de usar um Internet Banking, ir até uma agência ou mesmo utilizar de uma casa lotérica. Isso torna tudo mais acessível.

Pessoa física pode emitir boleto bancário?

Agora que você já entende bem a importância desse método de pagamento, podemos partir para a grande pergunta deste artigo: uma pessoa física pode emitir boleto?

A verdade é que, como mencionado anteriormente, o empreendedorismo digital popularizou o mundo dos negócios. Hoje, é possível ter um site e vender produtos nele mesmo sem ter uma série de documentações empresariais — entre elas o CNPJ.

Se esse é o seu caso, não se preocupe. Uma pessoa física pode perfeitamente emitir os seus boletos. Para isso, no entanto, ela precisa de ferramentas. É o que veremos a seguir.

Como uma pessoa física pode emitir boleto bancário?

A geração de boletos é bem simples, ainda que você queira fazê-lo como pessoa física. O pré-requisito mais importante é ter uma conta bancária em seu nome, pois esta é a forma de receber pelos pagamentos emitidos. Além disso, é necessário usar de um sistema que faça a emissão desses boletos.

Emitindo boleto bancário como pessoa física pelos bancos

O uso de bancos nessa tarefa é o mais comum. As próprias instituições financeiras já possuem sistemas próprios para a emissão de boletos bancários, os quais são registrados para que sejam devidamente monitorados sobre os valores transacionados entre os clientes e a sua conta bancária.

Nesta opção, no entanto, as taxas costumam ser maiores também. E o lado ruim é que as cobranças não são apenas sobre boletos pagos. Cancelamentos, por exemplo, exigirão taxas também (mesmo que, desta forma, você não receba nenhum valor por isso).

Emitindo boleto bancário por meio de outros sistemas

Apesar de extremamente populares, os bancos estão longe de serem a melhor opção para você emitir boletos como pessoa física. O que acontece é que a simplicidade de ter a conta nessas instituições acaba levando os empreendedores a seguirem por esse caminho.

Na prática, porém, as altas taxas são muito complicadas para o fluxo de caixa da empresa. Por isso, o ideal é que um negócio busque por sistemas que permitam a emissão dos boletos bancários sem cobrar tantas taxas por essa atividade. Assim, com o mesmo volume de vendas, o lucro líquido das operações acaba por ser maior.

Uma dessas soluções é o Wide Pay. Temos uma plataforma completa que inclui diversas soluções para recebimento. Além disso, a emissão e o registro dos boletos pode ser feita de maneira automatizada. Não bastasse isso, as cobranças também são menores e, o que é ainda melhor, não existe cobrança sobre boleto que não seja efetivamente recebido.

Portanto, como vimos ao longo do artigo, uma pessoa física pode emitir boleto sem qualquer problema. Contudo, a solução que ela escolher para essa função pode trazer grandes impactos financeiros. Entre em contato conosco e entenda todos os benefícios de trabalhar com taxas menores do que os bancos sem grandes complicações.

Sair da versão mobile