Blog Wide Pay

Saiba como receber pagamentos pela internet com segurança

Saiba como receber pagamentos pela internet com segurança

Você sabe como pode receber pagamentos pela internet? Explicamos os principais métodos para o seu negócio!

Com pessoas cada vez mais conectadas, vender pela internet se tornou praticamente uma obrigação para qualquer negócio. Quem não trabalha dessa forma está, em termos, praticamente invisível. Como sabemos, para vender é preciso oferecer métodos de recebimento. E você sabe como receber pagamentos pela internet?

Essa é, afinal, uma dúvida recorrente. Não pelas formas de recebimento, claro, mas muito por como torná-las uma realidade aos clientes. Acima da variedade, é necessário ter confiança e segurança nesse tipo de transação, garantindo que o dinheiro será realmente ganho. É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.

Como é possível receber pagamentos pela internet?

A primeira coisa que precisa saber antes de definir por onde vai receber pagamentos pela internet é que existe uma boa variedade de opções. Uma não é necessariamente melhor do que a outra. São apenas alternativas.

Para que entenda melhor esse universo, vamos conferir as principais características de cada um dos métodos disponíveis ao seu negócio.

Cartão de crédito

Não podemos começar a listar possibilidades de pagamento sem falar no popular cartão de crédito. Atualmente, aliás, esse é um método cada vez mais necessário visto que muitas pessoas estão optando pelo cartão em relação ao dinheiro em espécie. Portanto, vale adicionar essa alternativa ao seu repertório independentemente do seu segmento empresarial.

A grande vantagem em função desse cenário é a praticidade. Na venda online, a simplicidade pesa muito na confiança do consumidor e preencher os dados do cartão não exige muito trabalho. Outro ponto positivo é a possibilidade do seu cliente parcelar a fatura, aumentando as chances de compra em relação ao pagamento à vista. Não se esqueça de trabalhar com diferentes bandeiras de cartão.

De negativo, você tem as taxas que as operadoras cobram para utilização do cartão de crédito correspondente. Além disso, as questões de demora no repasse por parte da empresa e de problemas na autorização da compra podem surgir. De qualquer forma, não deixa de ser uma excelente opção.

Cartão de débito

Ao definir o método via cartão de crédito para receber pagamentos pela internet, não se pode esquecer de incluir também as versões de débito dessa ferramenta. Isso porque ainda há uma boa parcela da população que não tem acesso ao crédito e, desta forma, as compras precisam ser feitas com saldo em conta corrente.

Para o dono do negócio, essa é uma boa estratégia para receber mais rapidamente o valor da venda realizada. Não existirão grandes problemas de chargeback (quando a venda não é autorizada pela operadora) já que se trata de uma operação imediata.

Contudo, dois problemas aparecem. O primeiro, claro, é a falta do parcelamento oferecida pela versão do cartão de crédito. Depois, as taxas cobradas pelas operadoras não costumam ser das melhores. Fique de olho nesses pontos.

Boleto bancário

Ainda que o cartão de crédito pareça resolver os problemas do consumidor, essa não é uma verdade absoluta. Muito pelo contrário.

Existe uma parcela significativa de brasileiros que sequer possui conta em banco, algo que impede o uso dos cartões mencionados anteriormente. Neste caso, a melhor solução é oferecer também o boleto bancário como forma de receber pagamentos pela internet ao seu cliente.

Para você, empreendedor, essa também é uma forma interessante, já que o valor pode ser quitado em diferentes ambientes (bancos, lotéricas e internet, por exemplo) e à vista, sem parcelamentos. Isso sem falar que se trata de um dos métodos favoritos dos consumidores brasileiros e que os custos costumam ser menores em relação ao cartão.

Com uma atualização recente do controle de boletos pelos bancos, eles precisam ser obrigatoriamente registrados. Isso torna tudo mais seguro, afinal o valor só é pago se efetivamente o documento gerado for real, evitando golpes e desvios.

E em relação aos problemas do boleto? Bem, como ele é gerado para pagamento posterior, o cliente acaba tendo mais tempo para pensar e refletir sobre a aquisição. Isso pode gerar desistência — e isso não acontece com o cartão, pois assim que os dados são preenchidos, a compra é efetivada.

Se há pressa em receber pela venda, outro problema é o prazo de compensação do boleto. Geralmente, o prazo exigido pelos bancos é de três dias úteis.

Transferência bancária

Por fim, você ainda pode recorrer à transferência bancária para receber pagamentos pela internet. Neste caso, o seu cliente acessa um sistema onde preenche dados bancários para o envio do dinheiro de acordo com o que é cobrado pela compra realizada.

O maior problema dessa opção é o receio que pode gerar. Um dos motivos pela grande utilização de boletos ainda em 2019 pode ter relação com o medo de informar dados da conta bancária em um site que, para o consumidor, não necessariamente gera sensação de confiança.

Não podemos nos esquecer também do dado anterior sobre a parcela desbancarizada da nossa população. Esse cenário, afinal, deixa um terço das pessoas restrita ao uso dessa metodologia de pagamento.

Que tal contar com diferentes métodos para receber pagamentos pela internet?

O que apresentamos ao longo desse artigo são alguns dos mais conhecidos e populares métodos para receber pagamentos pela internet. Ainda que não sejam os únicos, essas opções já são capazes de atender aos clientes, garantindo que eles tenham como pagar pelos seus produtos (ou serviços) de maneira online.

Caso essas questões ainda sejam um pouco nebulosas para você, a sugestão é tentar contar com todas elas de maneira facilitada. E é justamente o que o Wide Pay oferece como solução de recebimento.

Os métodos citados anteriormente estão todos presentes na plataforma, incluindo taxas melhores para emissão de boletos (só pagará pelo que efetivamente receber, ao contrário do que acontece em bancos) e cartão de crédito.

Além disso, todo recebimento é feito em uma conta na própria plataforma, facilitando não apenas o controle, como gerenciamento do capital. Não deixe de acessar a nossa página principal e conhecer mais sobre as nossas soluções e ferramentas para o seu negócio.

Sair da versão mobile