Blog Wide Pay

Antecipação de recebíveis – 4 estratégias para você acertar na hora de usar o recurso

Uma emergência financeira é uma situação que muitas vezes pode desestabilizar a organização do caixa da empresa, gerando muita dor de cabeça para o empreendedor. Algumas soluções podem resolver o problema, como a antecipação de recebíveis.

Nessa situação, quando o empréstimo não é uma opção e o tempo também conta, o empreendedor pode optar pelo recebimento de valores que são seus, mas que ainda não entraram em conta.

A antecipação é um serviço oferecido por diversas instituições financeiras e facilitadores de pagamentos, como o Wide Pay, que tem um serviço especial para esse tipo de necessidade. Mas, mesmo sendo um recurso que pode ajudar, e muito, a manter as contas organizadas, é preciso ter atenção a alguns fatores antes de optar pela antecipação.

1 – Atualize o controle financeiro

Ao fazer a solicitação da antecipação, é necessário cortar aquele recebimento do controle de entrada do seu fluxo de caixa. Não conte mais com os valores ali na frente, pois eles não virão. Tenha em mente que é preciso ter tudo organizado para mais tarde não ter problema em organizar o que entra e o que sai do seu financeiro.

2 – Faça o mapeamento dos gastos

Faça um controle de gastos especial e anote onde o valor foi investido. Se você optou por pagar uma dívida, ajustar débitos com fornecedor, investir em algum produto ou serviço importante, tenha tudo registrado num arquivo financeiro. 

Vale também fazer um registro organizacional à parte, para você mapear o motivo que o fez antecipar os valores e qual a periodicidade que este serviço vem sendo contratado. Lembre-se: é melhor pecar pelo excesso de informação do que pela falta. Saber onde o dinheiro está sendo investido é sempre um ótimo caminho.

3 – Liste alternativas

Antecipar valores que já são seus não é problema, mas pode vir a ser uma dor de cabeça se a antecipação for recorrente. Já que isso indica que você está tendo dificuldades em organizar o financeiro da sua empresa, o que pode ser desastroso para o bom andamento do seu negócio. 

Identifique os pontos que necessitam melhorar na gestão das finanças e tenha clareza do que precisa ser feito. Se você não consegue cumprir prazos com fornecedores ou manter o investimento no seu negócio sem recorrer à antecipação, estude estratégias que beneficiem a sua empresa. Converse com fornecedores, reajuste os prazos de pagamentos, estude formas que precisem de menos investimento financeiro para se tornar competitivo e aposte sempre na inovação. Manter um negócio saudável financeiramente também depende do seu jogo de cintura.

4 – Procure a melhor solução

O Wide Pay tem planos feitos para diferentes perfis de negócio. Com a emissão de boletos através do facilitador de pagamentos, a antecipação de recebíveis é muito mais simples e garantida. Isso porque o facilitador antecipa os débitos já quitados, mas que ainda não entraram na sua conta WP. 

Como funciona?

Ao contratar um plano de compensação de boletos no Wide Pay, você escolhe pelo recebimento em até um determinado prazo, que pode ser de 1 a 14 dias. Assim, ao solicitar a antecipação dos seus recebimentos, o Wide Pay repassa o valor dos boletos já quitados, aqueles que você pode consultar na sua conta, com o acréscimo de 0,3% de juros por dia antecipado.

Vamos a um exemplo: 

Entendeu como funciona? Ao fazer a antecipação do valor dos boletos quitados, você tem a segurança de saber que o pagamento já aconteceu, sem precisar se preocupar em assumir uma futura dívida gerada por um cliente que não arcou com os valores devidos. Isso porque em alguns casos, especialmente de bancos e financeiras, ao pedir a antecipação de recebíveis, os valores ainda não foram pagos pelos clientes e, uma vez que não sejam quitados, quem terá de arcar com a dívida é você, e com juros muitas vezes acima do previsto.

Conte com um aliado

Agora que você já sabe como funciona a antecipação de recebíveis do Wide Pay, chegou o momento de deixar a organização financeira da sua empresa muito mais simples. Emita boletos de forma rápida e descomplique as formas de pagamento. Fale agora com um de nossos consultores e conheça as melhores soluções financeiras personalizadas para a sua empresa. 

Sair da versão mobile