Blog Wide Pay

Dicas Wide Pay – Como divulgar prestação de serviços como PJ

Uma das grandes mudanças ocorridas no mundo por conta da pandemia diz respeito ao mercado de trabalho. Diversos serviços tiveram que se adaptar ao home office, enquanto tantos outros acabaram se expandindo por conta da demanda – como é o caso dos aplicativos de entrega e compras online, por exemplo. No entanto, muitas pessoas, que ocupavam cargos de alto escalão, acabaram deixando as empresas em que trabalhavam pelos mais diferentes motivos e viram na abertura do seu próprio negócio, através da prestação de serviços, uma excelente oportunidade de subsistência.

Pessoas graduadas e pós-graduadas, com um enorme conhecimento em sua área específica, hoje em dia, fazem parte das 3,3 milhões de empresas abertas (CNPJs) no decorrer de 2020, conforme aponta o levantamento do Serasa Experian. Fato curioso é que desse montante, 2,7 milhões são MEIs (79%), algo que comprova o empreendedorismo por necessidade.

Por trabalharem dentro de grandes empresas há muitos anos, esses novos empreendedores têm completo domínio de sua área de atuação, porém ainda têm um pouco de dificuldade de captar clientes e divulgar sua marca. Essa situação fica ainda mais complicada quando o profissional em questão atua no formato B2B e sua prestação de serviço é tão específica que precisa de um direcionamento muito preciso. Nesse Blog Post vamos explicar melhor quais ferramentas estes novos empreendedores podem utilizar para se estabelecer no mercado de trabalho.

Prestação de serviços PJ

Antes de continuar, é importante frisar que, quando o assunto é venda de produtos (por mais complexo que seja o produto), é necessário divulgar os itens comercializados utilizando ferramentas como redes sociais, website, etc. Neste caso, vamos falar sobre a prestação de serviços PJ, algo que não necessariamente pode ser exposto em uma vitrine virtual e/ou física.

Formato e segmentação

Primeiramente, o empreendedor em questão deve definir seu público-alvo se perguntando: quem vai contratar os meus serviços? Para tanto, é importante se familiarizar com dois conceitos muito importantes:

B2B – Do inglês “Business to business” (empresa para empresa). Ou seja, quando um CNPJ presta serviços para outro CNPJ. 

Exemplo: Quando um engenheiro sanitarista autônomo (PJ) elabora um projeto de fossa e filtro para uma empresa de lavação automotiva.

B2C – Do inglês “Business to consumer” (empresa para consumidor). Ou seja, quando um CNPJ presta serviços para uma pessoa física.

Exemplo: quando um advogado é contratado para defender um consumidor que se sentiu lesado.

A partir do momento que o empreendedor define quem é seu público-alvo – outras empresas ou consumidores finais – chegou a hora de começar a colocar a mão na massa para captar clientes.

Estratégias de Marketing Digital

Não tem mais como escapar. O Marketing Digital chegou para ficar e vem se mostrando cada vez mais eficiente na captação de clientes, divulgação de serviços e vendas online. Para começar a divulgar sua empresa, o empreendedor tem algumas alternativas:

Redes sociais

No caso dos empreendedores B2C, o uso das redes sociais pode ser muito interessante. Primeiramente, perceba qual a rede social mais utilizada pelo seu público (Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok, Pinterest, Linkedin, etc) e crie um perfil bem completo, contendo todos os seus dados e formas de contato.

Lembre-se que para “fazer sucesso” nas redes sociais, você precisa estar sempre criando novos posts. Portanto elabore um calendário de postagens, abordando temas relacionados à sua profissão. Preocupe-se sempre com a qualidade da imagem, vídeo e áudio que está divulgando para dar um tom profissional às redes. Selecione os posts que você acha mais interessantes e os impulsione, pois dessa forma seu trabalho chega a pessoas que têm interesse em consumi-lo mas ainda não tiveram oportunidade de conhecê-lo.

Cada uma das redes sociais conta com suas próprias ferramentas e especificações. Fique bem atento para seguir todas as normas e investir de forma certeira em seu público-alvo. Acesse também o artigo no nosso Blog: Dicas Wide Pay – Como otimizar a gestão das redes sociais da sua microempresa.

Públicos mais complexos

Quando o empreendedor atua de forma B2B, muitas vezes as redes sociais acabam não atraindo os clientes ideais para o negócio. Dessa forma, o ideal é investir em outras ferramentas online para divulgar sua empresa.

A criação de um website é o primeiro passo. Após adquirir um domínio, o empreendedor pode criar, de forma simples e gratuita, um website, utilizando plataformas como a Wix, por exemplo. Insira todas as suas informações de contato no site, bem como modelos de projetos que já realizou. Verifique a possibilidade de desenvolver um formulário de contato para que você possa armazenar as informações das pessoas que o preencherem e que podem se tornar clientes em potencial (leads).

Importante também investir nas ferramentas que o Google oferece. Com o Google Meu Negócio, você pode criar um perfil para a sua empresa, contendo endereço, formas de contato, fotos, avaliações, entre outros. Por fim, é de extrema importância utilizar os serviços do Google ads, uma vez que o Google é a maior e principal fonte de busca do mundo. Ao utilizar esta ferramenta para divulgar seu negócio, você consegue segmentar e direcionar seus anúncios ao seu público-alvo de forma muito certeira. Uma vez que a sua “mensagem” chegue aos seus possíveis clientes, resta ao empreendedor prestar um serviço de excelência para cativá-los e fidelizá-los.

Pílulas de sabedoria na prestação de serviços PJ

Muito se especula qual valor deve ser investido nos impulsionamentos das postagens de redes sociais ou nos anúncios do Google. É importante ter em mente que, quanto maior o valor investido, mais visibilidade a empresa terá. Ou seja, de início, é recomendado investir de R$300 a R$500 por mês.

Não basta apenas captar o cliente, é necessário fidelizá-lo. Mesmo que o empreendedor trabalhe sozinho na prestação de serviços, é importante também pensar em ações de pós-venda para manter seus clientes engajados e ainda aumentar as chances de recomendarem seus serviços para terceiros.

Caso o empreendedor tenha dificuldade ou falta de tempo para organizar todas as estratégias de marketing, é possível contratar esse serviço terceirizado através de agências ou mesmo de MEIs que estão investindo nesse tipo de serviço. Mas lembre-se que isso também é cobrado. Então coloque na ponta do lápis e veja o que vale mais a pena.

Agora que você já sabe como fazer seu negócio prosperar através do marketing digital, conte com o Wide Pay como o sistema de cobrança oficial da sua empresa. Criando sua conta grátis, você emite boletos registrados pelo banco e paga somente pelos quitados. Entre em contato com um de nossos consultores e descubra todas as possibilidades que o Wide Pay facilitador de pagamentos pode te oferecer.

Sair da versão mobile