Blog Wide Pay

Como fazer a verificação de conta via cartório?

Bons gateways de pagamento possuem um processo seguro para realizar a verificação de conta via cartório ou banco. Isso permite identificar se a pessoa que solicita os serviços é também a titular da conta. No caso do app Wide Pay, tanto a opção via banco quanto a via cartório estão disponíveis.

O modo bancário é prático, rápido e realizável a distância. No painel de informações, você deve informar os exatos valores das transferências realizadas pela Wide Pay.

Para você ser identificado no processo via cartório, há um pouco mais de burocracia: ele requer a presença pessoal. Ou seja, você deve ir ao cartório para reconhecer firma.

Depois, é preciso contatar a empresa fornecedora do gateway para mostrar que os dados estão autenticados. Assim, você conquista o direito de usar a ferramenta digital de cobranças seguramente.

 

É difícil verificar conta no cartório?

Mesmo na era digital, muitas pessoas preferem ir ao cartório para confirmar a identificação da conta. Isso se dá principalmente por preocupações quanto à segurança cibernética.

Independentemente das suas motivações, podemos afirmar que essa tarefa não é difícil. Talvez seja um pouco lenta, porém, conforme a fila do cartório. Só no estado de São Paulo, são mais de 1.400 cartórios habilitados para você verificar conta. No Brasil, são quase 12 mil.

Finalmente, vamos ao passo a passo. Para aprender como fazer verificação de conta via cartório, é só continuar a leitura!

 

Passo a passo para fazer a verificação de conta via cartório

Procure seguir cada um dos pontos abaixo com atenção. Lembre-se de que a Wide Pay oferece a verificação de identidade gratuita uma vez. Em caso de erro, é necessário pagar taxa de R$ 3,50 para refazer as etapas. Certo?

Ir ao cartório é só um dos passos para verificar a conta, resumidos abaixo:

 

  1. Primeiro, você deve acessar o site da Wide Pay. Lá, você cadastra os dados, escolhe um dos serviços e inicia a conta.
  2. Uma vez que sua conta esteja iniciada, realize login. Acesse “Configurações” e “Verificação”.
  3. Envie os documentos solicitados pelo sistema: foto (frente e verso) do CPF e do RG.
  4. Tire uma selfie com o seu smartphone. Tenha os documentos do passo 3 em mãos.
  5. Se você possui conta cadastrada no site da Wide Pay – com as mesmas numerações de CPF ou CNPJ –, sua identidade é confirmada automaticamente.
  6. Não tem conta cadastrada? Então é preciso finalizar a identificação de identidade por banco ou cartório (processo que vamos ensinar a seguir).

 

Verificação de conta via cartório

No cartório, você terá um objetivo principal. Nas etapas da inscrição que você fez no site da Wide Pay, foi preciso criar uma assinatura digital no termo de validação da identidade. Para verificar a conta, é necessário atestar essa assinatura digital. Como alternativa, é possível assinar o documento apenas no próprio cartório.

Mas, antes de ir, não se esqueça de imprimir o termo e de ter os documentos pessoais em mãos!

Lá, você vai reconhecer firma com um tabelião/registrador. É possível escolher entre duas formas: reconhecimento por semelhança ou por autenticidade. Veja como elas funcionam nas próximas seções do artigo.

 

Como verificar conta com reconhecimento por semelhança?

Essa maneira de verificar assinaturas é comum atualmente. Precisa de “ficha aberta” – ou seja, o cartório já deve ter a sua assinatura original registrada nos arquivos.

 

  1. Siga ao cartório com RG e CPF. Tenha impresso também o termo de validação de identidade (aquele que tem a assinatura digital).
  2. Grafotecnicamente, o registrador realiza uma comparação detalhista entre a assinatura do termo e a assinatura na ficha do cartório.
  3. Se tudo estiver correto na comparação, o tabelião reconhece que a assinatura é autêntica e insere um selo de autenticidade.
  4. O registrador assina para identificar a semelhança da assinatura no termo com o padrão do cartório.

 

Como verificar conta com reconhecimento por autenticidade?

Tecnicamente, podemos considerar essa opção segura. Ela é popular para reconhecer titularidade de contratos, títulos de créditos e documentos de transferências. Saiba como funciona:

 

  1. Pessoalmente, siga ao cartório com RG, CPF e termo de validação de identidade.
  2. Identifique-se ao tabelião e, na sequência, assine o termo diante do registrador.
  3. Em seguida, é preciso assinar o livro de comparecimento.

 

Procedimentos finais

Agora, o termo de validação de titularidade já tem firma reconhecida pela assinatura do tabelião. Você deve, então, enviar o documento via SEDEX ou carta registrada ao local definido na própria documentação.

Depois disso, acesse sua conta Wide Pay e vá ao painel de configurações. Insira o código de rastreamento no campo específico. Quando o postal chegar na matriz física, a Wide Pay confirma os dados e libera o sistema. Assim, ele passa a funcionar em conjunto com sua conta bancária.

 

Segurança em primeiro lugar

Ficou claro o passo a passo para fazer a verificação de conta via cartório? Pode parecer trabalhoso, mas é um processo necessário para garantir a segurança da sua conta.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Sair da versão mobile