Blog Wide Pay

O que são gateways de pagamento e como podem automatizar a conciliação de boletos bancários?

Antes de saber o que são gateways de pagamento, precisamos entender a importância desse recurso. Analisando os dados, percebemos como esses gateways são fundamentais: eles facilitam as negociações online e automatizam a gestão de cobrança de boletos ou carnês.

Nos últimos tempos, o número de compras via internet cresceu de forma considerável – e o pagamento por meio de boletos bancários faz parte desse crescimento. Fica a dúvida: isso aumenta o trabalho para realizar a conciliação bancária, certo? Errado! Desde que você tenha integrado, na sua loja virtual, um gateway para automatizar processos.

Entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, 65% dos boletos vencidos foram pagos em instituições financeiras diferentes das emissoras. Esse dado foi disponibilizado pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos).

Em 2019, vendedores emitiram mais de 6 bilhões de boletos no mercado nacional – uma redução e tanto na circulação do dinheiro físico! Portanto, já está mais do que evidente: para vender bastante, é importante oferecer os boletos como forma de pagamento. E os gateways são recursos essenciais para garantir a satisfação do cliente.

 

O que são gateways de pagamento?

Se você ficou curioso para saber o que são gateways de pagamento, a resposta é simples. O gateway de pagamento é um recurso tecnológico que conecta compradores, lojistas e instituições bancárias.

Mas essa tecnologia não opera apenas quando alguém realiza compras por meios digitais e/ou cibernéticos. O gateway também é uma solução para a loja online que quer automatizar a gestão de cobranças. Ele funciona para boletos, carnês, entre outras transações.

Atualmente, as principais vantagens do recurso são:

Ficou claro o que são gateways de pagamento? Então continue lendo a matéria. Agora vamos aprender um pouco mais sobre as características listadas acima.

 

Automatizando a conciliação bancária de boletos

Custos das taxas bancárias, índices elevados de inadimplência, burocracia para conseguir cartões de crédito com limite. Por causa desses fatores, cada vez mais pessoas no Brasil optam por realizar pagamentos com boletos ou carnês.

Cada boleto precisa ser submetido à conciliação bancária. Por meio dela, os vendedores confirmam os dados dos documentos emitidos pelos bancos. Assim, ficam sabendo quais boletos foram – ou não – quitados.

Sem um gateway efetivo, essa conciliação é manual. Ou seja, cumpre o seguinte passo a passo:

  1. O vendedor registra cada um dos arquivos de remessas dos boletos no internet banking e comunica ao Banco Central.
  2. A instituição bancária intermediária registra as emissões e confirma o recebimento ao vendedor.
  3. O estabelecimento ligado ao banco recebe os valores financeiros e os comunica à instituição bancária, que intermedeia a transação.
  4. A instituição envia o arquivo de retorno para ser baixado pelo vendedor.

Após essas etapas, o boleto é liquidado e os saldos se tornam disponíveis legalmente. Com os gateways, essas tarefas são automatizadas – e as vantagens da automatização você confere no próximo tópico.

 

Por que a conciliação automatizada é melhor?

Primeiro, temos a questão do tempo. No modo manual, quando há muitos pagamentos processados, o funcionário leva horas para realizar a conciliação. Se a função é automatizada, a equipe pode se preocupar com outras tarefas importantes e otimizar o ritmo produtivo.

Confiança é mais um aspecto importante. Para um colaborador ter acesso ao internet banking e à movimentação das vendas, ele precisa ser realmente confiável. E é aí que os gateways de pagamento entram para facilitar a vida do vendedor.

Há duas principais vantagens em automatizar o processo. A primeira é não precisar de uma pessoa para realizá-lo. A segunda é economizar: utilizando gateways, o gestor não tem de pagar salários para as equipes responsáveis pela conciliação.

Quando entendemos o que são gateways de pagamento, percebemos também que a automatização garante a assertividade. No caso das conciliações manuais, o operador não pode errar nenhum dado ou se esquecer de baixar os arquivos. Do contrário, colocar tudo em ordem novamente se torna uma tremenda dor de cabeça.

 

Gateways integráveis: automatize sem perder acordos bancários

Nem todos os empresários integram gateways. Muitos têm receio de perder os acordos (com taxas mais baixas) que conseguiram por serem clientes fiéis de um banco. Mas essa história é, na verdade, um mito.

Os melhores gateways são integráveis aos diferentes bancos existentes no mercado. Basta apenas um contato do fornecedor com seu gerente bancário, e a integração é facilmente realizada por um programador. Assim, você pode ter o melhor dos dois mundos: automatização de conciliações + taxas pré-acordadas.

Diversas grandes empresas aproveitam a conciliação bancária automatizada com gateways de pagamento. E isso sem perder os descontos oferecidos pelas instituições financeiras de confiança. Isso é normal hoje em dia.

Gateways também trabalham com bancos parceiros (oferecendo mais bônus a vendedores) e integram diferentes plataformas de e-commerce.

 

Dados para a administração de vendas

Depois de entender o que são gateways de pagamento e como funciona a integração deles, vamos falar de outra função. Por fim, mas não menos importante, existe a integração dos gateways com alguns serviços da sua conta bancária como: Saber quais documentos foram pagos e emitir carnês ou boletos.

Além, é óbvio, de muitas outras tarefas existentes no WidePay Modo Gateway, uma plataforma em alta entre os grandes lojistas virtuais atualmente.

 

Saiba mais!

Enfim, agora você já sabe o que são gateways de pagamento e quais as principais vantagens desse recurso. Além de conectar clientes, lojistas e instituições bancárias, também automatiza o processo de conciliação. Isso oferece praticidade, segurança e economia aos gestores.

Além disso, é possível integrá-los tanto aos diversos bancos do mercado quanto aos serviços da sua conta.

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre o que são gateways de pagamento e outras facilidades para o seu negócio? Conheça nossos recursos!

Sair da versão mobile