Muitos vendedores vêem na conciliação bancária automática uma solução tecnológica para automatizar processos. O objetivo desses gestores é economizar tempo e dinheiro. Mas ainda existem empresas que não confiam muito na tecnologia e preferem conciliar boletos no modo manual – via internet banking.
Seja o processo de conciliação automático ou manual, uma coisa é certa: o boleto bancário cresce como forma de pagamento no Brasil conforme levantamento da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos).
Clientes querem boletos para evitar os custos do cartão. Vendedores buscam nos gateways uma forma inteligente de automatizar conciliações. Nessa relação, se os recursos certos forem utilizados, todos saem ganhando!
Quer saber mais? Continue lendo a matéria e entenda as diferenças entre a conciliação bancária automática e a conciliação manual.
Conciliação bancária automática X conciliação bancária manual
Agora vamos compreender melhor as características da conciliação bancária automática e da conciliação bancária manual. Assim, você pode decidir qual método funciona melhor para administrar as cobranças de boletos da sua empresa.
Conciliação bancária manual
A conciliação bancária manual é realizada pelo vendedor ou por algum contador especialista. Esse processo se dá diretamente no site do banco. Em todos os dias úteis, os vendedores devem cumprir as seguintes etapas:
- Enviar arquivos de remessas.
- Confirmar dados.
- Baixar arquivo de retorno.
Assim, saberão quais documentos foram, ou não, quitados.
Mas é preciso sempre estar atento. Um errinho no preenchimento, na conferência, ou se esquecer de conciliar um boleto – qualquer mínimo equívoco pode gerar problemas aos vendedores. Além da dor de cabeça, resolver a pendência ainda leva um tempo precioso.
Contudo, alguns empresários continuam confiando em realizar o processo manualmente. Para esses gestores, há vantagens que compensam os riscos ou mesmo a necessidade de utilizar o internet banking para fazer a conciliação.
Conciliação bancária automática de boletos com gateways
Por outro lado, existem diversas grandes empresas que utilizam gateways para automatizar o processo de conciliação. E o melhor: sem perder os acordos com os banco de confiança, que oferecem taxas mais baixas aos clientes fidelizados. Isso porque a tecnologia é integrável às principais instituições bancárias e em plataformas e-commerce.
Os gateways dedicados também podem integrar serviços de uma conta bancária. Com eles, é possível, por exemplo:
- Consultar boletos pagos ou não.
- Realizar a conciliação bancária automática.
- Processar conciliação manual.
- Emitir carnês.
Como acontece a integração de gateway para conciliações?
Etapa 1: O titular da conta entra em contato com o banco para pegar os dados de configuração da carteira gateway
Etapa 2: Com os dados em mãos, um programador na equipe do titular integra a loja com documentação API.
Etapa 3: Isso autoriza o gateway a realizar processos automatizados de conciliação e outras operações – tanto manuais como automáticas.
Etapa 4: Agora, as vendas podem ser processadas no automático, sem emitir ou baixar informações manualmente. É possível confirmar pagamentos e movimentações em uma tela simples do gateway.
Uma questão de segurança
Os gateways que automatizam conciliação devem ser de um fornecedor com excelente reputação no mercado. Inclusive, alguns sistemas são capazes de oferecer uma segurança mais customizada e dedicada.
Qual a melhor escolha: conciliação bancária automática ou manual?
A tabela a seguir compara as diferenças entre os dois modos da conciliação bancária de boletos:
Conciliação bancária automática com gateways | Conciliação bancária manual | |
Preço | Pequena porcentagem por boleto quitado ou gerado (conforme as políticas do banco dos clientes ou parceiros do gateway) | Custo de tempo e pagamento de salários aos contadores especializados |
Tempo do trabalho | Rápido | Lento |
Exigência de capacidade tecnológica da empresa | Requer um programador para realizar integrações | Acesso a internet banking e a planilhas de Excel |
Exatidão dos dados | Excelente | Processo sujeito a erros humanos |
Capacidade de receber pagamentos | Sem limites | Depende do número de funcionários no setor de conciliação |
Requer trabalho humano | Não | Sim |
Além de oferecerem segurança e automatização para conciliações, os gateways têm vantagens como:
- Ambientes estáveis e confiáveis de checkout.
- Fácil integração a processos e sistemas.
- Painel de controle para gestão de cobranças.
- Dados completos para análises pré ou pós-compras.
- Relatórios gerenciais.
- Fácil configuração das cobranças com um clique (boletos, carnês, entre outros modos de pagamento).
Fim da história
Enfim, para empresas menores, com baixos orçamentos, poucas transações diárias e sem programadores na equipe, vale o método manual. Desde que realizado por contadores especialistas confiáveis, a fim de minimizar os erros.
Já a conciliação bancária automática serve para empresas que vendem ou pretendem vender online produtos ou serviços em massa. Devem ter pelo menos um programador confiável disponível e uma alta demanda por agilidade no processamento dos dados.
Agora você já sabe as diferenças entre conciliação bancária automática com gateways e conciliação manual. Assim fica fácil escolher a solução ideal para o seu negócio.
Se quiser conferir mais dicas sobre gateways de pagamento, acesse nosso blog!