Blog Wide Pay

Dicas Wide Pay – Como otimizar a gestão das redes sociais da sua microempresa

Posicionamento em mídias sociais deixou de ser algo supérfluo para se tornar uma ferramenta essencial de captação de leads, fidelização de clientes e até mesmo uma estratégia de pós-vendas. Muito mais que uma vitrine de produtos, as redes sociais são um canal direto entre empresa e seus mais diversos públicos, e justamente por isso que a presença online deve ser assídua e assertiva.

 

No entanto, apenas montar perfis nas redes mais populares, como Facebook, Instagram e Twitter, não garante vendas ou mesmo leads. Nesse caso, é necessário investir em um plano de gestão com diversas etapas, que incluem estratégia de posicionamento, cronograma de publicações e postagens, além, é claro, da análise de engajamento. Listamos abaixo algumas dicas que vão te ajudar a fazer uma gestão otimizada das suas redes sociais.

 

Minha empresa deve ter um perfil ou página em todas as redes sociais?

 

Não necessariamente, pois tudo depende do seu negócio. Por exemplo, uma empresa de roupas pode apresentar bons resultados no Pinterest. Já um provedor de internet, não terá o mesmo sucesso.

 

O ideal, na verdade, é descobrir onde seu público está. A forma mais eficaz de descobrir isso é testando as redes. Aos poucos você vai perceber onde existe maior interação dos usuários para daí sim saber exatamente qual tipo de estratégia poderá utilizar para atingi-los.

 

Importante ressaltar que a popularidade das redes sociais também é sazonal. Ou seja, o que era sucesso ontem, amanhã já nem existe mais (lembram do Myspace, do Orkut e do MSN?). Portanto, fique sempre atento às novidades da social media.

 

Definição de estratégia

 

 

A pergunta que você deve se fazer é: qual objetivo sua empresa quer atingir através da divulgação das redes sociais? Vendas? Engajamento? Leads? Seguidores? A partir do momento que esse objetivo estiver bem traçado, daí sim é que o planejamento deve iniciar. Porém, lembre-se que tudo faz parte de um processo e os objetivos não serão atingidos do dia para a noite.

 

Com o objetivo traçado, chegou a hora de alimentar as redes sociais. Estude os formatos de imagens e vídeos das plataformas e os explore de acordo com o seu segmento. Procure interagir com seus seguidores postando stories e enquetes, sem esquecer de inserir CTAs (Call to Action ou “Chamada para Ação” em tradução literal) nos textos das postagens (convidando os seguidores a comentar e marcar seus amigos nas publicações).

 

A partir daí, você começa o seu planejamento com as seguintes ações:

 

 

Existem ferramentas que automatizam a postagem e facilitam a vida do usuário, permitindo inclusive o agendamento em várias redes. Porém, o próprio Facebook também disponibiliza essa ferramenta através do Estúdio de Criação. Lá, você pode agendar suas postagens tanto no Facebook como no Instagram, além de acompanhar métricas e engajamento. Existem ferramentas muito mais completas, porém elas são indicadas para gestores que administram perfis de diferentes segmentos.

 

Interação com os seguidores

 

Por mais que a gestão de redes sociais seja algo relativamente simples, o trabalho exige atenção e demanda bastante tempo. O ideal é designar uma pessoa somente para fazer a gestão completa de suas redes, assim você pode se preocupar com a empresa em si. Esse profissional seria o seu Social Media, que além de organizar o cronograma e fazer as postagens, também responde e interage com os seguidores.

 

Por mais que muitas empresas contem com canal direto de atendimento, é nas redes sociais que os seguidores vão expressar suas dúvidas e opiniões – sendo estas, muitas vezes, negativas. Hoje em dia, grandes empresas como Netflix, Decolar e até o Mercado Livre respondem às questões de seus seguidores nas redes sociais. Lembre-se que se você chama seus seguidores para interação, você precisa dar um retorno.

 

Posicionamento

 

Um bom posicionamento da sua marca nem sempre é garantido de forma orgânica. Justamente por isso é que é necessário separar uma verba mensal para investimento em anúncios. Procure combinar postagens orgânicas (alcance espontâneo) e pagas, pois estas podem ser direcionadas ao seu público ideal, atingindo, inclusive, possíveis novos seguidores.

 

Estratégias e materiais

 

Caso você queira ampliar a estratégia de marketing para a sua empresa, existem outras ferramentas que podem ser utilizadas. A criação de um Blog da sua marca, por exemplo, abre oportunidade para dissertar mais sobre seu segmento e assim atrair novos consumidores. Além disso, a criação de uma Landing Page para a captação de leads também é muito interessante. A elaboração de materiais ricos, como e-books, planilhas e até mesmo conteúdo de áudio e vídeo, a serem enviados às pessoas que se cadastram na Landing Page através de e-mail marketing, também aumentam o alcance da marca e o engajamento.

 

 

Confira a seguir as principais redes sociais do momento. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas para ver se são adequadas ao perfil da sua empresa.

 

Facebook – A rede social mais popular do mundo até o momento, contando com 2.7 bilhões de usuários, popular entre a Geração X (1960 e 1980) e Millenials (1980 a 1995).

 

Instagram – Da mesma família do Facebook, o Instagram conta com 1 bilhão de usuários, sendo mais popular entre a população com idade de 25 a 34 anos.

 

Twitter – Uma rede que vem tomando forma, contando com 330 milhões de usuários (sendo 62% homens), ideal para atualização de notícias em tempo real.

 

Linkedin – Totalmente voltada para conexões profissionais, conta com 660 milhões de usuários ativos ao mês.

 

Tik Tok – A rede que ganhou grande popularidade em 2020, conta com 850 milhões de usuários. Apresentando conteúdos mais dinâmicos e interativos, é muito popular entre a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010).

 

YouTube – Direcionada somente para vídeos é a rede social mais utilizada do Brasil.

 

Pinterest – Basicamente uma ferramenta de busca visual, contando com 442 milhões de usuários, sendo que 60% são mulheres.

 

Sair da versão mobile