Blog Wide Pay

Segurança digital: a importância de proteger seus dados

Importância dos procedimentos de cadastramento para a segurança digital

A tecnologia proporcionou uma série de facilidades para nossa vida financeira. Atualmente, é possível abrir contas e fazer qualquer transação bancária sem precisar ir a uma agência, facilidades que o Wide Pay também oferece como um processador de pagamentos online flexível e ágil. Mas é seguro administrar seu dinheiro em ambientes digitais, assim como fornecer dados para cadastro pela internet?

A segurança digital é premissa e um trunfo para empresas que oferecem serviços financeiros. Com o expressivo crescimento no número de clientes que fazem uso de transações digitais, cerca de 43% de todos os correntistas no Brasil, as instituições financeiras veem na proteção de dados uma forma de atrair novos públicos, em alguns casos ainda um pouco inseguros em movimentar seus recursos digitalmente.

É um caminho sem volta. Com o aumento de canais digitais para fluxo de informações, como aplicativos, internet bankings e até mesmo caixas eletrônicos, aumentou também o volume de dados em circulação – e esse é um fator que obrigou as instituições financeiras a fazer forte investimento em segurança digital. Segundo o Banco Central, cerca de 10% do faturamento de bancos e financeiras é revertido em tecnologias para segurança, um valor próximo de R$ 2 bilhões por ano.

Investimento mais do que necessário. Em pesquisa da Akamai Technologies, realizada no fim de 2020, 33% dos entrevistados disseram que a segurança é fator fundamental para a escolha da instituição em que irá movimentar seu dinheiro, e 75% afirmaram se sentirem seguros com os serviços. Ou seja: a segurança digital é mais uma forma de transmitir confiança aos clientes de que seus recursos serão bem administrados.

 

LGPD e Open Banking: aprimoramento nos processos de segurança e uso de dados

A preocupação com a segurança digital deu origem à LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde setembro de 2020. Com protocolos detalhados de gestão e uso de dados para empresas de todos os segmentos, a LGPD propõe um desafio para clientes e instituições. São regras de coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o caso de não cumprimento. Com isso, para além da preocupação com segurança, as instituições têm obrigação legal de garantir proteção a você, cliente.

Outra mudança significativa é o Open Banking. Implementado no início de fevereiro de 2021, o sistema do Banco Central permite o compartilhamento de dados entre instituições financeiras. Assim os correntistas poderão mudar sua conta de um banco para outro ou adquirir serviços de outras instituições sem precisar começar um relacionamento do zero.

Em entrevista ao jornal “O Globo”, o diretor de regulação do Banco Central, Otávio Damaso, diz que o principal trunfo do Open Banking é dar ao cliente poder sobre seus dados, para que este esteja à frente de sua jornada financeira em um sistema plenamente seguro. 

Em resumo, fique tranquilo que seu dinheiro está sim muito bem segurado. Mas é importante estar atento aos processos de segurança oferecidos por sua instituição financeira. Acessos diferenciados, por digital ou reconhecimento facial, senhas criptografadas e certificações específicas são soluções efetivas e que trazem maior segurança.

 

Wide Pay garante segurança e funcionalidade

 

Mas como saber se a instituição financeira de sua escolha realmente oferece segurança digital? É preciso estar atento aos protocolos de cadastramento de utilização dos serviços. Acredite: por mais que o processo de envio de versões digitais dos documentos, registro de biometria, fotos e entrevistas por vídeo pareça moroso, esses procedimentos são essenciais para que você e a própria instituição estejam seguros.

O primeiro passo é ver o histórico de sua instituição. O Wide Pay é consolidado por oferecer uma plataforma segura, com certificação digital, dados criptografados e todos os processos automatizados. Além disso, as contas podem ser verificadas digitalmente ou por verificação via cartório, processos simples e que garantem segurança digital aos clientes. Outro fator importante: o Wide Pay, em hipótese alguma, irá solicitar dados, senhas ou assinatura eletrônica por WhatsApp

Abra uma conta grátis no Wide Pay e fique por dentro das facilidades e da segurança digital que oferecemos a você!

 

Sair da versão mobile