Blog Wide Pay

Conheça mais sobre Microfranquia – opção de investimento com baixo custo

Quem nunca se pegou sonhando acordado em abrir seu próprio negócio? Uma loja de produtos naturais, uma empresa de consultoria jurídica, uma escola de idiomas, um pet shop…..cada sonho tem sua própria possibilidade de negócio. Porém, abrir um negócio sozinho e do zero pode ser arriscado. Nesses casos, a abertura de uma microfranquia pode ser muito conveniente e rentável. Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre esse modelo de negócio e como o Wide Pay pode ser seu aliado nessa empreitada!

 

 

Antes de mais nada, uma franquia (ou franchising) é um sistema pelo qual o franqueador (dono de uma empresa) cede a outra pessoa (franqueado) o direito de uso de sua marca ou patente, associado ao direito de distribuição de seus produtos ou serviços. Cada franquia tem sua metodologia de vendas, distribuição, administração, etc, sendo que tal modelo será reproduzido por todos que se tornarem franqueados.

 

Um bom exemplo de franquia é a da fabricante e revendedora de cosméticos O Boticário. A empresa conta com milhares de lojas espalhadas por todo o Brasil, sendo cada uma delas administrada por uma pessoa diferente, que adquire a autorização, bem como os produtos e todo o know-how para distribuição autorizada.

 

A diferença entre a franquia e a microfranquia está no valor de capital inicial. Nesse sentido, as microfranquias se caracterizam por negócios que demandam o investimento de até R$90 mil, enquanto as franquias ultrapassam esse valor. 

 

Principais vantagens 

O cenário econômico incerto serviu como grande estímulo para o aumento da popularidade das microfranquias no Brasil. Por contar com um valor inicial relativamente baixo, a recuperação do investimento costuma ser rápida, o que também dinamiza o início dos lucros do empreendedor. 

 

Iniciar um negócio com uma marca já consolidada no mercado é o primeiro ponto positivo da microfranquia, pois garante mais vantagem competitiva perante os que começam do zero. Além disso, o novo empresário pode sempre contar com o apoio do experiente franqueador, que o ajudará com treinamento e orientações necessárias para manter a estabilidade do negócio.

 

Lembre-se que, ao abrir uma franquia, você está comercializando em produto/serviço que já se comprovou lucrativo. Dessa forma, todo o processo de pesquisa de mercado e inovação já vem embutido no negócio. O que cabe ao franqueado é disciplina e organização para que a empresa permaneça sempre saudável e próspera.

 

Vale ressaltar que algumas microfranquias cobram royalties dos franqueados. Ou seja, o empreendedor deve efetuar um repasse mensal de sua porcentagem dos lucros à franqueadora, o que também interfere na recuperação do investimento inicial. Porém, somente alguns tipos de franquias cobram royalties, mas é necessário levar esse fator em consideração no momento da escolha. 

 

Quer saber mais sobre microfranquias? Então leia o case que preparamos sobre a Web4 Comunicação, uma cliente Wide Pay que presta serviços de marketing digital e conta com 28 franquias ao redor do Brasil. (hiperlink para o case em cima do texto)

 

Cenário econômico atual

 

O ano de 2020 foi muito desafiador para os negócios, o que faz com que muitas pessoas ainda tenham receio de apostar no empreendedorismo. Por mais que este ano ainda esteja um pouco incerto, vale sim a pena empreender, porém é necessário cautela, estratégia e sabedoria. 

 

Justamente pelo cenário econômico adverso que enfrentamos é que o investimento em microfranquias se mostra ideal. Conforme publicado no Portal do Franchising, Humberto Damas, diretor de estratégias e finanças do Grupo Bittencourt (especialista em gestão de redes de negócios e franquias) afirma que “há um processo longo de aprendizado que vem da franqueadora. Muitas delas já passaram por momentos de crise e instabilidades ao longo de sua trajetória, tiveram seus aprendizados e podem guiar os franqueados a driblar melhor as adversidades do momento”.

 

Ou seja, se você pretende investir em uma microfranquia, a hora é agora! E se você ainda está em dúvida sobre em qual microfranquia investir, acesse o site www.portaldofranchising.com.br, digite sua área de interesse e o valor que você dispõe. A plataforma apresenta todas as opções que cabem no seu orçamento. 

 

E não esqueça que, quando o assunto é a emissão de boletos para o seu negócio, o Wide Pay é o processador de pagamentos ideal. Abrindo uma conta grátis, você emite boletos de forma prática e segura, sem nem precisar ter conta em banco. O empreendedor paga apenas por boleto compensado, e o valor cai direto na conta Wide Pay. Caso tenha um bom relacionamento com seu banco, você pode utilizar o modo Gateway, no qual os valores recebidos são destinados à sua conta bancária. Acesse o site do Wide Pay e descubra mais sobre as facilidades que este processador de pagamentos pode oferecer.

Sair da versão mobile