Blog Wide Pay

Ser empreendedor – o planejamento do próprio negócio

Ser empreendedor - o planejamento do próprio negócio

O início do ano é percebido por muitas pessoas como o período mais adequado para iniciar seu próprio negócio. Mas nem sempre a decisão de empreender deve estar ligada ao calendário. Empreendedorismo é sinônimo de planejamento, e para dar esse importante passo algumas decisões devem ser tomadas com calma e sensatez. Mas, afinal, existe um momento certo para se tornar um empreendedor e ter sucesso?

Para o economista e professor universitário Fabiano Dantas, a resposta não é simples. “Na verdade, o momento ideal está mais relacionado a oportunidade existente por conta do ramo ou nicho escolhido. Além, claro, da maturidade do projeto do empreendimento”, explica. Ou seja: é preciso estar atento ao mercado em que se pretende ingressar antes de fazer investimentos.

O primeiro passo é entender qual sua situação financeira e pessoal. Dantas pontua que há dois tipos de empreendedores: o real, que se preparou e fez um planejamento mais robusto, e o por necessidade, que sem ter outra opção de sustento resolve abrir o próprio negócio. 

Isso ajuda a explicar porque, em 2020, o Brasil bateu recorde de novos Microempreendedores Individuais (MEIs). Somente entre março e setembro foram quase 1 milhão de novos cadastros, número elevado principalmente por causa do contexto econômico e as dificuldades impostas pela pandemia. 

Esse crescimento significativo de empreendedores pode ter um efeito colateral: segundo Dantas, em torno de 50% das empresas abertas no Brasil fecham suas portas em até dois anos, e entre os motivos sempre está a falta de planejamento do negócio.

 

Passos importantes para iniciar seu próprio negócio

 

 

Para ajudá-lo nessa missão de se tornar um empreendedor de sucesso, listamos três passos essenciais para uma tomada de decisão efetiva e com resultados:

 

Planejamento é tudo – Não basta rabiscar algumas ideias e achar que o planejamento se dá de uma forma tão simples. “O termo planejamento deve ser encarado em seu conceito mais amplo. Conhecimento do setor, dos concorrentes, dos fornecedores, previsão de faturamento e de custos a partir de dados mais confiáveis e robustos que são possíveis de se conseguir”, salienta Dantas.

 

Conhecer o mercado – É preciso evitar a tentação de empreender em um mercado que está em alta, mas do qual você tem pouco conhecimento. Para Dantas, se aventurar em um segmento desconhecido é uma armadilha e que pode tornar o planejamento mais custoso. “O conhecimento do ramo ou nicho e a experiência sempre são fatores bem vindos para a construção do planejamento de uma empresa.”

 

Cuidado com a gestão – Segundo levantamento do Sebrae, 43% dos empreendedores ainda fazem a gestão financeira em cadernos ou folhas de papel, e só 27% usam sistemas informatizados, como planilhas. Fator determinante para o que Dantas chama de “alta mortalidade” de novos negócios. “Quando o negócio começa de maneira ‘avassaladora’, muitas vezes o empreendedor se encanta com aquele comportamento e não consegue perceber que aquilo é temporário”, explica. “Por meio de um plano de negócios, é possível realizar um planejamento financeiro com o levantamento de uma previsão do faturamento e dos custos. Ffazendo assim com que haja pelo menos uma ideia do que pode acontecer, preparando a empresa para o caminho a ser trilhado.”

 

O Wide Pay é o aliado do jovem empreendedor

 

As soluções do Wide Pay podem auxiliá-lo em suas primeiras ações e no planejamento como empreendedor. A geração e emissão de boletos é uma das ferramentas que irão ajudá-lo em uma melhor gestão financeira – e, sem tarifas surpresas, cabe também aos MEIs’ e empresas de pequeno e médio porte.

Quer saber mais? Então crie sua conta grátis e aproveite os benefícios que o Wide Pay lhe oferece para você começar sua carreira como empreendedor com o pé direito. 

Sair da versão mobile