Blog Wide Pay

Passo a passo para negativar um cliente

Assim como a venda, a cobrança também é parte da rotina de  todas as empresas. Para isso, cada negócio costuma adotar um formato de negociação, oferecendo prazos e meios de pagamento para seus clientes. Mas, quando o assunto é inadimplência, esse cenário muda. Isso porque sempre há chances de não receber o valor referente a uma venda e você pode se perguntar se vale a pena negativar um cliente. 

Ainda bem que hoje não faltam formas de cobrar um devedor, já que os serviços de cobrança de inadimplentes estão cada vez mais acessíveis às empresas. 

Por ser uma dúvida recorrente que chega até o nosso atendimento, fizemos um conteúdo explicativo para ajudar os clientes Wide Pay a tomar a melhor decisão ao negativar um devedor.

O que é a negativação de um cliente

A negativação de crédito é uma ação tomada por uma empresa que decide incluir o nome do devedor (um cliente, por exemplo) nas listas de negativados. Isso pode ser feito através dos serviços de proteção ao crédito (SPC), que são geridos por empresas privadas, ou ainda através do cartório de protestos, quando o nome do devedor pode ser incluído no Cadastro Nacional de Protestos. 

Por que negativar?

A resposta pode ser simples: para aumentar as chances de recebimento. Mas também, outros aspectos se tornam importantes, como a identificação de um mau pagador. Ou seja, ao tomar a iniciativa de negativar um devedor, você colabora para que outras empresas possam também identificar essa pessoa caso ela não arque com a dívida. 

Isso colabora para a criação de um ambiente de confiança entre as empresas e, também, com os bons pagadores. Já que esses podem se beneficiar de descontos ou facilidades uma vez que cumpram corretamente com seus pagamentos.

Como posso negativar um devedor

Como falamos acima, hoje existem diversos serviços que auxiliam as empresas na negativação dos seus devedores. Mas, uma das formas mais eficazes e regulamentada pela Lei Federal 9.492 é a do protesto de títulos.

Após abrir o protesto, o devedor tem até 3 dias úteis para acertar o débito. Caso isso não seja feito, o nome passa a ser incluído no livro do cartório e, a partir disso, o CPF ou CNPJ do devedor é inserido no Cadastro Nacional de Protesto. 

Ou seja, o protesto tende a ser uma forma legal de registrar a inadimplência do devedor e requerer o pagamento da dívida. Além disso, dados da Central Nacional de Protesto (CENPROT) mostram que, no período de 3 dias úteis, 65% das dívidas encaminhadas para protesto são solucionadas e 80% são solucionadas a médio e longo prazo.

No caso de dívidas com até um ano de vencimento, quem arca com custos relacionados ao processo é o devedor na hora em que realizar o acerto via protesto. Para dívidas mais antigas, os custos são pagos no momento de abertura do protesto por parte do credor, mas os valores são ressarcidos após o acerto da dívida feito pelo devedor. 

Como fazer o protesto de títulos

Hoje o protesto de títulos pode ser feito através do site do CENPROT. Para isso, é necessário ter o Certificado Digital, emitido pela Receita Federal, e informar um dos três tipos de documentos abaixo: 

Também existem convênios para atendimento especial de empresas que tenham um grande volume de títulos para protesto. Nesse caso, são oferecidas soluções personalizadas para o envio direto de protesto.

Ainda, o credor pode procurar o cartório de protesto da sua região e fazer o processo físico. Nesse caso, os documentos e taxas exigidos podem ser diferentes dependendo do cartório escolhido.

Após fazer o protesto, o devedor é notificado e é aberto o período de acerto em até 3 dias úteis.

Como protestar um boleto

Para protestar um boleto é necessário comprovar que a dívida existe, ou seja, ter documentos que atestem a inadimplência do devedor. Para isso, é preciso uma nota fiscal, duplicata ou contrato de prestação de serviço.

Com o documento em mãos, é possível abrir o protesto de forma online ou presencial, preenchendo um formulário com os dados do devedor (como nome, CPF, endereço, etc). Esse processo irá depender do formato e do cartório em que você está protestando.

Na conta Wide Pay é possível conferir os boletos emitidos em atraso. Para isso, acesse a sua conta, vá no menu e selecione a opção recebimentos e escolha a opção cobrança. No painel serão listados todos os boletos, para verificar os que estão vencidos, aplique o filtro vencimento no botão correspondente (canto superior da tela). Assim ficará mais fácil identificar quais as cobranças em aberto e o prazo após terem vencido. 

Caso tenha dúvidas sobre a consulta das informações no painel da sua conta Wide Pay, acesse o tutorial sobre filtros no canal no YouTube

Posso cancelar o protesto?

Sim, é possível cancelar um protesto. Isso pode ser feito no mesmo cartório, ou no site do CENPROT, onde o processo tenha sido aberto. Vale ressaltar que o cancelamento tem um custo que, nesse caso, é pago pelo credor e pode variar conforme a região e a forma de protesto utilizada.

O Wide Pay está pronto para te auxiliar 

Assim como a emissão de cobranças é importante para a sua empresa, nós entendemos que o auxílio na busca por informações sobre o assunto também é necessário. Por isso, o Wide Pay acredita no suporte, atendimento humanizado e orientações qualificadas. Abordamos todo panorama financeiro que é essencial para sua empresa em nosso blog e demais canais de comunicação

O nosso compromisso é ser mais que um sistema parceiro, mas também um facilitador de pagamentos que é o seu aliado na emissão de cobranças. Com o Wide Pay, a sua empresa ganha mais segurança para emitir boletos e carnês com custo acessível. 

Além disso, a conta gratuita Wide Pay fornece serviços exclusivos para te ajudar a manter o financeiro da sua empresa organizado. Saiba mais sobre todas as funcionalidades que este facilitador de pagamentos pode te oferecer

Sair da versão mobile