Blog Wide Pay

Serviços financeiros: o que são e quais os mais utilizados?

Serviços financeiros: o que são e quais os mais utilizados?

Você conhece os principais serviços financeiros utilizados pelos consumidores brasileiros? Veja 4 deles e a importância dentro de um negócio.

Os serviços financeiros estão entre os aspectos mais importantes de uma organização. Sem eles, todo empreendimento acaba sofrendo mais do que deve, afinal trazem a oportunidade de agilizar e otimizar diversas tarefas (principalmente relacionadas às vendas).

E você sabe quais são os principais serviços financeiros atualmente? Será que o seu negócio não está deixando passar alguma oportunidade de melhoria? É o que vamos ver a partir de agora.

O que são serviços financeiros?

Por regra, entende-se como serviço financeiro todo trabalho, processo e ferramenta que empresas do ramo de finanças oferecem aos seus clientes. Ele permite, em suma, uma maior agilidade e correção na execução das tarefas básicas relacionadas ao dinheiro, além de ajudar na gestão como um todo.

Em tempos de tecnologia, é fundamental trabalhar com fornecedores e parceiros que viabilizem e facilitem o dia-a-dia empresarial. Eles não apenas ajudam na operação interna, como trazem também um diferencial competitivo. Quanto melhores os processos de uma organização, maiores chances ela tem de superar os desafios da alta concorrência.

Outra consequência do mundo contemporâneo são as oportunidades. Antigamente, praticamente todos esses serviços financeiros eram ligados aos bancos. Hoje em dia, ao contrário, diversas empresas trazem excelentes soluções, com confiança e, o que é melhor, apresentando baixo custo em relação ao tradicional. É, inclusive, o caso da Wide Pay.

Quais são os 4 principais serviços financeiros?

Nada melhor que entender o cenário atual das finanças do que listando quais são os principais serviços financeiros do mercado, não é mesmo? Assim você pode mapear quais as grandes necessidades dos consumidores e, ao mesmo tempo, verificar se o seu negócio já apresenta isso aos clientes.

Portanto, vamos conferir na lista abaixo quais são esses serviços financeiros que apresentam alta demanda atualmente.

Pagamento de contas

Para o consumidor, o principal uso do dinheiro é para pagar suas contas. É por meio dele que faz compras, adquire produtos e contrata serviços. É até natural que esse seja o serviço mais utilizado.

Esse cenário traz uma informação ao empreendedor: a importância de oferecer diversas formas de recebimento pelas vendas de produtos e serviços. Nesse sentido, podemos citar como exemplo o cartão de crédito, o cartão de débito, o boleto bancário e até dinheiro em espécie.

Quanto mais opções um cliente tiver para pagar pela compra, mais fácil será concretizar vendas. E, uma vez que essa é a principal necessidade do consumidor, ela merece atenção especial.

Transferências bancárias

O segundo serviço mais comum utilizado é a transferência bancária. Com a instalação da tecnologia, fato esse que trouxe o internet banking, as transações ficaram mais comuns do que nunca.

Normalmente, essas transferências também têm por principal intuito o pagamento de contas e, no caso de empresas, o pagamento de salários. Podem também ter alguma razão pessoal, como envio de dinheiro familiar.

Cartão de débito

O cartão de débito também está entre os principais serviços financeiros. Ele é mais popular do que o cartão de crédito porque depende menos das instituições financeiras: basta ter saldo em conta para poder usá-lo nas compras.

Dentro das possibilidades dessa ferramenta, dois serviços ganham destaque: os saque em caixas eletrônicos e compras em estabelecimentos utilizando o saldo da conta através do cartão de débito. Portanto, é recomendável oferecer uma máquina de cartão de débito para os seus clientes.

Emissão de boletos bancários

Na sequência da nossa lista, nós temos a emissão de boletos bancários. Embora a tecnologia traga opções mais populares atualmente, como o próprio cartão de crédito, os boletos ainda seguem em alta, especialmente no ambiente online, onde existe certa dúvida sobre confiabilidade por parte dos consumidores.

Os boletos bancários são muito úteis pela sua praticidade, permitindo o pagamento em diferentes ambientes. Além disso, para o dono de um negócio, essa é uma boa ferramenta de cobrança. O registro do documento é obrigatório e cada vez menos exposto aos golpes.

Qual é a melhor forma de oferecer os serviços financeiros aos clientes?

Como você viu, são diversos serviços financeiros que são bastante utilizados pelos consumidores brasileiros. A maior parte deles é ligado aos pagamentos, fato que pede atenção dos empreendedores.

E no seu negócio? Como funciona? Se ainda usa dos bancos para oferecer esses serviços aos clientes, talvez seja válido repensar a estratégia. Isso porque, apesar da boa oferta de soluções, eles também trazem problemas como taxas elevadas e a conhecida burocracia.

Para essa tarefa, você pode contar com o Wide Pay. A nossa empresa pode centralizar diversas dessas atividades financeiras, trazendo ainda a oportunidade de gerenciar de perto as suas finanças, assim como soluções mais baratas de emissão de boletos e cobranças por cartão de débito. Entre em contato conosco ou mesmo, compare nossas taxas através da nossa calculadora online e dê um novo passo dentro do seu negócio.

Sair da versão mobile