Blog Wide Pay

Vender por boleto bancário: quais as vantagens e desvantagens?

Vender por boleto bancário: quais as vantagens e desvantagens?

Quais as vantagens e desvantagens de vender por boleto bancário? Fizemos um comparativo dos prós e contras desse método de cobrança.

O boleto bancário como método de cobrança é bastante conhecido tanto por clientes, como pelos empreendedores. No entanto, será que você sabe quais são as vantagens e desvantagens de vender por boleto bancário? Por que ainda usar desse método de cobrança? É o que vamos discutir neste artigo.

Por que vender por boleto bancário?

O boleto bancário é um método de pagamento bastante conhecido. Nele, um documento é gerado com código de barras no valor de cobrança. Com esse documento em mãos, um cliente pode pagá-lo em diversos locais como nos bancos, lotéricas ou até pela internet, por exemplo.

Além de ser um grande facilitador em termos de segurança, já que nem todos confiam em ceder dados de cartão de crédito (especialmente na internet), vender por boleto bancário ainda possibilita que pessoas sem conta bancária possam comprar sem ter o dinheiro à vista. Vale lembrar, o Brasil tem cerca de um terço da sua população nessa condição.

Essas são apenas algumas das razões para adicionar este método de pagamento entre as opções disponíveis aos seus clientes. Vamos então entender todos os prós e contras de cobrar por boleto.

 

Quais as vantagens de vender por boleto bancário?

Você já viu duas das vantagens de vender por boleto bancário: segurança e popularidade. Vamos, a partir de agora, aprofundar a análise desse que, afinal, é um dos métodos de cobrança mais acessíveis que temos na atualidade.

Facilidade e praticidade

Vamos começar reforçando a acessibilidade do boleto bancário. Como você já viu, uma parcela considerável da população brasileira ainda não tem uma conta em banco. Isso significa que, sem essa opção de pagamento, muito provavelmente esse grupo teria dificuldade em comprar na sua loja.

Para a empresa, a facilidade também é garantida se usar de um sistema intermediador de qualidade. Fique até o final deste artigo para entender como Wide Pay pode ajudá-lo nesse sentido.

Segurança

Também conforme já abordamos, nem todo mundo se sente confortável em dar dados pessoais (seja de cartão, seja da conta-corrente) na internet. O boleto bancário resolve esse problema na medida em que permite comodidade e privacidade ao consumidor: ele pode pagar da forma que preferir, inclusive sem precisar sair de casa quando opta pelo e-commerce.

Atualmente, como todo boleto precisa ser registrado, para o empreendedor também é um ótimo negócio em termos de segurança. Isso porque, com o registro, é muito difícil cair em golpes que desviem o pagamento ou modifiquem o valor cobrado. Ou seja, trata-se de uma ótima solução para ambas as partes.

Custo menor do que o cartão de crédito

A vida moderna exige a possibilidade de pagar com cartão de crédito. Esse é, afinal, um dos métodos mais utilizados na sociedade. No entanto, para a empresa, essa está longe de ser a melhor solução do mercado.

Isso porque as vendas em cartão apresentam altas taxas — elas podem chegar até 6% do valor da venda. Ao usar do boleto bancário, essa “perda” de receita não acontece. Você mesmo, enquanto cliente, já deve ter sido abordado por um vendedor oferecendo pagamento em dinheiro (ou boleto) com desconto. É justamente em função disso.

Não bastasse isso, os valores podem demorar até um mês para que sejam creditados na conta do estabelecimento. E, claro, essa prática pode afetar diretamente o fluxo de caixa. Ao vender por boleto bancário a espera para receber é absurdamente menor — geralmente até dois dias úteis.

 

Quais as desvantagens de vender por boleto bancário?

Nem só de vantagens vive o boleto. Ainda que seja uma excelente opção, alguns riscos devem ser pesados para decidir sobre usá-lo ou não ao fazer uma venda. Vamos entender, portanto, quais os três problemas de vender por boleto bancário.

Atraso operacional

É comum que um produto só seja entregue ao seu cliente após o pagamento. Nesse sentido, o boleto bancário pode atrasar esse processo já que a demora para confirmação do pagamento é um pouco maior do que outros métodos. Normalmente, no próximo dia útil após o pagamento ou às terças-feiras, caso o pagamento ocorra no final de semana. Assim, a experiência pode ser prejudicada.

Possibilidade de desistência da compra

Outro risco de vender por boleto bancário é de desistência da compra. Essa é, aliás, a maior das desvantagens.

Como o pagamento pode não ser feito no ato, mas sim em momento posterior, existe a possibilidade do consumidor repensar a aquisição e, por vezes, até desistir dela. A questão anterior, da demora na confirmação do pagamento, que consequentemente leva ao atraso na entrega do produto, pode aparecer também como mais um problema que causa à desistência da aquisição. 

 

Vendas de baixo valor

Se colocarmos na ponta do lápis, perceberemos que a venda no boleto custa bem mais caro que a venda no cartão quando o valor é muito baixo, pois pelo cartão há uma pequena taxa que é proporcional ao valor da venda.

 

Pagamento de taxas desnecessárias

Para empresas que emitem boleto através de instituições bancárias pode haver um problema adicional: o excesso de taxas. Isso porque, nos bancos, tudo que se faz apresenta algum tipo de cobrança — inclusive em caso de cancelamentos.

O que isso quer dizer na prática? Que você pode pagar taxas por boletos que nem sequer serão pagos pelos clientes! Ou seja, um custo que não vai trazer qualquer receita para o seu negócio. A boa notícia é que isso não precisa ser um problema ao usar a nossa solução para emitir seus boletos.

 

Comece a vender por boleto bancário com a Wide Pay

Como já vimos ao longo do artigo, é importante sempre oferecer variedade para os seus clientes na hora de vender. O boleto bancário apresenta vantagens e desvantagens, mas é uma ferramenta importante para aumentar as possibilidades de comercialização e garantir alternativas aos consumidores.

Vale lembrar que ao menos em relação ao problema das taxas, a sua empresa pode contar com o Wide Pay na hora de vender por boleto bancário. Nossa ferramenta permite a automação da emissão e controle dos seus boletos, além de ter taxas muito menores do que as cobradas pelos bancos tradicionais — e você só paga pelos boletos que realmente receber.

Se está precisando de uma ajuda nesse sentido, pode conhecer mais sobre a nossa ferramenta de emissão de boletos ou deixar um comentário com a sua dúvida que entraremos em contato.

Sair da versão mobile