Blog Wide Pay

6 dicas para aproveitar o décimo terceiro salário

Chega o décimo terceiro salário na conta. Logo começamos a fazer listas de presentes de amigo secreto ou a planejar algum tipo de luxo:

 

 

Mas, em vez de gastar a renda adicional com realizações momentâneas, você pode acabar com alguns problemas financeiros. Por isso, a dica é: programe-se melhor para os futuros gastos. Ou, quem sabe, ganhe mais receita ao investir o décimo terceiro salário.

 

Décimo terceiro salário: usando de modo inteligente

No Brasil, há quase 36 milhões de pessoas que trabalham com carteira assinada. Isso significa mais pessoas do que as populações de muitos países tendo direito a receber o décimo terceiro salário. Mas como utilizar o dinheiro de modo inteligente? Veja 6 atividades que você pode pôr em prática:

 

1) Pagar as contas atrasadas

Em números aproximados, 63 milhões de brasileiros possuem contas atrasadas. Se você está entre os devedores, é aconselhável usar seu décimo terceiro salário para pagar o que deve.

 

Uma dica é quitar a dívida à vista com um desconto considerável. Não é algo difícil de conseguir ao negociar direto com a empresa de cobrança ou nos mutirões. Quitar as contas em atraso é uma ótima maneira de começar o ano com organização financeira.

 

2) Programação para quitar as compras de início de ano

Para quem tem filhos, o ano começa com custos elevados. Veja, por exemplo, a lista dos materiais da escola, que fica mais cara a cada nova temporada. Não podemos esquecer IPVA e IPTU, e as prestações daquela compra custosa. Sem contar as despesas do carnaval!

 

Você possui gastos excessivos no decorrer do ano? Então não convém gastar o décimo terceiro salário com coisas supérfluas de uma só vez. Organize os custos referentes ao próximo período anual. Veja se sobra algo para extras ou para reservas de emergência.

 

3) Décimo terceiro salário como reserva financeira para imprevistos

Nunca se sabe quando surpresas indesejadas (ou desejadas) podem acontecer na vida doméstica ou pessoal. Um cano que estourou, cobranças de advogados, doenças. Enterros, oportunidades de investimentos lucrativos, a chegada de um bebê. São diversas as situações que podem mudar o orçamento.

 

Portanto, dependendo do caso, vale a pena reservar uma quantia para futuras emergências. Você pode guardar os valores em uma conta-poupança, por exemplo. Ou em outro serviço bancário que gere rendimento com o dinheiro parado e permita a liquidez imediata do total disponível.

 

Se não é possível reservar toda a quantia, você pode poupar uma parte – por exemplo, 10%. Assim, nos próximos salários, se possível, reserve um pouco mais para acumular na poupança. Dessa forma, fica muito menos inconveniente ter que lidar com eventualidades.

 

Lembre-se do que pode acontecer sem uma reserva financeira. Nas ocasiões surpreendentes, você vai ter que solicitar empréstimos para instituições bancárias e pagar juros elevados.

 

4) Dar preferência para pagamentos à vista

Sabemos que os preços vão às alturas nas épocas natalinas. Mas, se você faz questão de realizar compras, aproveite seu décimo terceiro salário para pagar o máximo possível à vista. Evite acúmulo de dívidas.

 

É comum se empolgar no momento de comprar e acabar exagerando. Depois, percebemos que fica impossível quitar as parcelas nos meses seguintes. Para evitar esse problema, pense sempre se você tem o dinheiro na mão para pagar no ato. 

 

E negocie sempre. Barganhando os preços, a vantagem deve tender para o seu lado. Pesquise, compare ofertas. Não compre por impulso. E, se tiver um pouco de paciência, faça as compras nos dias depois do Natal, antes do Ano Novo. Aproveite os descontos consideráveis na queima dos estoques.

 

5) Doações que aquecem o coração

Ajudar instituições de caridade ou científicas é uma maneira de fazer o próximo mais feliz. E também de colaborar com as melhorias sociais no nosso país. Na prática, com o seu décimo terceiro salário, você pode:

 

 

6) Abrir um novo negócio

Que tal aproveitar a grana extra para começar uma nova forma de ganhar renda?

 

Basta ter uma ideia lucrativa para faturar mais – como muitas pessoas fazem hoje em dia, online, sem sair de casa. Isso pode ser o primeiro passo para largar seu emprego de carteira assinada e começar sua liberdade financeira. Ou então ter uma segunda ocupação rentável.

 

Conte com a ajuda do Wide Pay como um processador de pagamentos que não requer conta bancária ou CNPJ. Ele é ideal também para pequenos negócios iniciantes – que precisam de um sistema prático e econômico para cobrar por produtos ou serviços.

Com Wide Pay, você emite boleto online e não paga mensalidades (pague por boleto quitado). Realize a assinatura grátis para ter uma conta Wide Pay!

Sair da versão mobile