Blog Wide Pay

Organização financeira: aprenda a aplicá-la em seu negócio!

Organização financeira é uma tarefa fundamental para qualquer empresa alcançar o sucesso. Apesar disso, alguns administradores não se dedicam como deveriam ou jamais escutam a opinião da equipe. E ela é essencial para obter melhores resultados com as estratégias dos planos organizacionais.

Orçamentos planejados e fluxo de caixa: essas são duas melhorias que você pode notar de imediato ao colocar em prática os métodos de organização financeira da empresa.

E não dá tanto trabalho, se considerarmos o auxílio das tecnologias certas para cada uma das performances da administração monetária.

 

Quais são os 6 mandamentos da organização financeira?

A bagunça nas finanças é uma das principais responsáveis pelo fechamento de pequenos negócios. Procure seguir ao máximo cada indicação abaixo para reduzir ainda mais os prejuízos do caos financeiro.

 

1: Reservas de emergência

Uma das principais razões para as dívidas impagáveis de microempresas está na falta de reserva emergencial. Considere que emergências podem acontecer a qualquer momento. Por isso, reservar essa quantia é ainda mais importante do que fazer novos investimentos no negócio.

É importante ter pelo menos o equivalente a 14 meses dos seus gastos em reservas. Então, se a sua empresa gasta R$ 1.000, tenha pelo menos R$ 14.000 disponíveis para a liquidez imediata.

Para fazer a reserva de emergência, guarde um pouco dos seus ganhos mensais. Faça isso mesmo que demore meses ou anos para você atingir a meta. Comece reservando 1%, depois 2%, 3%, e assim por diante, até chegar a 10%.

 

2: Gestão de cobrança

A gestão de cobrança é uma atividade fundamental para reduzir as chances de inadimplência. Procure ficar atento ao número de boletos ou carnês emitidos, assim como às documentações prestes a vencer. E tome atitudes inteligentes para cobrar sem correr o risco de perder um cliente.

Se perceber que faltam dois ou três dias, não custa disparar um e-mail ou até um SMS para lembrar sobre a necessidade de pagar. No caso dos boletos ou carnês vencidos, pode valer a pena as mensagens eletrônicas com descontos para a quitação completa.

 

Veja como o Wide Pay pode ajudar você a reduzir custos com boletos.

3: Conciliação bancária automática de boletos e carnês

Para uma boa organização financeira, evite a conciliação bancária manual:

 

Ao integrar o gateway de pagamentos Wide Pay, é feita a conciliação bancária automática. Os robôs realizam o procedimento sem erros no processamento dos dados. Você só confirma quais documentos foram conciliados no painel eletrônico online!

 

4: Saber quais são todas as obrigações

Contabilize os custos totais da empresa nos prazos de um mês e de um ano. Essa é outra etapa da organização financeira que você jamais pode negligenciar.

 

Calcule os valores referentes a:

 

Conheça todos os seus gastos para ter um melhor controle e não deixar desprevenido o fluxo de caixa.

As suas contas podem ser pagas diretamente pelo Wide Pay. Ele também mostra seu saldo na WP e outras informações no mesmo painel de controle dos carnês ou boletos emitidos.

 

5: Ter estimativas futuras

As previsões do que deve ser pago e dos valores que você tem a receber são pontos organizacionais importantes. Afinal, quem não entende o presente quase nunca consegue se proteger de um provável futuro.

Esses dados de organização financeira estão disponíveis na aplicação Wide Pay. Eles são importantes para qualificar sua tomada de decisão em momentos cruciais. Como, por exemplo, permitir ou não o parcelamento de uma compra com valor alto.

 

6: Gerenciador e processador de pagamentos online Wide Pay

Para ter Wide Pay como solução para receber e movimentar valores você só paga uma taxa baixa por boleto ou carnê quitado. Ao vender mais é possível pagar muito menos no valor total. Isso facilita sua vida e a economia de dinheiro para construir suas reservas financeiras.

 

Gratuitamente, como assinante Wide Pay, você tem bônus importantes para a gestão financeira:

 

Gostou das dicas? Pois saiba que ainda tem mais: você não precisa de conta bancária para usar o Modo Wide Pay! Fácil, não é? Se você ficou interessado, acesse nosso site e descubra essa novidade!

Sair da versão mobile