Em tempos modernos de grande correria, o atraso do pagamento acaba acontecendo com frequência. Por vezes, o cliente acaba se endividando ou apenas se esqueceu de agendar o pagamento. Neste caso, pode precisar de ajuda sobre como atualizar boleto vencido.
Como dono de negócio, é importante prestar auxílio ao seu cliente nesta hora. Isso porque muitas pessoas não sabem como fazer para gerar um novo boleto e, têm dificuldades em pagar o documento. Assim, a consequência direta é que a sua empresa siga com problemas de inadimplência.
Por ser um problema comum a muitos negócios, resolvemos trazer uma explicação de como atualizar boleto vencido. Desta forma, dominando o processo, será possível ajudar o seu cliente a manter as contas em dia e, claro, garantir o recebimento do que foi acordado.
Afinal, como atualizar boleto vencido?
De maneira geral, cada banco possui um próprio procedimento para atualização dos boletos bancários. Desta forma, a primeira coisa a fazer é identificar o banco com o qual sua empresa tem algum contrato para entender como deve ser feito o procedimento.
A maioria dos grandes bancos oferece esse serviço em seus respectivos sites. Se esse é o caso, você pode acessar a plataforma correspondente ao boleto que deve ser atualizado e digitar as informações correspondentes.
Normalmente, esse processo é simples, rápido e prático. As informações mencionadas costumam ser o número do documento e CPF/CNPJ. Ao preencher, um novo boleto é gerado automaticamente.
Além disso, caso o pagador tenha conta no mesmo banco, alguns deles permitem a atualização automática, facilitando o processo de como atualizar boleto vencido.
É realmente necessário atualizar boleto vencido?
Até pouco tempo atrás, não era possível pagar um boleto vencido. No entanto, essa já é uma realidade do passado. Devido a uma mudança de sistema, todos os boletos emitidos no Brasil ficam centralizados, permitindo a atualização automática de valor mesmo no caso de documentos vencidos.
Esse é um cenário que foi implementado pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos). A centralização dos boletos permite uma rápida transição de informação com os bancos, fazendo com que valores sejam atualizados automaticamente — mesmo que você opte por pagar um boleto em um banco diferente.
Então eu não preciso mais aprender como atualizar boleto vencido?
A melhoria com o novo sistema é significativa para empreendedores e lojistas do Brasil. A nova prática, afinal, não exige mais o processo de atualização manual dos documentos de cobrança, algo que economiza tempo e produtividade dos funcionários do departamento financeiro.
Para o consumidor final, isso representa, praticamente, a eliminação de preocupações com prazos e bancos. Uma nova atualização só é necessária no caso de o prazo final de pagamento extrapolar o máximo permitido. No entanto, para o gerador do boleto, a nova tecnologia ainda não elimina um trabalho que é de registro.
O funcionamento do sistema de integração entre os bancos exige, como mencionamos, o registro do boleto. E isso continua sendo necessário, abrindo a possibilidade de erros e esquecimentos.
Livre-se de uma vez das preocupações
O registro do boleto é fundamental para garantir a eficiência do sistema, além de trazer maior segurança e controle às finanças do seu negócio. E a boa notícia é que, se você utilizar soluções mais eficazes do que os tradicionais processos bancários, pode se dar ao luxo de esquecer todo processo de como atualizar boleto vencido!
Na Wide Pay, somos especializados em formas de recebimento dos clientes, entre as quais, claro, está o boleto bancário. A grande vantagem é que com a automatização dos registros e do processo de atualização do boleto vencido, o tempo fica totalmente disponível para focar realmente no que interessa: o bom andamento da empresa como um todo.