Blog Wide Pay

6 dicas sobre atendimento humanizado para a sua empresa

Quantas vezes você já buscou atendimento em uma empresa e se deparou com um atendimento robotizado que não conseguia atender ao que você precisava? Pois essa é uma situação que se torna recorrente quando as ações não são integradas e a tecnologia usada acaba engessando o contato ao invés de melhorá-lo. Por isso, é importante pensar no atendimento humanizado na sua empresa. E isso não é apenas colocar pessoas para atender, mas qualificar e ampliar a comunicação que você tem hoje no seu negócio.

Integrar o atendimento e a tecnologia é um caminho próspero para as suas vendas e fidelização de clientes. Neste artigo abordamos algumas dicas e técnicas que são importantes para melhorar o atendimento humanizado no seu negócio. Vamos lá?

O que é atendimento humanizado

Tratar o cliente com empatia pode transformar o jeito como ele vê e lembra da sua empresa. Por mais que padronizações sejam necessárias e possam contribuir para uma certa quantificação na forma de atender, ainda assim precisam ser usadas com cautela.

Isso porque é a exclusividade na sua forma de atender e o quanto a relação cliente x empresa é considerada que transforma a comunicação com o seu público. Pois assim, a parceria se torna um sentimento que o fará lembrar da sua empresa sempre que for preciso, o que não acontece quando o atendimento é engessado, não evolui e só deixa o cliente cada vez mais estressado. Claro, há situações e situações, mas quem não gosta de se sentir próximo e realmente ouvido quando precisa de uma solução?


  1.       Conheça o seu cliente

Esse é o primeiro passo para toda estratégia de venda. Entenda quem é o seu cliente, o que ele busca, qual a sua dor e todas as informações sobre o seu perfil. Assim, será possível traçar um panorama que o ajudará a criar estratégias mais claras com o seu cliente. Conhecendo melhor o tom e voz da sua empresa, aplicando isso em todas as etapas de relação com o seu cliente.


  1.       Desenvolva roteiros humanizados

Ter um roteiro que guie os passos do atendente é uma solução muito promissora. Para isso, é importante escolher a abordagem mais adequada com o perfil do cliente traçado, colocando a empatia nas etapas que o seu colaborador irá cumprir.

Com o conhecimento sobre o seu público, ficará mais fácil acertar na linguagem usada no roteiro, mas vale lembrar que também podem ocorrer adaptações conforme o atendimento for encaminhado. Além disso, a linguagem muda para cada etapa, ou seja, para a prospecção é um roteiro, para suporte é outro, e assim também para o pós-venda.


  1.       Capacitação e treinamento

Além de roteiros de atendimento que correspondam com os dados colhidos dos seus clientes, também é necessário que a sua equipe esteja alinhada para guiar o atendimento de maneira mais adequada.

Então, não basta investir somente em ferramentas e tecnologia, por mais que sejam cruciais nesse cenário, é preciso investir também na sua equipe. Treinamentos, capacitações e integrações são bons dispositivos para garantir resultados mais assertivos em todas as etapas do atendimento, do comercial ao suporte.

Essa é uma das ferramentas utilizadas pelo Wide Pay, que tem um atendimento reconhecido pelos seus clientes. O treinamento dos colaboradores é recorrente e auxilia no entendimento da empresa, priorizando também o cliente quanto às suas demandas e soluções.


  1.       Feedback dos clientes

Segundo a gestora de atendimento e suporte do Wide Pay, Daiane Neves, o feedback é essencial para manter a comunicação com o cliente sempre próxima. “Já foi o tempo que bastava o produto ser bom e o atendimento não importava. Agora, o importante é estar presente para o cliente, é escutar. Às vezes o cliente só quer ser ouvido”, conta a gestora.

Por isso, o retorno dos clientes quanto ao atendimento recebido nos canais oficiais da empresa é sempre muito importante. Isso ajuda a melhorar processos e identificar situações repetitivas, que podem ser problemáticas.


  1.       Qualidade e quantidade: quais os indicadores?

Quando se fala em atendimento, muitas vezes se tem a ideia de um tempo hábil para solucionar um problema. Mas, por vezes, esse tempo pode ser o inimigo na hora de prestar um bom atendimento.

Isso porque a escuta pode ser diferente para cada situação. “Sabemos que prestar um atendimento ágil e humanizado é difícil, mas estamos dispostos a ouvir. Hoje, o nosso cliente não sai de um atendimento sem ter solucionado o problema ou sem a garantia de um retorno sobre a solicitação”, fala Daiane.

Assim, é importante avaliar quais os mecanismos implantados na quantificação de chamados atendidos nos canais de contato da sua empresa. Pois a satisfação do cliente depende mais da qualidade do atendimento do que somente da rapidez.


  1.       A satisfação do cliente é a chave

Tecnologia, mecanismos e dispositivos perdem o sentido se a satisfação do cliente não for o objetivo do seu atendimento. Para isso, preste atenção ao feedback, implante soluções e esteja atento ao mercado.

Os clientes do Wide Pay têm acesso ao atendimento de forma simples e muito fácil. Basta acessar o site do facilitador de pagamentos e, mesmo sem fazer login, contatar a equipe através do chat. A partir disso, a conversa com um atendente é feita e a situação será analisada para a melhor resolução.

Além disso, caso o cliente prefira, o atendente também realiza contato por telefone. “Acontece do nosso cliente abrir o chat, falar com o atendente e pedir para que a gente ligue para ele. Isso também é feito quando não conseguimos esclarecer algo pelo chat. Sempre buscamos atender o que o nosso cliente precisa”.

Além do chat, o Wide Pay conta também com atendimento pelo canal 0800 449 1011 de segunda a sexta, das 06 às 22h, e aos sábados das 06h às 18h.

Soluções ágeis para sua empresa

O Wide Pay é um facilitador de pagamentos que é o aliado do empreendedor. Além de um atendimento ágil e humanizado, o WP conta com serviços exclusivos através da sua conta gratuita.

Com uma documentação de API de fácil entendimento, o Wide Pay tem diversos parceiros da área de gerenciamento de sistemas, já que a integração é facilitada. Com o Wide Pay você emite boletos grátis e tem acesso a planos conforme o perfil da sua empresa. Fale com um consultor e saiba mais. 

Sair da versão mobile