Blog Wide Pay

Como abrir uma loja virtual: dicas e orientações

Nos dias atuais, a internet é uma ferramenta cada vez mais poderosa no sentido de aumentar suas vendas. Mais do que uma fonte de informação e entretenimento, o ambiente digital se converteu em um forte canal de vendas, com diversos potenciais clientes pesquisando por produtos e serviços.

E não é só isso. Cada vez mais esses consumidores também realizam suas compras na comodidade das suas residências. Ou seja, eles sequer precisam sair de casa para adquirir produtos e serviços da sua marca. E isso é um claro sinal de que o seu negócio precisa marcar presença online, concorda?

A melhor forma de fazer isso é abrir uma loja virtual, permitindo que seus clientes acessem seus produtos virtualmente. Vamos conferir como tornar isso possível.

 

As melhores dicas de como abrir uma loja virtual

Se por qualquer razão você ainda fazia parte da resistência ao mundo virtual, preferindo atender seus clientes fisicamente, a pandemia de 2020 certamente motivou uma revisão de valores.

Neste período, afinal, o isolamento social obrigou os negócios de todos os segmentos e buscar algum tipo de mecanismo digital para não ficar sem vendas. Não por acaso, as vendas online cresceram mais de 100% apenas neste ano. Um dado bastante chamativo.

Se você não quer ficar de fora desse crescimento e ter a sua própria loja virtual, vamos conferir então as principais orientações a partir de agora.

 

Passo #1: registre seu domínio

O primeiro passo para abrir sua loja virtual é ter um domínio registrado. Se a sua marca já tem um site, naturalmente já tem o seu domínio. Neste caso, você pode criar o seu e-commerce dentro deste ambiente.

Por outro lado, caso ainda não possua, o processo de registrar um domínio é bem simples. Existem alguns sites que oferecem esse serviço e o custo é baixo (inferior a R$50 por ano).

Além disso, atente-se para um nome coerente com o seu negócio. O ideal é que seja justamente o nome da sua loja. Evite nomes muito complexos para memorização do usuário, facilitando assim a identificação.

Passo #2: escolha um bom servidor

Na sequência, o próximo passo será selecionar um bom servidor, que nada mais é do que a empresa que será responsável pela hospedagem do seu site. Em outras palavras, esse é o aspecto que vai manter sua loja virtual em funcionamento.

O problema é que existem diversas empresas que oferecem esse serviço e, caso você não seja muito íntimo desses mecanismos, a seleção de qual a mais adequada pode ser um desafio adicional, certo? Neste caso, separamos abaixo quais são os fatores de análise na seleção de uma boa hospedagem.

 

Passo #3: estruture a loja virtual

Finalizada a parte mais técnica de abrir sua loja virtual, o próximo passo é trabalhar na estruturação do ambiente online em si. Aqui, falamos especialmente do layout e da navegação do usuário.

Para isso, a menos que você seja um designer ou programador, é recomendável a contratação de um profissional especializado na área. Lembrando que a visualização da sua loja virtual não é apenas algo estético, mas sim fundamental na transmissão de profissionalismo por parte da marca.

Outro ponto importante é o cuidado com a experiência do visitante. A navegação deve ser fácil, com menus intuitivos, assim como a velocidade de carregamento das informações. Sites muito lentos podem levar o usuário a desistir da compra.

Por fim, não se esqueça de cuidar de outros detalhes importantes no processo de comercialização dos seus produtos e serviços. É o caso de integrações, sistemas de pagamento e certificados de segurança. Lembrando que, por ser uma transação financeira, o seu cliente não irá comprar se não sentir confiança na sua plataforma.

Passo #4: não esqueça da burocracia

O título desse tópico pode soar negativo, mas a parte burocrática também deve ser cuidada. Um exemplo disso é a formalização do seu negócio. É muito provável que você já tenha o seu CNPJ, mas é necessário oferecer a emissão de notas fiscais.

Para o ambiente físico, esse pode não ser um problema. No entanto, para as vendas online também será necessário emitir as notas fiscais para o seu cliente. E o ideal é que esse seja um processo automatizado, facilitando tanto para você, quanto para o comprador.

Passo #5: respeite a Lei do E-commerce

Uma dica final para abrir sua loja virtual está em atentar-se para as regras da Lei do E-commerce. Ela foi gerada no ano de 2013 e possui algumas recomendações que devem ser cumpridas pelo seu negócio.

Entre elas, destacamos a transparência no compartilhamento de dados da empresa (como localização ou contato), descrição adequada do produto vendido, oferecer canais de suporte e entregar o acompanhamento de compra ao seu cliente. Vale a pena buscar a lei completa e conferir todos os detalhes para evitar problemas no futuro.

 

Quer começar a ter sua loja virtual?

Como você viu ao longo do artigo, abrir sua loja virtual é um processo bastante simples. É possível ter o seu próprio e-commerce com um investimento muito baixo. Contudo, isso não significa que você não deva ter cuidados especiais, especialmente nesses cinco pontos que levantamos ao longo do texto.

Neste sentido, a qualidade da sua loja virtual é fundamental. Por mais interessado que esteja um cliente, ele só irá comprar com um layout agradável e com transmissão de segurança por parte do site. Portanto, é importante não focar apenas em custo, mas sim em qualidade caso queira ter sucesso no ambiente online.

Além disso, não se esqueça de que as vendas realizadas pela sua loja virtual precisam ser acompanhadas de alguma forma. O Wide Pay é uma excelente forma de fazer isso. Além de todos os recursos para sua gestão financeira, a nossa ferramenta oferece integração com três plugins muito utilizados para as vendas online: Woocommerce (WordPress), WHMCS e Open Cart.

Aproveite para criar sua conta gratuitamente e conhecer todo potencial de usar o Wide Pay para gerenciar suas vendas em uma loja virtual.

Sair da versão mobile