Blog Wide Pay

É seguro receber pela internet as compras de seus clientes?

É seguro receber pela internet as compras de seus clientes?

É seguro receber pela internet as compras de seus clientes?

Será que é seguro receber pela internet as compras dos seus clientes? Essa é uma dúvida que ainda assombra muitos empreendedores pelo Brasil. Existe uma cultura de medo do ambiente online, muito provavelmente em função de uma onda de golpes que assustou o país nos primeiros anos de internet.

A verdade é que existem diversos mecanismos que você pode utilizar para garantir uma venda segura e sem riscos tanto para si quanto para o seu cliente. No entanto, é sim necessário ter atenção a alguns pontos. É o que veremos na sequência.

Afinal, é seguro receber pela internet dos clientes?

No atual contexto dos negócios, oferecer aos consumidores uma forma de pagamento online é fundamental. O grande ponto é que a tecnologia veio para contribuir e muito nas formas de cobrança e, se não se utilizar desses métodos, muito provavelmente terá que aceitar perder vendas para concorrentes.

O cenário por si só já garante um grande interesse de diversas partes envolvidas nesse processo. Isso vale para empreendedores, clientes e, por que não, para empresas de tecnologia? Elas, afinal, oferecem soluções cada dia mais seguras para você receber pela internet.

Justamente por isso, esse é um ambiente cada vez mais seguro para vender produtos. A seguir, listamos algumas medidas que podem ajudar a trazer ainda mais confiabilidade para o seu site:

O que faz um cliente ter segurança para comprar online?

Mais do que entender como vender na internet, uma boa prática é se colocar no lugar do seu cliente. Pense em como você faz uma compra online. Quais são os aspectos avaliados antes de “divulgar” algum dado financeiro?

Certamente existem critérios nessa hora. Novamente, fizemos uma lista dos aspectos considerados mais importantes. 

A sua loja online oferece esses três fatores? Se não, essa é uma boa forma de começar a trabalhar para receber online sem sustos e transmitindo confiança para o consumidor.

Como receber pela internet de forma segura?

Agora que você já sabe que receber pela internet está longe de ser aquele mar obscuro e que existe sim segurança, vamos abordar algumas formas que podemos usar para vender produtos. O ideal é apresentar diferentes opções, atendendo aos diversos desejos do seu público.

Boleto bancário

O boleto bancário, embora seja uma solução antiga, ainda é muito eficaz para vender online. Isso porque não é só o empreendedor que tem seus receios da internet dentro do Brasil: o cliente pode apresentar os mesmos anseios e questionamentos.

O boleto bancário facilita muito esse processo virtual. Isso porque ele pode ser facilmente gerado pelo comprador e pago onde ele se sentir mais confortável. Isso pode acontecer também online, por meio de um serviço de internet banking, como de maneira presencial.

O único problema do boleto é que ele não garante a compra imediata, algo que dá tempo ao consumidor refletir e reavaliar a aquisição. Isso significa que ele pode se arrepender e simplesmente não pagar o documento, cancelando uma venda que parecia certa. Ainda que exista o risco, é fundamental oferecer essa forma de pagamento.

Cartão de crédito

A segunda forma mais comum para receber pela internet é pelo cartão de crédito. Neste caso, o consumidor preenche os seus dados e a compra é aprovada pela operadora do cartão, gerando a venda.

A vantagem é que também se trata de uma forma bem popular de comprar pela internet, enquanto que a desvantagem é o risco de preencher dados pessoais em um site um tanto “desconhecido” — algo que, como vimos, pode gerar alguma insegurança até que a sua marca se consolide amplamente no mercado.

Chargeback: como se prevenir?

Apesar de toda segurança que um cartão de crédito proporciona, é preciso dedicar atenção ao chargeback. Esse é o nome dado aos cancelamentos de compras feitas com o cartão dentro da internet. A prática pode ser acionada pela administradora do cartão (se algo foge das políticas da empresa) ou pelo próprio cliente (se ele não reconhecer a compra).

Para evitar essa situação, alguns cuidados são recomendáveis. Um deles é a formalização da venda, seja por contrato, seja pela emissão de uma nota fiscal. Essa formalização impede a contestação, já que há um evidência de que a venda foi realmente feita.

Dependendo do segmento, o vendedor pode também criar uma análise de crédito do cliente antes de seguir com o processo, verificando a confiabilidade de quem está comprando.

Mídias Sociais

Uma solução bem diferente para receber pela internet é usar de mídias sociais, como o Whats App e o Messenger. Elas permitem uma comunicação mais intimista com o cliente, além de oferecer métodos mais abrangentes de pagamento.

Você pode fazer uma abordagem inicial tirando dúvidas e explicando todo o processo para, posteriormente, oferecer as formas de pagamento. Por aqui, opte por soluções simples como a própria emissão do boleto, uma transferência bancária ou enviar o cliente para uma plataforma de pagamento.

O grande diferencial é a possibilidade de fazer um acompanhamento passo-a-passo. É possível, por exemplo, enviar mensagens perguntando como está sendo a experiência do consumidor. Apenas evite exageros nessa comunicação para não soar como insistente e, consequentemente, irritar o seu cliente.

Qual a melhor plataforma para receber pela internet dos clientes?

Como vimos ao longo do artigo, receber pela internet é uma forma cada vez mais segura de garantir vendas. Apesar de ainda existir certa dúvida sobre a confiança de alguns sites, os brasileiros estão cada vez mais adeptos desse hábito de consumo. Uma pesquisa recente indicou que 74% dos brasileiros já tem a compra online como preferencial.

Pensando nisso, você não pode deixar de abordar o mercado digital nas suas vendas. E a melhor forma de fazê-la é trabalhando com uma ferramenta de gestão financeira, como a que oferecemos aqui na Wide Pay. Confira o nosso site e veja todas as vantagens de trabalhar com um sistema de gestão integrado para as suas vendas.

Sair da versão mobile