Blog Wide Pay

6 dicas para vender mais no seu negócio

6 dicas para vender mais no seu negócio

Você quer aprender a vender mais no seu negócio? Então confira essas dicas que podem ser implementadas na sua empresa.

O dilema de todo empreendedor é quase sempre o mesmo: como vender mais? Esse é um cenário comum pensando no fato de que as finanças são determinantes para o sucesso de qualquer negócio. Portanto, aumentar o volume de transações é sinônimo de mais dinheiro entrando e, consequentemente, um melhor resultado a cada mês.

Se tudo isso parece um tanto óbvio, nem sempre é fácil aumentar o faturamento de maneira natural. São muitas variáveis a se controlar como comportamento do consumidor, relacionamento com fornecedores, os custos operacionais e a alta concorrência (a qual, em tempos digitais, pode vir de qualquer canto do mundo). Nesse contexto complexo, o que fazer para vender mais?

6 dicas para vender mais dentro do seu negócio

Por melhor que seja a sua operação, vender mais sempre acaba por ser um objetivo, não é mesmo? Por isso, nós separamos algumas dicas que permitam alcançar resultados cada vez melhores dentro da sua necessidade. A maior parte delas pode ser facilmente implementada dentro do seu negócio. Vamos conferir!

Dica #1 • Tenha uma definição clara do seu público-alvo para poder vender mais

O público-alvo é fundamental na hora de projetar abordagens estratégicas. É necessário saber exatamente com quem você está falando, quais os anseios e medos dessa pessoa e o que a faz despertar interesse. Se não há clareza na sua comunicação empresarial, muito provavelmente você não está falando com ninguém ou colocando esforços em vão.

Portanto, um dos itens mais importantes do planejamento de marketing é a definição da sua persona, abordagem mais moderna para o tradicional público-alvo. O exercício deve ser criar os principais tipos de clientes do seu negócio com nomes e atribuições que vão além do óbvio.

Pense no que esse cliente faz em seu tempo livre, quais os objetivos de vida, aproxime-se da mentalidade dele. Acredite, isso fará total diferença na hora de converter vendas já que será mais fácil comunicar o que esse potencial comprador precisa para se interessar por um produto (ou serviço) e conseguir vender mais.

Dica #2 • Crie estratégias que trabalhem com o marketing digital

O contexto atual é completamente diferente do que existia 30 ou 40 anos atrás. Temos novos elementos e novos comportamentos que, afinal, devem ser ponderados na hora de estabelecer qualquer tipo de estratégia de divulgação. Hoje em dia, por exemplo, as pessoas vivem conectadas em seus celulares e tablets.

Neste contexto, é simplesmente impossível ignorar o marketing digital. Estamos falando da possibilidade de vender usando a internet. E os caminhos para isso são inúmeros e vão além de simplesmente ter uma loja virtual.

Uma solução muito usada é a criação de um blog. Acima de qualquer coisa, a ideia deve ser trabalhar o marketing de conteúdo — estratégia que visa a atração de interessados por meio dos mecanismos de busca, como o Google, entregando um conteúdo relevante e de qualidade (como esse que você está lendo agora).

Além disso, é possível oferecer produtos gratuitos (como e-books ou documentos) em troca de um e-mail, acumulando uma relação de potenciais clientes interessados no segmento. A partir desse trabalho digital, a sua empresa passa a ter um volume interessante de pessoas em seus bancos de dados que podem vir a se tornar compradores. E esse é apenas um exemplo entre tantas boas funcionalidades do ambiente online.

Dica #3 • Seja objetivo e foque na solução do seu produto

Muitos empreendedores cometem o erro clássico de supervalorizar o seu produto na hora de negociar com os clientes. Por conta disso, a abordagem acaba ficando muito mais em como o item de venda é melhor do que o concorrente ou no seu valor de mercado, mas essa não é uma estratégia que funciona tão bem hoje em dia.

Todo cliente busca resolver um problema quando está atrás de alguma nova aquisição. Isso vale para todos os níveis de mercado. Portanto, nada melhor que focar na solução e, principalmente, como ela pode resolver uma dificuldade ou necessidade do consumidor. A lógica é a inversa do que acontecia antigamente: o foco sai da empresa e vai para o cliente.

Dica #4 • Fidelize os seus clientes

De maneira geral, é muito mais caro adquirir novos clientes do que vender mais para quem já comprou com você e ficou satisfeito. Isso sem falar no perfil do consumidor brasileiro que vem se mostrando cada vez mais interessado em programas de fidelidade.

Portanto, nada mais natural que investir na fidelização. Crie promoções especiais para clientes cadastrados, ofereça um programa de pontos e não deixe de trabalhar o pós-vendas de uma compra. Essa, afinal, é uma das melhores formas de garantir a satisfação e aumentar as chances de que um comprador volte a consumir da sua loja.

Dica #5 • Desenvolva a sua equipe

Por melhor que você seja como profissional, é simplesmente impossível concentrar todas as tarefas para si mesmo. Em algum momento você vai precisar delegar tarefas e, normalmente, as atividades operacionais (tais como vender) são as primeiras a sair das mãos de quem precisa dedicar tempo à parte mais estratégica.

Para conseguir vender mais, portanto, será necessário investir em treinamento e desenvolvimento da sua equipe. Vale lembrar que essa equipe será responsável por boa parte do contato direto com os clientes e, quanto melhor preparada estiver, maiores as chances de trazer resultados.

Dica #6 • Use a tecnologia no seu negócio

É cada vez mais difícil ignorar a importância da tecnologia em um negócio. Já falamos um pouco sobre isso na parte de marketing digital, mas podemos estender o assunto às ferramentas que existem atualmente no mercado.

Contar com um sistema de CRM, permitindo o gerenciamento dos clientes com muito mais velocidade e qualidade, é uma boa dica para aumentar as vendas. Além de toda questão da informação, o acesso aos relatórios tende a ser um grande diferencial na hora de tomar decisões.

 

Além disso, você pode buscar também por softwares de gestão financeira, como nós oferecemos aqui na Wide Pay. Com diversas formas de recebimento, ainda é possível acompanhar de perto seus pagamentos e fazer todo gerenciamento financeiro que um negócio exige.

Sair da versão mobile