Blog Wide Pay

É possível emitir carnês sem conta bancária?

Diversos microempresários que trabalham na internet têm dúvidas sobre como funcionam os carnês, principalmente se há benefícios em implantar esse meio de pagamento nos pequenos negócios.

 

Por ser um método de baixo custo, os vendedores questionam se ele vale a pena para cobranças de produtos caros a prazo. Ou, sobre a possibilidade de ser utilizado para assinaturas de serviços.

 

O e-commerce brasileiro cresceu 47% no primeiro semestre de 2020, conforme estudo EBIT I NIELSEN. Parte desse crescimento se deu pelos benefícios das compras parceladas com carnês. Essa é uma forma de pagamento que não requer conta bancária para o cliente – e também para os vendedores, dependendo da escolha do processador de pagamento.

 

Neste artigo, vamos explicar como funcionam os carnês. Quer saber qual a melhor forma para emitir esse documento de cobrança sem ter uma conta no banco? Então continue a leitura!

 

Como funcionam os carnês?

Embora não seja tão popular como o boleto bancário (veja a comparação), o carnê é uma opção viável para empresas de todos os portes. Elas podem utilizá-lo para cobrar por produtos ou serviços – inclusive nos casos de negócios menores, que buscam reduzir custos ao máximo.

 

O que é carnê?

Carnê é uma espécie de título que representa o pagamento constante de certo serviço contínuo ou de produtos mais caros – embora não exista limitação de valores específica à emissão.

 

É, na verdade, o conjunto dos documentos utilizados para realizar os pagamentos, cada um com uma data específica para cada mês. Por exemplo: 2 de janeiro, 2 de fevereiro, e assim por diante.

 

A avaliação de crédito, para investigar a capacidade de pagamento do comprador, é fundamental antes de autorizar uma venda com carnês. Isso tendo em vista os riscos de vender produtos com altos valores sem avaliação.

 

Entenda como funciona o carnê em um exemplo prático:

 

  1. João entra em uma loja para comprar um videogame de última geração a prazo no carnê.
  2. João é encaminhado ao setor do crediário para a análise de crédito.
  3. Se a compra fosse online, ele preencheria essas informações no checkout. Elas ajudam o vendedor a estabelecer um score, inclusive após pesquisar restrições no CPF.
  4. Se estiver tudo certo, vem a confirmação de que não há restrições ou dúvidas sobre a capacidade de pagamento.
  5. O vendedor emite o carnê em um sistema de emissão e o entrega a João, que deve quitar as parcelas nas datas corretas.

 

Por que usar os carnês como meio de cobrança/pagamento?

Se você entendeu direitinho como funciona o carnê, percebeu que ele é um dos meios de pagamentos mais flexíveis e democráticos do mundo!

 

Primeiramente, é pagável mesmo que o cliente não tenha conta bancária. Além disso, é uma opção para quem não possui o valor total da compra à vista. Descubra 3 motivos convenientes para usar carnês:

 

1# Vendas a prazo para quem não tem cartão

Quem tem aversão a cartão de crédito encontra no carnê um modo barato para pagar. Sem contar o fato de que se livra das taxas ou do perigo de clonagens – que justificam investimentos bilionários de instituições bancárias em defesa de dados (algo que se reflete no aumento das taxações desses bancos).

 

Até clientes com o “dinheiro de plástico” muitas vezes optam pelo carnê. O objetivo é não comprometer os limites do cartão de crédito em que são cobradas as contas de rotina.

 

2# Seguindo uma tendência de mercado segura

A crise fez consumidores físicos ou jurídicos buscarem maneiras menos custosas de quitação. E também os leva a descobrir as maravilhas que o pagamento por carnê gera em termos de economia. Portanto, é possível crer que a tendência de pagar por carnês deve aumentar para as compras a prazo.

 

Conforme as leis atuais no Brasil, o consumidor não pode pagar um valor diferente do indicado nos carnês – o que dá mais segurança aos vendedores. Mas é possível quitar parcelas em atraso sem a necessidade de novas emissões.

 

3# Simplicidade para recolher multas ou juros 

Da mesma forma que acontece no boleto bancário, nos casos de atrasos a parcela ainda é válida por certo período. Adicione políticas de juros ou multas para quitação de documentos atrasados, se preferir. E faça isso facilmente, sem complicações.

 

Como emitir carnê sem conta no banco?

Com Wide Pay, os vendedores podem vender com carnê sem conta bancária. E, o melhor, sem as altas taxas, típicas dos bancos populares.

 

Quer saber como funciona o carnê e sua emissão no Wide Pay? Basta abrir uma conta grátis no site WP, ser aprovado e começar a emitir!

 

Utilizando os serviços Wide Pay, você paga taxas baixas sobre os carnês quitados. No final das contas, sai mais barato do que as taxações bancárias convencionais.

Confira nossos preços. Compare. Economize. E aproveite a conciliação bancária automática, que otimiza seu tempo de trabalho, sem intervenções humanas.

Sair da versão mobile