Blog Wide Pay

Saiba como analisar crédito para vender a prazo com segurança

Analisar crédito para vender a prazo é comum nos negócios que vendem itens mais caros. Principalmente para as parcelas da população que nem sempre têm condições financeiras para pagar tudo de uma vez.

A análise de crédito é fundamental para vendedores que arriscam capital de giro ao disponibilizar compras parceladas. Sem essa base para compreender os riscos, seu negócio pode quebrar pelo excesso de inadimplências.

Em 2016, a compra por crediário via carnês ultrapassou o cartão de crédito na preferência nacional. Isso porque muitos clientes querem escapar das taxas da administração de contas bancárias.

Por um lado, vender a prazo por carnês é arriscado. Por outro, não oferecer essa possibilidade significa reduzir as vendas em massa. O jeito está em aprender a analisar os perfis de compradores para pelo menos diminuir riscos, certo? Descubra como fazer isso nos cinco passos a seguir.

 

1: Atualização cadastral – etapa essencial ao analisar crédito para vender a prazo

Quanto mais informações pessoais e bancárias você tem dos clientes, melhor será sua análise de crédito. Esses dados não servem só para entregar o produto ao consumidor.

É importante manter os dados atualizados. Procure realizar essa atualização pelo menos uma vez por semestre. Permita que os clientes modifiquem dados no próprio espaço de cadastro do e-commerce. Há diversos softwares disponíveis para agilizar o preenchimento dos cadastros.

 

2: Solicitar as documentações corretas

São vários os documentos que cada pessoa tem. Se você pedir muitos deles, pode fazer um cliente desistir da compra. Além do medo de receber um golpe, ainda há a demora nos cadastros.

É recomendável solicitar pelo menos um documento com foto e com assinatura. Peça também um comprovante de residência e o CPF ou a CNH. Pode ser interessante solicitar ainda uma comprovação de renda. Ela serve como um indício de que o comprador tem condições para quitar as parcelas em dia.

É importante que sua equipe de vendas não se esqueça de um detalhe: comparar a assinatura dos documentos pessoais e a do carnê. Se a compra for de valor muito alto, solicite também IPVA, escrituras de imóveis e declaração de imposto de renda.

 

3: Consultar instituições de análise de créditos

Serasa e SPC são órgãos de proteção indispensáveis ao analisar crédito para vender a prazo. Consulte-os sempre! Por mais que seja um cliente fiel da sua loja, nunca se sabe quando alguém está devendo.

 

4: De olho nos registros de compras anteriores

Hoje em dia, existem muitos sistemas que contabilizam as compras de determinado cliente. Eles constroem um histórico de compras. Ao analisar a lista, o vendedor entende os hábitos de consumo, principalmente se há inadimplências anteriores.

Vale ressaltar que o comportamento do cliente muda com os anos. Uma pessoa pode ficar menos ou mais responsável quanto às quitações em dia. Portanto, considere no máximo os últimos três anos ao analisar crédito para vender a prazo.

 

5: Segurança com os números

Para ter mais confiança quanto ao recebimento, é importante definir limites e prazos seguros. Eles devem convergir com as análises anteriores.

Isto é, verifique se o comprador não tem dívidas e se já fez diversas outras compras – com valores até superiores do que a atual. Se esse for o caso, parece não existir problema em estender prazos com descontos.

Sua loja não tem um gateway capaz também de mostrar o histórico dos clientes? Isso complica um pouco quando se trata de analisar crédito para vender a prazo. Nesses casos, você terá que usar a própria experiência para uma análise subjetiva.

Utilizar tecnologia para cruzar dados é fundamental. O sistema traça uma pontuação de crédito (credit scoring, em inglês). Isso estabelece um nível de confiança baseado nas análises científicas quantitativas realizadas por softwares.

 

Dica extra: vendas só para titulares

Algumas lojas, como a Alibaba, permitem a venda para terceiros. Mas é recomendável seguir o padrão mais aceito no mercado nacional ao vender somente para titulares.

Exemplificando: nada de autorizar transações para parentes ou pessoas sem relação familiar com o titular do cartão ou do carnê. Essa é uma medida importante para evitar fraudes.

 

Simplicidade ao analisar crédito para vender a prazo

E então, gostou das dicas? Legal entender finalmente como analisar crédito para vender a prazo, não é? Acesse o site da Wide Pay para saber como podemos simplificar sua vida! Conheça nossas tecnologias para potencializar seu sistema de emissão, conciliação e controle dos carnês.

Sair da versão mobile