Blog Wide Pay

Integração com gateways: como automatizar a conciliação de boletos bancários?

Muitas pessoas pensam que a integração com gateways serve apenas para descomplicar os pagamentos online. Mas essa solução tecnológica vai além de estreitar o contato entre compradores, lojas e bancos.

Integrar gateways de pagamento no seu negócio também significa automatizar a conciliação de boletos bancários ou carnês. E qual a principal vantagem dessa funcionalidade? Com uma tecnologia assim, você e seus funcionários não precisam perder tempo nas emissões e baixas de arquivos. É tudo automático!

Gateways facilitam as vendas com boletos, e por isso são fundamentais. Isso porque os pagamentos em dinheiro ainda são preferência nacional. Conforme pesquisa do Instituto Locomotiva, mais de 70% dos entrevistados preferem esse método. E ele inclui as compras realizadas online, cujos boletos são gerados por bancos.

 

Como realizar integração com gateways de pagamento na loja virtual?

A primeira etapa do processo foi cumprida. Agora você já sabe uma das principais vantagens de integrar gateways na sua loja virtual: automatizar a conciliação bancária de boletos. Por isso, hoje os gateways de pagamento são quase obrigatórios para empresas de todos os portes que negociam online.

Lojistas, gerentes de clubes (cobrança das mensalidades por carnês), donos de academia, agências publicitárias, produtores de conteúdo e outros empreendedores – cada vez mais esses profissionais aderem à tecnologia gateway, principalmente pela gestão de cobrança automatizada.

Mas surge, então, a dúvida: como realizar a integração com gateways? E nós respondemos: a integração começa no contato entre vendedor e fornecedor. Esse contato acontece quando o vendedor se cadastra na página do gateway para abrir uma conta. O procedimento de inscrição é geralmente gratuito.

 

Fases da integração com gateways

Após realizar cadastro no serviço gateway o titular da conta pega os dados necessários com o banco para configurar a carteira.

Com as informações bancárias disponíveis o titular deve solicitar suporte da fornecedora do serviço gateway para configurar serviços e realizar testes.

A equipe do contratante titular envia os documentos necessários para realizar a verificação. Depois de tudo ser verificado e aprovado a conta está disponível para funcionar de forma integrada ao negócio.

 

Opções para configurar

O vendedor tem duas escolhas para pagar pelo serviço de emissão e conciliação automática dos boletos. A primeira é continuar com os acordos fechados com o banco de confiança. A segunda é aproveitar as taxas das instituições bancárias parceiras do gateway que ele escolheu.

 

Quanto custa a automatização de conciliações com gateways integrados?

Os preços diferem bastante entre as ofertas de gateways. Não só por causa do serviço de automatização das conciliações, mas também pelos recursos extras. Por exemplo, integrar outras atividades bancárias e fortalecer a segurança das operações.

Lembre-se: gateways de pagamentos são integráveis a qualquer instituição bancária. Ou seja, você não precisa abandonar sua bandeira de confiança por usar essa solução e conciliar no automático.

Normalmente, você paga alguns centavos por boleto quitado, o que inclui a conciliação automática. Quanto mais boletos emitidos e quitados, maiores são os descontos concedidos.

 

Segurança em primeiro lugar

Hoje, há mais segurança e controle no pagamento por boletos graças à plataforma de cobrança CIP / FEBRABAN. Clientes não podem mais pagar valores diferentes dos registrados no boleto. E esses boletos agora podem ser pagos em qualquer banco mesmo depois do vencimento.

Na conciliação automática, as movimentações de boletos pagos ou vencidos são detalhadas de modo simplificado em uma interface do gateway. Bastam alguns segundos para que você tenha panorama geral do que foi, ou não, quitado. E o melhor: em um ambiente seguro, auditado diariamente.

 

Segurança no processamento de dados

Por falar em segurança, também é importante destacar outro ponto. Os gateways mais dedicados possuem um sistema de defesa própria, com programadores peritos no trabalho de evitar fraudes.

Os próprios programadores dos vendedores se sentem seguros em realizar a integração com melhores gateways. No geral, essa tecnologia facilita a aplicação dos códigos.

Uma equipe especialista em segurança cibernética exige um investimento alto. Porém, com os gateways, esses custos são muito mais baixos. Sem importar o valor da transação, os gateways garantem a segurança total nos serviços, incluindo a conciliação automatizada.

 

Praticidade nas cobranças e na integração com gateways

Você pode usar diferentes sistemas integrados para emitir boletos. Além disso, a emissão também acontece direto da plataforma do gateway. Com poucos cliques, você realiza diversas atividades. Entre elas:

Na prática, além do benefício da conciliação bancária automatizada, os clientes de gateways têm muitas outras vantagens. Você pode acessar até mesmo serviços bancários integrados na plataforma! Realize transferências, consulte seu saldo, emita carnês. Isso sem falar nos planos avançados, que notificam via e-mail qualquer movimentação na conta.

Nós oferecemos uma plataforma com dois modos diferentes para você aproveitar a automatização da conciliação bancária: o modo Gateway e o modo WidePay.

O modo Gateway oferece cobranças de serviços conforme a política do banco dos clientes. Já o modo WidePay possui menos taxas com as nossas instituições bancárias parceiras.

Ficou interessado? Saiba mais! Informe-se sobre cada um dos modos e descubra qual é o mais adequado para a sua empresa!

Sair da versão mobile