Blog Wide Pay

Golpe do boleto – conheça 7 dicas para evitar cair na fraude

A fraude dos boletos bancários não é o golpe mais novo no mercado, mas tem aprimorado as suas formas de aplicação. Por mais que seja um modelo de pagamento seguro e confiável, o boleto também pode ser alvo de criminosos, que acabam tendo acesso a dados confidenciais e utilizam isso a seu favor. Para te ajudar a evitar situações como essa, separamos algumas dicas neste artigo.

Como reconhecer um boleto fraudado

A fraude dos boletos tem relação com uma ação chamada phishing, um golpe em que a vítima acaba tendo os dados roubados ao clicar em links maliciosos.

Por mais que muitos mecanismos sejam utilizados para evitar que um boleto seja fraudado, ainda assim o golpe pode acontecer. Como mostra a pesquisa da Federação Brasileira de Bancos – Febraban, somente no primeiro bimestre de 2021 ano o phishing teve um aumento de 100% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ou seja, é preciso ficar atento para identificar um possível golpe do boleto.

Confira os dados do boleto

O primeiro passo para se certificar sobre a originalidade de um boleto bancário é conferir as informações do documento. Por mais que os criminosos utilizem dados reais de clientes de empresas com grande base de dados, como companhias de telefonia e banda larga, ainda é possível identificar algumas características próprias das informações do boleto.

Código do banco

A primeira dica é conferir o código do banco que emitiu o documento. Os três primeiros dígitos da linha digitável do boleto devem corresponder com o código do banco. Digamos que você recebeu uma cobrança emitida como banco N, mas ao conferir o código você percebe que o número corresponde ao banco X. Esse é um sinal claro de que o documento é uma tentativa de golpe. A lista de códigos bancários pode ser consultada no site da FEBRABAN.

Campo “Valor”

Outro ponto importante na conferência de um boleto é o valor, já que a descrição da quantia deve aparecer em dois campos distintos: no final do código de barras e no campo específico. Assim, é importante conferir se a quantia indicada onde diz “valor do documento” e no final do código é a mesma. Caso não seja, atente-se para um possível golpe.

CNPJ e nome da empresa

Ao receber a cobrança em nome de uma empresa que você não está identificando, ou não lembra de ter efetuado uma compra, é sempre bom conferir o número de CNPJ e o nome da empresa. Para isso, basta fazer uma rápida pesquisa na internet, assim você poderá confirmar os dados e ver se o nome utilizado corresponde à razão social ou nome fantasia. Caso não identifique a cobrança, entre em contato com o estabelecimento e verifique a possibilidade do boleto ser falso.

E-mail ou mensagem com cobrança

Sempre desconfie de mensagens recebidas por WhatsApp onde são encaminhados boletos e links, lembre-se que a maioria das empresas não realizam esse tipo de contato. Caso você receba um e-mail com o boleto, preste atenção a alguns sinais, como as palavras digitadas (podem ocorrer erros ortográficos em casos de golpe) e confira se o documento encaminhado está mesmo disponível na empresa indicada (por exemplo na sua operadora em caso de cobrança do serviço de telefone ou internet). Caso você possa confirmar a cobrança no aplicativo, ficará melhor para identificar uma tentativa de golpe.

Outra dica é conferir o domínio do e-mail recebido, verifique se o nome da empresa está escrito corretamente e se tem “.br” (domínios que terminam somente em “.com” não têm regularização brasileira). 

Palavras alarmantes

Outra dica é ficar atento ao uso de palavras alarmantes no e-mail de cobrança. Chamadas como “Última chance” e “Urgente” são sinais que indicam a necessidade de conferir aquele documento antes de realizar qualquer operação. Além disso, é preciso ficar atento ao clicar em algum link, pois através disso os criminosos podem ter acesso aos seus dados.

Impressão do boleto

Se você tem costume de baixar o documento e imprimir o boleto, essa dica é muito importante. Afinal, é na hora de imprimir o boleto que você pode sofrer um golpe. Isso porque um vírus, conhecido como Bolware, pode entrar em ação e modificar os dados de como valor e conta do destinatário. Assim, quando você fizer o pagamento, o dinheiro vai acabar indo para a conta do golpista.

Cobranças Wide Pay

O Wide Pay emite cobranças através de uma plataforma segura e que chega diretamente para o cliente, de forma digital e padrão. Assim fica mais seguro fazer a emissão de cobranças e o pagamento dos boletos.  Além disso, o Wide Pay disponibiliza a configuração de dados dos boletos bancários para seus clientes, onde é possível colocar a marca, nome e telefone da empresa. 

Em casos de cobranças não reconhecidas em nome do facilitador de pagamentos, o atendimento do Wide Pay dá suporte através dos seus canais de contato, em casos específicos pode acontecer a retenção do valor pago, quando verificada a fraude. 

Para conhecer mais sobre as facilidades e funcionalidades do Wide Pay, fale com um consultor.

Sair da versão mobile