Blog Wide Pay

Coronavírus: como realizar cobranças e pagamentos de forma segura?

O ano de 2020 ficará marcado como ano em que surgiu uma grande pandemia: o coronavírus. A crise de saúde, afetando rapidamente diversos países e colapsando o sistema de hospitais, com a mesma velocidade acabou se convertendo em uma crise financeira.

 

Isso porque, na enorme maioria dos locais atingidos pelo vírus, a saída foi adotar por uma estratégia de lockdown, isto é, o máximo isolamento social. Sendo assim, apenas serviços essenciais mantiveram suas operações em funcionamento regular.

 

E para você, enquanto empreendedor? Quais os impactos do coronavírus? E os riscos? Como realizar pagamentos de forma segura? Vamos tentar responder essas questões a partir de agora.

Quais os impactos do coronavírus para os negócios?

Quando olhamos para as empresas, os impactos do isolamento social são diretos e objetivos. Especialmente para operações que dependem da demanda física na maior parte da sua receita, ficar sem clientes entrando nas lojas é um duro golpe. Negócios como vestuário, restaurantes e escolas sofrem diretamente com as consequências do vírus.

 

É verdade também que o governo tem agido de forma intensa na tentativa de mitigar os riscos da pandemia. No entanto, não há como garantir que todas as ações chegarão efetivamente a quem precisa: os micro, pequenos e médios negócios. Desta forma, até mesmo para saúde da operação, muitos empreendedores precisam manter suas atividades — ainda que de maneira reduzida.

 

Por manutenção de atividades, não nos referimos a quebrar os protocolos de prevenção determinados pelo Ministério da Saúde, mas sim a busca por alternativas que permitam o recebimento e, ao mesmo tempo, possam amenizar um pouco esses impactos. Uma delas é o uso dos mecanismos digitais.

 

Não é segredo para ninguém que o e-commerce vem crescendo de maneira constante ao longo dos últimos anos. Em função do coronavírus, a importância desse canal de vendas é ainda maior. E não para por aí: a digitalização do processo de cobrança é outro caminho interessante dado o momento atual.

Como receber dos seus clientes de maneira segura e sem contato físico?

Como todos nós já sabemos, um dos maiores problemas da atual pandemia é o contato físico. Assim como outros tipos de vírus, é o contato humano próximo que torna a sua transmissão exponencial.

 

Desta forma, é possível que mesmo após o controle dos índices de ocupação dos hospitais ainda lidemos com algum receio da população em saídas presenciais. Assim, algumas medidas para continuar recebendo do seu cliente através de mecanismos online.

 

É verdade que alguns países melhoraram medidas de higiene, como a limpeza das notas e o armazenamento por quinze dias. No entanto, são medidas de resultados limitados: assim que volta a circular, o dinheiro em espécie corre o risco de ser infectado novamente.

 

Não é o que acontece com os canais digitais de recebimento. Por meio deles, você consegue realizar cobranças de maneira segura, continuar recebendo dos seus clientes e manter um novo método mesmo após a estabilização do coronavírus. Vamos, portanto, ver alguns dos caminhos possíveis.

Cobrança online

A primeira e mais eficaz forma de realizar cobranças e pagamentos de forma segura em período de coronavírus é tornar o processo online. Ou seja, evitar ao máximo o contato físico em papéis, notas e cartões, focando no ambiente digital.

 

Um dos caminhos possíveis nesse sentido está no uso da plataforma Wide Pay. Com ela, você pode emitir boletos bancários, realizar cobranças por cartão de débito ou até transferências de capital. Assim, torna-se possível seguir com as movimentações financeiras essenciais ao seu negócio sem exigir o contato físico com o seu cliente.

 

O canal online é, sem dúvidas, uma forma extremamente simples de manter uma operação funcionando sem afetar os protocolos de segurança em período de coronavírus. Vale a pena olhar com carinho para essa solução, especialmente se você atualmente utiliza apenas de canais físicos de cobrança.

Outras soluções de cobrança em tempos de coronavírus

Apesar de extremamente útil, o envio online pode não ser a única ferramenta. Outra solução bastante popular é o uso do QR Code, um código que um celular pode escanear e emitir automaticamente uma cobrança, facilitando a vida do seu cliente que não precisará digitar números e valores para efetivar um pagamento.

 

De maneira objetiva, portanto, não faltam boas soluções para você seguir recebendo dos seus clientes mesmo durante o coronavírus. Assim, a saúde financeira do seu negócio é preservada sem desrespeitar os protocolos de segurança estabelecidos no combate à pandemia.

Sair da versão mobile