Blog Wide Pay

Profissionalização de pequenas empresas: como crescer de forma ordenada e produtiva

As pequenas e microempresas foram as que mais geraram emprego em janeiro de 2021, buscando, entre outras coisas, a profissionalização de seus serviços. É o que mostra uma pesquisa divulgada no início deste ano, feita pelo Sebrae e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em relação a janeiro de 2020, os números de vagas criadas pelos pequenos negócios no mesmo mês deste ano foram quase o dobro. Ainda, das 260.353 novas vagas criadas em janeiro, 75% correspondem aos pequenos negócios.

Não é à toa que cada vez mais novos empreendedores são cadastrados. Em 2020, o registro de Microempreendedores Individuais (MEIs) bateu recorde, chegando a 2,6 milhões de novos cadastros. Mas agora, em meio a tantos negócios, como garantir que a sua empresa cresça e tenha resultados positivos? A profissionalização dos serviços é um dos segredos para o sucesso do seu negócio. Para isso, separamos alguns passos importantes para quem está buscando se profissionalizar. 

Profissionalização: tenha uma marca

Quando você abre um negócio, precisa identificar como vai aparecer para seu cliente, e isso tem que ser feito da melhor forma: passando credibilidade e profissionalização. Para isso, pense, crie, busque ideias, converse com as pessoas próximas e monte a sua marca. Ter uma identidade visual e aplicar isso nos seus produtos (ou na divulgação dos serviços) é essencial para que possa ser reconhecido e, também, para transmitir confiança para o seu público.

Não pense que esse investimento será supérfluo, de forma alguma. Ter a sua identidade será uma ótima estratégia para se diferenciar e também profissionalizar as suas vendas online, pelos sites de marketplace ou redes sociais, por exemplo.

Identifique o momento de crescer

Tenha um modelo de trabalho estabelecido. Muitos empreendedores começam um negócio familiar, com apoio de pais, filhos, irmãos. Mas é preciso ter em mente que a qualquer momento as vendas podem aumentar e, com isso, o processo de produção terá que expandir e dar conta da necessidade exigida no momento, necessitando de maior profissionalização dos processos. Por isso, converse com todos e montem juntos um plano organizacional que pré estabeleça como o processo será adaptado. Pense na necessidade de crescer e procure profissionalizar os processos e as pessoas que estão com você nessa jornada.

Para isso, invista em cursos nas áreas em que mais precisa de apoio. Por exemplo, se o problema é a organização financeira, procure capacitações e dicas profissionais de como melhorar as finanças e a gestão dos custos e lucros. Sites como o portal do empreendedor do SEBRAE oferecem diversas capacitações e conteúdos voltados para os pequenos empreendedores que enfrentam diferentes dificuldades. Assim, você conseguirá ter controle sobre as necessidades internas do negócio e as oportunidades de crescimento.

Escute o cliente

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas ainda têm dificuldade em ouvir as necessidades do cliente. Mas para ter sucesso no seu negócio é preciso ter ouvido atento e saber se adaptar. Fazer pesquisas, enquetes e até mesmo pedir feedback são passos importantes para acertar nas suas escolhas e adequar o seu produto ou serviço ao que o cliente quer. Um bom exemplo é pedir a opinião por canais como WhatsApp ou ainda incentivar que ele divulgue o produto ou serviço nas redes sociais.

Isso pode ser feito de um jeito simples. Um dos impulsos para que a divulgação aconteça de forma espontânea é priorizar o bom atendimento e, também, apostar em embalagens personalizadas, com mensagens agradecendo a escolha ou ainda um mimo que acompanhe o produto. Outra ação importante é melhorar aquilo que for apontado pelo cliente. Faça os ajustes necessários e procure mostrar que a sua empresa está escutando o público.

Adaptar é necessário para profissionalizar

Um exemplo de adaptação está no setor de alimentação, que vem crescendo gradualmente. Só em 2020 foram mais de 346 mil novos MEIs enquadrados no segmento, segundo dados do Boletim de Impacto e Tendências, realizado pelo SEBRAE. Os empreendedores aproveitaram a crise para reinventar processos e, assim, profissionalizar seus negócios. Como as empresas de alimentos orgânicos, que em 2020 aumentaram a venda de produtos em 30%, segundo dados da Associação de Promoção dos Orgânicos – Organis.

Com o aumento da demanda e as novas tendências de consumo, o delivery, a loja online e a compra programada estão cada vez mais comuns, aderindo ao processo de profissionalização por conta do cenário. No caso dos produtos orgânicos, muitos empreendedores trocaram os espaços de venda, como as feiras, e passaram a dedicar mais tempo ao atendimento online. As listas semanais de pedidos e a entrega com data marcada inovaram ao facilitar para o cliente.

Além disso, seguir as normas de qualidade e pensar em novas formas de venda também são parte da profissionalização. Exemplo são as cestas de produtos e os planos de aquisição semanal, quinzenal e mensal. Ainda, as tendências de mercado indicam que é necessário promover uma conexão com o cliente, despertando não só a curiosidade ou satisfazendo a necessidade de compra, mas também explorando o campo das emoções, proporcionando uma experiência de identificação a partir de uma proposta de consumo sustentável.

 

Conte um parceiro

A profissionalização dos seus meios de pagamentos também é importante. Para isso, conte com o Wide Pay, o facilitador de pagamentos que está ao seu lado na hora de oferecer o serviço ideal para seus clientes. Abra a sua conta e utilize as melhores soluções para quem precisa emitir boletos e gerenciar pagamentos.

Sair da versão mobile