Blog Wide Pay

Como enviar cobranças e vender pelo WhatsApp?

Como enviar cobranças e vender pelo WhatsApp?

Você sabia que pode vender pelo WhatsApp? Explicamos como esse aplicativo pode ajudar o seu time comercial a comercializar produtos e serviços.

Com a chegada da tecnologia, os canais de comercialização para produtos e serviços se multiplicaram. Atualmente, até mesmo as redes sociais se tornaram ferramentas muito úteis para essa finalidade. Portanto, hoje vamos mostrar para você como é possível vender pelo WhatsApp.

Por que você deve vender pelo WhatsApp?

O WhatsApp é um aplicativo voltado para a conversa entre pessoas. Ou seja, em um primeiro momento, trata-se de um ambiente muito mais pessoal do que profissional. Isso, no entanto, não significa que não seja possível explorar a ferramenta para ampliar as possibilidades de faturamento do seu negócio.

Só para que fique claro o poder dessa mídia social, o WhatsApp chegou, em 2019, ao topo do seu segmento: já se trata da rede social mais popular do mundo, superando o Facebook. Além disso, em cenário brasileiro a força também é bem visível. 98% dos usuários brasileiros checam suas mensagens diariamente.

Ainda não está convencido de que precisa ter essa ferramenta no dia-a-dia do seu departamento comercial? Pois então talvez seja importante saber que, segundo o SEBRAE, o famoso aplicativo já é o quinto canal de maior destaque para atendimento de clientes — o que inclui pré e pós-vendas.

Portanto, estamos falando de uma solução popular, acessível e de baixo custo que pode ter um impacto bastante positivo na sua organização. Vamos agora entender como você pode vender pelo WhatsApp.

Como fazer para vender pelo WhatsApp?

Todos esses dados são bem atrativos e interessantes para o empreendedor, contudo a popularidade da ferramenta não garante lucro. O que vai determinar isso será a maneira de utilização do aplicativo — algo que exige alguns cuidados.

O primeiro passo para vender pelo WhatsApp é utilizar de um número comercial separado do seu pessoal. Isso é facilmente feito utilizando do WhatsApp Business que, conforme o nome já indica, é uma versão profissional do aplicativo.

Existem algumas razões para isso. A primeira delas é para o próprio empreendedor separar a sua vida pessoal da vida profissional. Você não vai querer receber mensagem de clientes em uma noite de sábado, certo? Ao mesmo tempo, caso ele veja-o online possivelmente ficará aguardando uma resposta, algo que pode ser negativo para o relacionamento.

Além disso, a versão Business do aplicativo traz algumas funções interessantes tais como a programação de mensagens automáticas e a organização dos seus clientes por categoria, facilitando o atendimento.

Não podemos nos esquecer também da forma com que você utilizará do aplicativo para vender pelo WhatsApp. As mensagens devem ter profissionalismo, com cuidado adicional para não exagerar no envio de mensagens (especialmente sobre ofertas) e não cair no efeito de SPAM, algo muito comum na comunicação por e-mail.

Como conseguir números de clientes para o WhatsApp?

Já que citamos os e-mails, existe um erro muito comum repetido por empreendedores que é a compra de listas de endereços. Ou seja, adquirir uma série de e-mails para enviar mensagens sem autorização prévia do cliente final. Essa atitude não traz benefícios e, no caso do WhatsApp, não é diferente.

Não adianta sair procurando por números e enviar mensagens sem que o seu cliente tenha demonstrado interesse nesse comportamento. O ideal, aliás, é deixar no seu site algum link (ou o próprio número) e aguardar que o visitante entre em contato, sem forçar essa troca de mensagens.

Quais as formas de vender pelo WhatsApp?

A primeira possibilidade de vender pelo WhatsApp é o atendimento online. Vale lembrar que o pré-venda já faz parte da comercialização. Pelo aplicativo, você tem a chance de trabalhar diversos formatos de informação como áudio, vídeo e imagem, por exemplo. Isso ajuda a não irritar o consumidor, algo que acontece com frequência no atendimento por telefone.

Outra finalidade do aplicativo é a chance de compartilhar promoções especiais. Isso pode ser feito pelo canal direto ou com a criação de grupos (apenas atente-se para que a entrada no grupo seja feita pelo cliente, não por imposição da empresa). Nesse caso, porém, evite o bombardeio de mensagens, algo que pode irritar o consumidor.

Como receber pelas vendas realizadas no WhatsApp?

Uma vez que o processo de venda seja executado, a dúvida comum é como cobrar os clientes pelo próprio WhatsApp. O ideal é criar mecanismos de cobranças diretas nessa plataforma, não exigindo que o cliente vá para algum outro link (como o seu site, por exemplo) e acabe desistindo da compra no meio do caminho.

Um método bem popular é o boleto bancário. Neste caso, sempre envie o arquivo já no WhatsApp, evitando que o cliente precise gerá-lo pessoalmente. Para o caso da venda exigir que a compra seja no site, crie um link direto para a área de pagamento. Assim, você facilita a vida do cliente e aumenta a conversão de vendas.

Se precisar de ajuda com essa tarefa, conte sempre com a Wide Pay. Com as nossas soluções de recebimento, fica fácil fazer a cobrança do seu cliente diretamente pelo WhatsApp e controlar os pagamentos. Assim, a sua conversão é garantida e depende menos das ações do cliente efetivas do seu cliente.

Sair da versão mobile