Blog Wide Pay

Como vender a prazo com segurança?

Uma das principais dúvidas dos gestores de pequenos negócios é: como vender a prazo com segurança? Isso acontece porque, afinal, é realmente um desafio achar um bom equilíbrio entre facilitar a venda para o cliente sem prejudicar o fluxo de caixa, visto que as entradas de capital ficam mais distantes.

Ao mesmo tempo, essa é uma importante forma de aumentar a proximidade com o seu público. Isso vale tanto para a óbvia função de popularizar o acesso aos seus produtos (em especial aqueles mais caros), como também para a fidelização na medida em que sentem que há preocupação da sua marca em permitir o consumo.

Afinal, como vender a prazo com segurança no seu negócio?

Hoje em dia é praticamente impossível trabalhar as suas vendas sem oferecer o parcelamento delas. Se você não o fizer, muito provavelmente terá seu concorrente aplicando essa metodologia, algo que pode atrair o seu público. Na sequência, portanto, vamos compartilhar alguns processos que permitam vender a prazo com segurança.

Dica #1 • Analise o histórico do seu cliente

O primeiro passo, até um tanto óbvio, está em focar na análise do seu cliente. Neste sentido, falamos da relação dele com a sua marca. Como foram as compras anteriores? Os pagamentos ocorreram nas datas acordadas? Ou houve problema com inadimplência?

No entanto, sempre que possível, tente expandir essa avaliação para um cenário mais amplo. Atualmente, é muito fácil solicitar uma análise de crédito, entendendo o que se chama de “score de crédito” de um consumidor, algo que engloba também os números de instituições financeiras. Assim, torna-se possível traçar um panorama sobre a confiabilidade desse cliente em honrar seus pagamentos.

Esses fatores são fundamentais na hora de entender a capacidade do seu cliente de honrar com os pagamentos e, desta forma, oferecer um parcelamento adequado e justo. Assim, você consegue vender a prazo com segurança para o seu caixa.

Dica #2 • Elabore contratos

Uma forma de proteção um pouco mais burocrática está na elaboração de contratos nas vendas a prazo. Assim, você pode ter dados mais precisos e um instrumento de cobrança que já determine fatores como prazos e aplicação de multas e juros por atrasos.

É claro que um contrato por si só não garante o pagamento. No entanto, a formalidade pode contribuir tanto em vias judiciais, como na importância que o cliente dá ao compromisso financeiro após assinar um documento.

Dica #3 • Crie uma base de dados

Você já percebeu como tem sido cada vez mais comum entrar em lojas que oferecem um cadastro na hora do pagamento? Essa prática não é válida única e exclusivamente para a cobrança, mas principalmente para criar uma base de dados dos seus consumidores.

Essa é, afinal, uma boa forma de monitorar o seu público, algo que converge diretamente com o que sugerimos na primeira dica (sobre análise de histórico). Fica muito mais fácil vender a prazo para pessoas que você já conhece.

Dica #4 • Controle suas finanças

Não é apenas o cliente que deve ser analisado na hora de vender a prazo. As suas finanças também, afinal é justamente o seu caixa quem vai indicar se é ou não possível parcelar uma venda. É muito importante considerar não apenas o cenário mensal, mas a projeção para os próximos períodos.

Isso porque de nada adianta facilitar as condições de pagamento se isso representar um maior risco para as suas próprias finanças. Se você tem uma conta Wide Pay, essa tarefa torna-se mais simples: oferecemos a visualização de todos os seus principais dados de forma objetiva, assim como expectativa para o fluxo de caixa.

Dica #5 • Crie uma régua de cobrança

Por fim, você ainda pode implementar a sua própria régua de cobrança. Isso significa criar um planejamento estratégico com algumas datas importantes e os contatos dos clientes. Assim, pensando nos vencimentos, entrará em contato por e-mail (ou da forma que achar mais conveniente) com lembrete das pendências.

Essa é uma excelente forma de evitar os famosos esquecimentos que podem vir a ocorrer, além de gerar uma maior probabilidade no recebimento. E não se esqueça de que o Wide Pay é uma ótima ferramenta para gerenciar essas datas de pagamento. Além disso, a emissão de boletos e carnês é muito fácil. Crie uma conta grátis e conheça a plataforma ainda hoje, sem compromisso.

 

Sair da versão mobile