Quando pensamos em tendências para o mercado financeiro, logo vislumbramos uma continuidade de movimentos que realizamos em 2022.
Novos fluxos de pagamento fazem parte de um processo crescente da digitalização do dinheiro, bem como a evolução das tecnologias nesse segmento.
O que vai moldar o mercado do futuro? Nesse primeiro post do ano, optamos olhar com animação e muita energia para as novidades de 2023!
Listamos 3 tendências principais:
1 – Real Digital
De acordo com a Gartner, empresa de consultoria e pesquisa em tecnologia, o Brasil deve viver a partir de 2023, uma adoção em massa das novas tecnologias de pagamentos, inclusive com a aproximação do lançamento do Real digital, a moeda virtual brasileira planejada pelo Banco Central, que já está em fase de testes para ser lançada para a população em 2024, conforme recente nota oficial de Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central.
Imagine fazer uma compra no supermercado pagando de forma simples, ágil e segura por meio de uma moeda digital, e essa ação estar diretamente ligada ao controle de estoque de alimentos na geladeira da sua casa? Isso pode parecer um episódio futurista da série Black Mirror, mas diferente da ficção, o objetivo não é trazer conflito entre a natureza humana e a tecnologia de ponta, e sim facilitar nossas vidas através da interação com a chamada “Internet das Coisas (IoT)”.
Outro exemplo no dia a dia das pessoas, seria a aplicação em carros, que podem usar os arranjos de Open Finance proporcionado pelo Real Digital para pagar pedágios, estacionamentos e abastecimento, de forma automática.
2 – Open Finance
Open Finance, ou sistema financeiro aberto, segundo definição do Banco Central: “é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente”.
Principais benefícios:
– Maior transparência
– Consumidor no centro
– Acompanhamento mais detalhado sobre as finanças pessoais
3- Pix Garantido
O Pix é um sucesso absoluto no país, tendo conquistado a preferência dos brasileiros desde o seu lançamento, e algumas novas modalidades estão previstas para 2023, são elas: Pix Garantido, Pix Automático, Pix Agendado e o Pix Internacional.
Olhando para este novo ano, sob a lente de evolução, fica claro o alto potencial do PIX e suas inúmeras possibilidades de agregar valor.
Nesse post vamos focar no Pix Garantido, modalidade que permitirá pagamentos recorrentes, como mensalidades de academia ou escola, por exemplo, ainda que não haja saldo. A instituição que detém a conta do usuário vai se comprometer a realizar o pagamento e o cliente poderá pagar parcelado.
Segundo o Banco Central, existem vários benefícios para todos os envolvidos na transação e na ampliação dos formatos do Pix em geral, pois aumenta a confiança no Open Finance e proporciona mais uma opção de crédito, além de facilitar uma queda dos juros pela competitividade trazida ao mercado. Com o cliente no centro, será possível prover uma análise de crédito mais personalizada.
O ticket médio de vendas dos lojistas também aumentará, pois não pagarão mais tarifas das maquininhas de cartões, além da garantia de receber seus pagamentos.
Em resumo, cada uma dessas 3 tendências estão intimamente ligadas, pois a evolução dos tipos de modalidade do Pix ajudarão expandir a confiança no Open Finance, e por consequência o Real Digital também irá ampliar as possibilidades e poder de decisão na hora de escolher como administrar as suas finanças.