Blog Wide Pay

As principais vantagens de emitir boletos como MEI

As principais vantagens de emitir boletos como MEI

Será que você pode emitir boletos como MEI? Entenda como funcionam os boletos bancários para o microempreendedor na hora de receber do cliente.

Emitir boletos como MEI é uma das melhores formas que um microempreendedor tem de cobrar pelos serviços que presta. Ainda assim, muitos profissionais autônomos acabam se esquecendo dessa possibilidade e ficam presos na hora de facilitar o pagamento para os seus principais clientes.

Hoje, nós vamos mostrar a você como fazer a emissão de boletos para receber por seus trabalhos como MEI.

Quais as vantagens de emitir boletos como MEI?

A primeira pergunta que você deve estar se fazendo é porque entendemos que o boleto é tão importante para o microempreendedor, certo? A razão não é muito diferente de qualquer tipo de negócio, mas passa basicamente por três fatores: segurança, praticidade e agilidade.

Antes de entender como emitir boletos como MEI, vamos avaliar melhor cada uma dessas vantagens.

Segurança

A primeira questão é a segurança. E ela é, afinal, extremamente importante para qualquer pessoa, especialmente em assuntos que envolvem dinheiro. Uma pessoa pode até acessar seu site sem conhecê-lo, mas dificilmente fará qualquer transação financeira online sem ter a certeza de que não há risco para a própria conta bancária.

Além disso, o boleto bancário exige dados mínimos de uma pessoa. Assim, ela se sente mais protegida quanto às informações pessoais, evitando a exposição. Essa é uma situação que também vale para você no final das contas.

Não bastasse isso, atualmente todo boleto precisa ser registrado. Boletos sem registro eram mais baratos, especialmente para quem trabalha com a emissão pelos bancos, mas também eram mais suscetíveis a fraudes. Desta forma, até mesmo contra as fraudes, emitir boletos como MEI acaba por ser uma boa ideia.


Praticidade

O segundo ponto que deve ser levado em consideração a favor dos boletos bancários está sobre a praticidade. Se você acompanha o nosso blog, já percebeu que constantemente mencionamos a alta parcela da população brasileira que não possui conta bancária.

Esse grupo, que atualmente está na casa dos 30% dos brasileiros, acaba ficando impossibilitado de utilizar de métodos bem tradicionais de pagamento (como as transferências bancárias ou cartões de crédito). Desta forma, o boleto surge como alternativa, permitindo que esse tipo de cliente seja atendido pela sua empresa.

Temos também a praticidade diretamente ligada ao pagamento dos valores. Isso porque o boleto bancário pode ser pago de diversas formas. Assim, para o cliente acaba sendo até mais fácil fazer o pagamento por esse método, escolhendo onde for mais conveniente para a própria rotina.

Agilidade

Por fim, temos ainda a questão da agilidade. É possível que você pense que o cartão de crédito é mais rápido do que o boleto, mas na prática essa não é uma verdade absoluta. Precisamos lembrar, por exemplo, que um pagamento via cartão exige liberação do banco que, por sua vez, pode não aprovar a compra.

O boleto bancário, uma vez pago, não apresenta esse problema. Bastará aguardar a compensação bancária que, no geral, demora alguns poucos dias úteis.

Como fazer para emitir boletos como MEI?

Para emitir boletos como MEI são necessários alguns requisitos simples. O primeiro deles, claro, é ser efetivamente um microempreendedor. Para obter o seu CNPJ como profissional autônomo basta acessar o Portal do Empreendedor e seguir com os passos para a sua formalização.

Além disso, é necessário ter um conta bancária. Essa é, afinal, a forma que os bancos têm de encaminhar o dinheiro para você a cada pagamento dos seus clientes.

A alternativa aos bancos para fazer emissão de boletos

Embora sejam notavelmente confiáveis, os bancos não são a sua melhor opção para trabalhar com a emissão de boletos bancários. Não que você corra riscos de não receber ou ter seus boletos falsificados.

O ponto principal da questão está nas taxas. Os bancos usam e abusam das cobranças para emitir boletos como MEI. Emitiu o boleto? Paga taxa. Cancelou o boleto? Tem taxa também. O cliente não pagou? As taxas seguem lá, mesmo sem que você receba pelo seu trabalho.

Por isso, o ideal é buscar ferramentas que possibilitem a emissão dos boletos em condições mais confortáveis para o microempreendedor. Na própria internet existem diversas soluções para essa atividade. Entre essas, você encontrará a Wide Pay como uma referência para recebimentos financeiros.

Ao usar da nossa plataforma, você poderá emitir boletos como MEI sem dores de cabeça e, principalmente, sem a cobrança de taxas. Além de todo controle que a nossa solução oferece sobre boletos emitidos, você terá também a praticidade de ter os registros dos documentos automatizados. Cobranças? Apenas pelo que você efetivamente receber.

Não deixe de conhecer como funciona a nossa emissão de boletos sem cobranças de taxas e, claro, aproveite para entrar em contato conosco sobre quaisquer dúvidas em relação à plataforma.

Sair da versão mobile