Blog Wide Pay

5 dicas de marketing digital para pequenas empresas

Nos dias atuais, é inegável que as pessoas estão cada vez mais conectadas. Faça o exercício de observar o comportamento humano nas ruas ou nos shoppings. Será difícil olhar para um grupo e não encontrar alguém usando um celular. Isso significa que as principais necessidades são buscadas na internet.

Por isso, é imprescindível que você tenha presença digital com o seu negócio. Existem diversos motivos técnicos para essa recomendação como o baixo custo em relação ao marketing tradicional ou o fato de que esse tipo de estratégia permite converter usuários e gerar vendas a partir da internet.

 

As melhores 5 dicas de marketing digital para pequenas empresas

Se você ainda não usa do marketing digital no seu negócio, está perdendo grandes oportunidades. Mais do que apenas expandir vendas, a presença online é fundamental no período contemporâneo. Ao começar a adotar as dicas que apresentaremos na sequência, você logo vai entender a importância dessa ferramenta.

 

1. Tudo começa com um bom site

Dado o crescimento do mundo digital, é difícil encontrar uma empresa que não tenha um site de apresentação. No entanto, muitos negócios não possuem bons sites. Ter um site, afinal, é diferente de ter um bom site, que posicione a sua marca e tenha a capacidade de gerar resultados.

A começar pelo layout. Apesar de parecer algo estético, no ambiente online a primeira impressão é realmente a que fica. Alguns estudos apontam para o tempo de oito segundo para convencer um visitante a ficar no seu site. E é impossível garantir uma boa taxa de conversão com um site que não seja bonito e agradável.

Ademais, existem ainda outros critérios que também merecem atenção como a facilidade de navegação. Para o visitante, deve ser fácil acessar as páginas do seu site por meio de menus ou ter um canal de contato para esclarecimento de dúvidas.

Por fim, não se esqueça ainda de garantir o uso de bons CTAs no seu site. CTA é uma abreviação para Call to Action (chamada para ação, em português). Ou seja, são botões, banners, formulários de cadastro ou outras ações que incentivem o usuário a seguir navegando ou mesmo comprando com a sua empresa.

 

2. Trabalhar o SEO é fundamental

Outra sigla que você precisa se acostumar ao trabalhar com marketing digital para pequenas empresas é o SEO. Novamente em inglês, essa é uma abreviação para Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de buscas, em português).

O fato é que você não pode ignorar o Google. Essa ferramenta é mais do que um simples buscador de palavras, mas uma fonte fundamental de tráfego para o seu site. A ideia aqui é que um usuário pesquise por palavras relacionadas ao seu negócio e a sua marca esteja entre as primeiras respostas.

Isso é feito, principalmente, pela produção de artigos para o blog. Neles, você pode trabalhar alguma palavra-chave específica que tenha alta procura. Neste texto, por exemplo, estamos abordando “marketing digital para pequenas empresas”. Assim, pesquisas sobre esse conteúdo podem levar visitantes ao seu negócio de maneira gratuita.

Além disso, existem diversos detalhes que contribuem com os pontos de SEO do seu site. É o caso de imagens otimizadas, uso de subtítulos, parágrafos curtos, um carregamento rápido e a apresentação de um site responsivo, adaptando-se facilmente a diferentes formatos de tela.

 

3. Google Meu Negócio

Agora você já sabe como o Google é fundamental na aplicação de estratégias de marketing digital para pequenas empresas, certo? Pois saiba que essa ferramenta vai muito além das pesquisas tradicionais, oferecendo uma série de aplicativos e funcionalidades que ajudam a aumentar a sua visibilidade.

Uma delas é o Google Meu Negócio. Aqui, você pode cadastrar a sua empresa para que ela apareça não apenas como resultado para pesquisas, como também no Google Maps. Se você já navegou pelo mapa do Google, deve ter visto que diversos negócios apresentam-se com nome por lá. É justamente pelo cadastro realizado.

É possível compartilhar diversas informações da sua marca como endereço comercial, telefone, horário de atendimento, imagens do estabelecimento. Enfim, tudo que pode ser útil na atração de novos visitantes.

 

4. Blog e produção de conteúdo

Conforme mencionamos no tópico sobre SEO, a produção de conteúdo em um blog é uma das mais importantes estratégias de marketing digital para pequenas empresas. Essa é a maneira mais barata de crescer o volume de visitantes.

Para isso, no entanto, é preciso um trabalho intenso, algo que envolve a publicação de conteúdo com frequência. Você pode usar o blog, algo recomendado para essa finalidade, mas também das redes sociais da sua marca (como Instagram ou Facebook, por exemplo).

Vale ressaltar que o Marketing de Conteúdo pede a entrega de textos com qualidade e informação gratuita. Não force a venda de produtos inicialmente, pois isso afetará a relação com um visitante. Se o conteúdo não for interessante pela audiência, você não obterá os resultados desejados e as pessoas não gostam de empresas que só falam de produtos.

Outro ponto importante da produção de conteúdo é que ela tem diversos benefícios que vão muito além da venda. Podemos citar o posicionamento da empresa, a comprovação de autoridade no segmento e o ganho de confiança do visitante (podendo-se converter em um cliente) como exemplos da estratégia.

 

5. Anúncios patrocinados

É evidente que não será do dia para a noite que o seu negócio vai aparecer nas primeiras posições do Google e triplicar os visitantes diários. Se existe pressa, você pode recorrer aos anúncios patrocinados caso tenha disponibilidade de investimento.

A boa notícia é que os custos, como adiantamos, são bem baixos se comparados com as formas tradicionais de divulgar o seu negócio. Com eles, o seu site vai aparecer no topo da pesquisa com uma palavra-chave relacionada ao seu segmento, expandindo a visibilidade.

 Se você seguir essas cinco dicas de marketing digital para pequenas empresas, certamente encontrará bons resultados no longo prazo. Não se esqueça de garantir uma boa ferramenta para as vendas do seu site. Conheça o sistema Wide Pay e crie uma conta grátis para gerenciar todos os recursos financeiros do seu negócio com facilidade.

Sair da versão mobile