Blog Wide Pay

5 ferramentas poderosas para divulgar sua empresa na internet

Você sabe como divulgar sua empresa na internet? Considerando o cenário atual, quando pessoas estão sempre conectadas em seus smartphones, a presença online torna-se praticamente obrigatória. E existem diversas ferramentas para ajudá-lo nessa missão, conforme veremos ao longo deste artigo.

 

Vale lembrar que, atualmente, a internet é uma importante fonte de busca para encontrar produtos e serviços por parte dos consumidores. E, se você não estiver disponível para eles no ambiente online, muito provavelmente seus concorrentes estarão. Assim, garantir presença e visibilidade nos canais digitais passa a ser essencial.

Quais as principais ferramentas para divulgar sua empresa na internet?

Pensando nesse cenário, vamos então conferir algumas das principais técnicas e ferramentas que ajudarão a conectar o seu negócio aos seus clientes e divulgar a sua empresa na internet.

Google Meu Negócio

Não podemos falar sobre divulgar sua empresa na internet e ignorar o Google, não é mesmo? Essa é, afinal, a principal marca entre os mecanismos de busca, sendo uma importante ferramenta para que os potenciais clientes localizem a sua empresa.

 

Uma boa forma de fazer isso é usar do Google Meu Negócio. Praticamente todas as pessoas usam desse buscador para tirar suas dúvidas. Sendo assim, é essencial ter a sua marca cadastrada nesse aplicativo, pois facilita que a sua loja seja encontrada no Google Maps, a ferramenta de mapas do Google.

 

Além da excelente visibilidade na parte direita da tela do usuário, esse recurso permite que você faça uma rápida divulgação como fotos, localização e contatos. Não deixe de colocar o máximo de informações possíveis visando orientar o seu cliente sobre tudo que envolve a sua loja. É uma boa forma de divulgação do negócio gratuitamente.

Mídias sociais

A internet não vive na mão das pessoas apenas para pesquisas de produtos e serviços. As mídias sociais também são muito utilizadas: boa parte do público brasileiro está presente, inclusive, em três ou mais redes sociais. É capaz que você mesmo passe um bom tempo por semana checando suas atualizações, não é mesmo?

 

Portanto, você precisa marcar presença nas mídias sociais com a sua marca. Por outro lado, é preciso tomar alguns cuidados e não escolher aleatoriamente quais as plataformas utilizadas.

 

Isso porque cada tipo de negócio apresenta uma característica própria que permite explorar melhor alguns aplicativos do que outros. Lojas de alimentação, por exemplo, cabem muito bem no Instagram, mas essa rede social pode não ser tão interessante para um escritório de advocacia.

 

Ou seja, é preciso identificar quais as mídias sociais em que o seu público estará presente. A partir disso, você deve focar na produção de conteúdo — e não apenas forçar a venda de produtos e serviços. Esse é um dos pilares do Marketing de Conteúdo e que você deve se atentar para divulgar sua empresa na internet.

 

Outro ponto importante é gerar engajamento com os usuários, pois é um dos critérios de visibilidade das mídias sociais. Ao mesmo tempo, essa conexão pode gerar efeitos positivos para a marca, inclusive reforçando autoridade e sendo lembrada para compras futuras.

Site e loja virtual

Não podemos falar sobre presença online e ignorar a importância de ter um site ou uma loja virtual, certo? O domínio próprio na internet é fundamental, em especial para a entrega de resultados por parte do Google. Ainda que não seja possível investir em um site muito profissional, já existem recursos gratuitos para iniciar esse processo como o WordPress ou o Wix.

 

Apesar da importância das mídias sociais, você não pode basear sua divulgação apenas nessas ferramentas. Elas, afinal, possuem suas regras e podem modificá-las a qualquer momento. Assim, você corre o risco de perder todo o trabalho de divulgação caso isso venha a acontecer e, embora pareça algo atípico, não se esqueça de que muitas redes sociais deixam de existir com o passar do tempo.

Anúncios

Os anúncios são outra forma de divulgar sua empresa na internet, acelerando um processo de notoriedade no ambiente online. E os valores para começar podem ser bem baixos: com 50 ou 100 reais já é possível ter seus anúncios no ambiente digital. E esses anúncios não são restritos apenas ao Google. Você pode divulgar de maneira paga nas mídias sociais, como Instagram e Facebook.

 

O ideal é que você tenha um especialista em anúncios para gerá-los de uma forma personalizada para o seu público e, desta forma, gerar melhores resultados. No entanto, caso não exista orçamento para essa tarefa, você mesmo pode aproveitar conteúdo disponível na internet e programar as primeiras estratégias de divulgação.

Otimização de conteúdos

Por fim, não há como falar em divulgar sua empresa na internet sem dedicar uma atenção especial para a otimização de conteúdos para que sejam mais facilmente encontrados pelos usuários. Para esse objetivo, contudo, será necessário estudar um pouco cada tipo de plataforma e o seu funcionamento.

 

No caso do Google, por exemplo, estude os mecanismos para SEO aumentando a visibilidade dos seus Blog Posts. Assim, quando pessoas pesquisarem por determinados termos, poderão encontrar o seu site como resultado. É uma excelente estratégia de marketing sem necessidade de investimento, gerando tráfego orgânico.

 

Em mídias sociais, as regras costumam variar. No Instagram, é comum que o uso de hashtags ajudem a filtrar por conteúdos específicos, auxiliando a navegação do usuário desta plataforma. A frequência de publicações costuma contar também neste sentido, assim como o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamento).

 

Finalmente, tente oferecer um conteúdo gratuito, mas com relevância e qualidade para o seu público. Existem diversos sites com imagens gratuitas para uso comercial como Pixabay, Pexels e Freepik. Esses recursos tornam a sua publicação mais profissional.

Gostou das ferramentas para divulgar sua empresa na internet?

Como vimos ao longo do texto, existem diversas ferramentas poderosas e de baixo custo para divulgar sua empresa na internet. Além dessas ferramentas, você também pode sempre contar com o Wide Pay como seu parceiro de negócios.

 

Siga acompanhando nossas dicas sobre gestão financeira para aumentar os seus resultados de vendas. Aproveite também para conhecer nosso sistema e criar uma conta grátis em uma plataforma completa para gerenciamento de cobranças!

Sair da versão mobile