Blog Wide Pay

7 dicas para criar um catálogo virtual para o seu negócio

Trabalhar com um catálogo virtual é uma grande vantagem para todos os tipos de negócios, independente do segmento de atuação. E tudo começa no essencial: a oportunidade de divulgar facilmente os seus produtos para uma grande quantidade de clientes, ofertando-os de maneira estética e com layout personalizado para o público-alvo.

Além disso, trata-se de um material com custo bastante reduzido, assim como ocorre com outras estratégias de marketing digital. No caso de um catálogo virtual, afinal, não há necessidade de imprimir o documento, deixando essa prática para o próprio cliente, caso ele assim desejar.

Isso sem falar no poder de alcance desta estratégia de marketing: qualquer região do mundo pode ver o documento por meio da internet. Ou seja, motivos não faltam para você começar a planejar a criação do seu catálogo virtual.

 

As 7 melhores dicas para criar o seu catálogo virtual

Por todas essas características mencionadas na introdução, uma das maneiras pelas quais você pode buscar a divulgação e o marketing dos seus produtos é por meio da criação de um catálogo virtual. Ainda que seja uma excelente ferramenta, contudo, alguns detalhes são muito importantes para gerar bons resultados. Vamos ver, na sequência, algumas dicas para esse objetivo.

Layout e design

Todo material promocional exige algum cuidado e capricho com a sua parte estética. Aqui, claro, estamos falando do próprio layout do seu catálogo virtual. Sem um design atrativo, será muito difícil encontrar potenciais interessados em comprar os seus produtos.

Ademais, não se esqueça de dedicar uma atenção especial para a identidade visual do seu catálogo virtual. Certifique-se de usar as cores da sua marca. Isso é muito importante para criar vínculo e conexão com os seus visitantes.

Índice do catálogo

Um segundo ponto que acaba despercebido em muitos casos é o índice. Esse é o nome dado para a estrutura inicial, apresentando as principais temáticas e as suas respectivas páginas.

Embora simples, essa é uma ótima forma de auxiliar o seu cliente e encontrar aquilo que ele busca. Assim, ajudando-o, aumentam também as chances de ele aprovar algo e iniciar o processo de compra.

Fotos de qualidade

Um dos fatores essenciais de um bom catálogo virtual são as imagens utilizadas. Já não é segredo que o olho humano dedica mais atenção às imagens e vídeos do que para textos. Portanto, assim como o layout, as imagens que farão a composição do documento devem ser escolhidas cautelosamente.

Ao mesmo tempo, tome cuidado para não exagerar na apresentação dos seus produtos e serviços. Um dos fatores que podem desgastar a sua relação com o seu cliente é oferecer uma “falsa promessa”, isto é, gerar a expectativa de um produto melhor do que ele realmente é. Ele precisa estar bonito para ser vendido, mas desde que a apresentação seja real.

Descrições atrativas

Imagens ajudam a identificar os produtos, mas podem deixar o entendimento muito genérico sobre a capacidade de solução para o cliente. Imagine que você venda, por exemplo, refrigeradores. Ainda que o seu consumidor se interesse pelo modelo, ele precisará de mais informações. Veja alguns exemplos:

 

 

Perceba que essas são perguntas básicas, mas que não são devidamente esclarecidas do ponto de vista da imagem. Desta forma, cabe adicionar pequenos textos descritivos em cada um deles, esclarecendo essas especificações mais técnicas.

Destaque os principais produtos

Todo negócio tem aqueles produtos que podem ser chamados de “estrelas”. Aqui, referimo-nos àquelas mercadorias que lideram as vendas, seja pela qualidade ou mesmo por apresentar um preço mais atrativo.

Esses produtos não são vendidos com maior frequência por mero acaso. Existe algo que chama atenção dos seus clientes. E, se eles possuem maior potencial de comercialização, nada melhor que dar uma atenção especial. Assim, é recomendável criar uma área com os “destaques do mês” ou “destaques da loja”, justamente para esses produtos com maior visibilidade.

Recursos interativos

Ao contrário dos catálogos físicos, os catálogos virtuais permitem uma ampla interação com o seu cliente. Eles, portanto, são ferramentas muito mais dinâmicas e que podem ser facilmente atualizadas.

Pensando nisso, outra boa prática para o seu catálogo virtual está no uso de recursos interativos. Um deles pode ser o direcionamento para a compra assim que o seu cliente clicar em um produto. Outra oportunidade está em inserir uma captura de e-mail, permitindo que o seu público crie um cadastro na sua lista de e-mails para comunicação futura.

Documento responsivo

Falando de aspectos mais técnicos agora, outro ponto que requer atenção está na sua capacidade responsiva. Caso você não seja um especialista em termos de tecnologia, esse é o nome dado para a capacidade de adaptação de uma tela ao dispositivo do seu cliente.

Ou seja, dependendo do tipo de aplicativo a utilizar (monitor, celular ou tablet, por exemplo), a apresentação pode se adaptar. Isso é importante para garantir a experiência do usuário, evitando que os textos sejam quebrados ou que a navegação pelo catálogo virtual seja desagradável.

Além disso, existem diversas ferramentas especializadas na internet para a criação de um catálogo virtual. Vale a pena realizar uma rápida pesquisa no Google e conhecer algumas das principais alternativas.

 

Que tal criar o seu catálogo virtual hoje mesmo?

Como vimos ao longo do texto, o catálogo virtual uma série de vantagens competitivas para o seu negócio. Assim, no longo prazo, a tendência é de encontrar melhores resultados no volume de vendas.

Por outro lado, da mesma forma que acontece com qualquer ferramenta de marketing, é bastante inviável conseguir o aumento das vendas sem dedicar-se minimamente para a produção de um bom material. Lembre-se: mais do que vender, essa é uma forma de relacionamento com o seu cliente.

Por fim, criar um catálogo virtual é uma excelente forma de expandir o seu faturamento. E, conforme o seu negócio cresce, mais importante fica ter o total controle do departamento financeiro. Neste caso, aproveite também para conhecer o sistema Wide Pay e como a nossa plataforma de cobrança pode ajudá-lo neste sentido.

Sair da versão mobile