Blog Wide Pay

Melhores plataformas de cobrança online para usar no seu negócio

Melhores plataformas de cobrança online para usar no seu negócio

A cobrança online é uma das formas que a empresa tem de otimizar os resultados do seu departamento financeiro, ganhando em agilidade e competitividade. Mais do que apenas usar a tecnologia a favor, trata-se de um diferencial competitivo para deixar o caixa fortalecido e saudável.

 

Ao mesmo tempo, não é fácil definir uma plataforma de cobrança online. Existem, afinal, diversas opções no mercado. Se você tem essa dúvida ou sente-se perdido na definição da melhor ferramenta para o seu negócio, vamos elencar algumas das principais questões que precisam ser avaliadas antes de uma tomada de decisão.

 

Quais os pontos de avaliação para escolher uma ferramenta de cobrança online?

Antes de começarmos com os critérios mais recomendados de avaliação de uma ferramenta de cobrança online, vale o registro para sempre considerar a realidade do seu negócio dentro desse processo. Cada empresa tem suas particularidades e é fundamental estar atento a esses detalhes para uma escolha correta.

1. Suporte

A partir do momento que você começa a trabalhar com a cobrança online, perceberá que ela é de grande importância dentro das finanças empresariais. Entretanto, nesse sentido, um bom suporte é primordial para não deixar as rotinas financeiras na mão.

 

É claro que o cenário ideal não tem problemas, mas até leigos em tecnologia sabem que ferramentas e softwares apresentam falhas de vez em quando. No entanto, como resolvê-los rapidamente e sem impactar o negócio sem um suporte de qualidade oferecido pela empresa provedora?

 

É, portanto, fundamental avaliar e testar o suporte da ferramenta para não ter problemas operacionais que demorem a ser resolvidos e impactem a operação.

2. Estabilidade do site

Outro ponto muito importante é a estabilidade da ferramenta. Nada pior do que contratar um software para cobrança online e ele simplesmente não funcionar, cair constantemente e atrapalhar o trabalho profissional da equipe financeira.

 

Novamente, é importante testar o sistema e ver como ele reage. Instabilidades ocasionais podem ocorrer com qualquer ferramenta, mas devem ter o menor impacto possível. Ademais, se a instabilidade aparecer ainda é fundamental garantir que o suporte seja eficaz na resolução desses problemas.

3. Taxas e tarifas 

Como em qualquer tipo de aquisição, o preço é mais um fator a se considerar. Existem ferramentas até gratuitas, mas, naturalmente, elas oferecem limitações quanto a recursos e funcionalidades.

 

Também é de se esperar que, quanto menor o custo, melhor para a empresa. No entanto, o ponto a se avaliar aqui é o preço X benefício da ferramenta em análise. Por vezes, um sistema pode ser levemente mais caro que outro, mas o seu funcionamento é muito melhor e garantirá a usabilidade sem maiores problemas.

 

Por que escolher uma solução de cobrança online é importante para o seu negócio?

Em termos de resultados, as ferramentas de cobrança online trazem um grande diferencial para qualquer negócio. Elas são fundamentais para trazer agilidade, produtividade e também mitigar o risco de erro humano.

 

Entretanto, não é apenas isso. A cobrança online garante também resultados melhores que a cobrança física, ao menos de modo geral. Imagine depender de enviar um boleto ou uma notificação por correio. Agora, pense que essa mesma cobrança pode chegar rapidamente em uma mensagem por e-mail ou WhatsApp, apenas para citar um modo simples de trabalhar nesse formato.

 

Além do que, é preciso mencionar a questão do custo. Ele é muito menor com o uso das ferramentas digitais do que com as metodologias físicas. Ou seja, até mesmo no resultado financeiro há uma vantagem desse recurso online. 

 

Portanto, existem diversos benefícios de usar uma solução de cobrança online no seu negócio. A redução da inadimplência, a velocidade de comunicação e o aumento de pagamentos em dia são apenas alguns, desses benefícios.

O que fazer para lidar com a inadimplência?

Clientes inadimplentes são um problema para qualquer empresa. Eles já realizaram algum tipo de compra, mas não pagaram pela aquisição. Para lidar com ela, você novamente tem a tecnologia a seu favor.

 

Uma forma de simples de melhorar o seu controle sobre consumidores que estão com pagamentos atrasados é criar uma planilha. Ela ajuda não apenas no monitoramento, como também a identificar os principais problemas em termos de volume financeiro. No ato da cobrança, use também ferramentas como e-mail ou mensagens instantâneas, dando velocidade ao processo.

 

Com o passar do tempo, porém, você perceberá que o negócio tem um volume de clientes que exige maior cuidado. Neste caso, o jeito é usar de uma boa ferramenta de cobrança online, aproveitando uma série de recursos e funcionalidades que elas apresentam e que ajudam demais nessa atividade.

 

Se esse é o seu caso, conheça hoje mesmo as soluções que oferecemos aqui no Wide Pay e dê o próximo passo na evolução do seu negócio.

 

Sair da versão mobile