Blog Wide Pay

7 dicas para organizar o sistema de cobrança de e-commerce

Você é marinheiro de primeira viagem nas vendas via internet? Começou agora a usar sua loja virtual? Esse é o momento certo de investir em um excelente sistema para cobrança de e-commerce.

 

Entre tantos afazeres para administrar o negócio online, isso pode ser um desafio. Felizmente, existem recursos tecnológicos para otimizar algumas tarefas nas diferentes etapas do processo de recebimento.

 

Alguns procedimentos são automatizados, conforme você vai notar no artigo a seguir. Confira abaixo as indicações profissionais para organizar o plano de cobrança do seu comércio virtual.

 

Guia com 7 conselhos para a organização da cobrança de e-commerce

Para conquistar sucesso nas vendas online, é preciso no mínimo se organizar financeiramente. Isso engloba diversos campos da administração moderna, e os planos de cobrança de e-commerce bem programados não ficam de fora.

 

Nossa missão aqui é ajudar você a organizar seu negócio. E vamos fazer isso apresentando 7 dicas fundamentais.

 

1) Tudo começa com uma excelente prevenção

Antes de vender serviços por assinatura ou produtos a prazo, temos um conselho. Realize uma análise completa da pessoa que pretende comprar. Considere os dados do CPF ou do CNPJ nos sites de consulta de inadimplentes.

 

2) Disparos de e-mails e de SMS

Nos casos dos devedores, é aconselhável contratar uma empresa de cobrança especialista. Elas são preparadas para localizar pessoas devedoras e oferecer novas maneiras para o pagamento.

 

Você trabalha sozinho e não tem muitos pagamentos atrasados na sua loja virtual? Então é válido realizar por conta própria o serviço de enviar e-mails de cobrança aos clientes.

 

Lembrando que o envio de mensagens serve tanto para inadimplentes como para consumidores que estão com valores prestes a vencer. Funciona como forma de lembrete, pois é comum as pessoas não pagarem por mero esquecimento.

 

3) Usar o tom correto na hora de cobrar

Você não deve usar uma única mensagem para realizar as cobranças. Isso porque cada caso requer um tratamento diferente. Padronizando esse serviço, você pode perder muitos clientes potenciais pelo relacionamento ruim na cobrança de e-commerce.

 

Por exemplo, os clientes com ticket alto, que sempre compram e pagam em datas corretas. Mesmo eles podem ter imprevistos que impedem a quitação no prazo. Já outros clientes com frequência atrasam e pagam valores mais baixos do que a parcela.

 

Cuidado com o tom, pois um mal entendido pode fazer seu negócio perder um consumidor fiel.

 

4) Software para o controle de assinantes

Academias, clubes, escolas de idiomas – existem diversos serviços oferecidos por assinatura ou mensalidade. O conjunto de dados desses serviços precisa ser controlado com algum programa que monitore o status dos pagamentos.

 

Plataformas inteligentes de cobrança podem informar as condições de cada uma das assinaturas: atrasadas, canceladas, expiradas, ativas, entre outras.

 

5) Oferecer possibilidades para negociação

Antes de tomar providências mais enérgicas para cobrar, é válido negociar.

 

Primeiro, busque entender as motivações do atraso. Então ofereça algumas condições que facilitem receber a quantia devida – como descontos, parcelamentos ou abonos de juros e de multas.

 

Quer uma boa indicação para evitar dívidas de pessoas que esperam para pagar menos? Ofereça descontos a quem quitar os pagamentos antes da data de vencimento.

 

6) Fluxo de caixa totalmente controlado

O controle efetivo do fluxo de caixa acontece quando existem relatórios com todos os tipos de movimentação financeira. Desde recebimento de vendas até gastos realizados para a manutenção de um negócio.

 

Não é nada muito complicado. Registre os valores de cada dia. Procure saber se o dinheiro em caixa pode cobrir os gastos essenciais – energia, água, aluguel, internet, telefone e alimentação.

 

Em uma perspectiva mais avançada, você pode realizar relatórios com base nos lançamentos futuros. Assim, fica mais fácil saber quanto vai entrar ou sair da sua empresa durante os próximos meses ou anos.

 

7) Processador de pagamentos para emitir boletos com conciliação bancária automática

Com um processador de pagamentos Wide Pay, você pode emitir boletos ou carnês para vender a prazo ou à vista. E sem precisar de contas em bancos ou pagar mensalidades, o que é uma solução excelente para poupar custos.

 

É como um plano pré-pago. Você carrega sua conta e paga uma pequena taxa somente se o boleto ou carnê emitido for pago. Essa taxa é descontada do saldo; ou seja: você não paga pela emissão.

 

Com o sistema intuitivo que a WP oferece para assinantes, é possível:

 

 

Com a conciliação automática realizada pela inteligência artificial WP, tudo fica mais simples. Você não precisa conciliar no manual, no internet banking, os envios diários de arquivos de remessa e os retornos. É tudo feito por máquina, com privacidade e sem interferência humana.

Abra um conta grátis Wide Pay! Aproveite as poderosas vantagens do processador de pagamento com conciliação bancária automática de boletos ou carnês!

Sair da versão mobile