Blog Wide Pay

Vender à vista ou a prazo: qual é a melhor opção de cobrança?

Vender à vista ou a prazo: qual é a melhor opção de cobrança?

É melhor vender à vista ou a prazo? Explicamos as duas opções de cobrança para que você trabalhe com o que é melhor para o seu negócio.

O que é melhor: vender à vista ou a prazo? Essa é uma grande dúvida que os empreendedores enfrentam na hora de definir quais as melhores formas de cobrança oferecer aos seus clientes.

Feliz ou infelizmente, não há uma fórmula mágica que apresente diretamente o que fazer. Para que entenda as suas opções, vamos falar um pouco mais sobre esse tema.

Vender à vista ou a prazo: vantagens e desvantagens

A pergunta principal entre as opções de vender à vista ou a prazo passa muito pelo que você pretende priorizar dentro do seu negócio. Em suma, temos prós e contras de cada lado. Vamos entendê-los melhor a partir de agora.

Vender à vista: agilidade e praticidade

A princípio, o sonho de todo lojista é vender à vista. O pagamento é feito de maneira total pelo cliente e, por isso, o recebimento é muito mais veloz. Ao mesmo tempo, também é possível permitir algum tipo de desconto ao consumidor, até mesmo visando o incentivo desse método como principal nas comercializações.

Para o empreendedor, essa acaba sendo a melhor opção, especialmente pensando no fluxo de caixa do curto prazo. Quanto antes recebemos, mais rapidamente temos condições para quitar dívidas, pagar colaboradores e tomar qualquer outra ação que exija capital.

No entanto, dependendo do tipo de mercadoria ou serviço oferecido, isso pode dificultar demais a vida do seu cliente. Uma coisa é vender à vista produtos básicos como itens de limpeza ou alimentação. Outra, completamente diferente, é trabalhar com a comercialização de carros e imóveis. Ou seja, o seu ticket médio diz muito sobre a viabilidade desse formato de vendas.

Acessibilidade aos clientes

Como você já pode imaginar, trabalhar com vendas a prazo traz uma maior acessibilidade aos seus produtos e serviços por parte do consumidor. Isso porque, ao contrário de vender à vista, o cliente não precisa pagar o valor total do que deseja comprar de uma única vez, podendo se programar na aquisição.

Portanto, ao trabalhar com vendas a prazo, uma empresa está tornando seu produto mais acessível. Muitos clientes que não podem pagar por um valor à vista optam por parcelar, fazendo uma organização financeira para honrar com parcelas menores que caibam no seu bolso.

Para o empreendedor, isso representa um aumento de potenciais clientes. Além disso, o caixa de longo prazo é fortalecido, garantindo entradas financeiras em meses futuros. O problema é que, como talvez seja óbvio, o curto prazo é comprometido. Portanto, esse cenário exige um planejamento financeiro ainda mais rigoroso por parte da organização para não se complicar com fornecedores e outros passivos.

Afinal, qual é a melhor forma de cobrança: vender à vista ou a prazo?

Conforme vimos, as duas formas de cobrança possuem seus prós e contras, cabendo a você ponderar as situações e definir a metodologia para o seu negócio.

Nesse contexto, não deixe de avaliar com calma o seu modelo de negócio. Se o ticket médio é alto, por exemplo, permitir apenas compras à vista podem comprometer o volume de vendas pela maior dificuldade em pagar. Ao mesmo tempo, excessos de parcelamento afetam diretamente o caixa no curto prazo.

Além disso, a questão estratégia também é importante. O seu foco está na aquisição de novos clientes ou no reforço do caixa de curto prazo? As melhores opções são, respectivamente, vender a prazo e vender à vista.

O ideal, na prática, é oferecer as duas metodologias. É comum que vendas à vista ofereçam descontos aos clientes (caso pretenda incentivar esse tipo de compra). De qualquer forma, sempre avalie as vantagens e desvantagens da sua operação para não comprometer a saúde financeira do negócio.

Como gerenciar as finanças da empresa sem se perder?

Lidar com tantas variáveis pode trazer alguma confusão para o dia-a-dia empresarial. Se você vem sentindo dificuldade de entender como fazer as cobranças e otimizar o seu caixa, talvez seja uma boa contar com o auxílio da tecnologia e de uma serviço especializado no recebimento de compras dos clientes, como a Wide Pay oferece.

A nossa solução oferece diversos métodos de recebimento para vender à vista ou a prazo, de acordo com as necessidades da sua empresa. Além disso, os relatórios de acompanhamento permitem um trabalho muito correto do gerenciamento financeiro, facilitando a vida de qualquer empreendedor.

 

Entre em contato para maiores informações de como a Wide Pay pode ajudá-lo com os seus recebimento e solicite um orçamento sem compromisso.

Sair da versão mobile