Blog Wide Pay

Canais de venda: conheça os mais importantes para impulsionar o seu negócio

Todo negócio tem um objetivo em comum: gerar lucro. É claro que, de maneira geral, pode haver também outras missões, inclusive sociais. Mas a sua operação não se sustentará no longo prazo se não for capaz de gerar riqueza. E, neste sentido, vender é uma das atividades essenciais.

Para isso, os gestores contam com as ferramentas conhecidas como canais de vendas, que nada mais são do que os meios utilizados pela empresa na venda dos seus produtos e serviços. Neste post, vamos conferir alguns dos principais para impulsionar suas vendas e compartilhar algumas dicas de como usá-las da melhor maneira possível.

 

Quais os principais canais de vendas?

Talvez nem seja necessário dizer que os canais de vendas são fundamentais no processo de geração de lucro. Isso, afinal, já deve ser bem claro para você até mesmo antes de ler este artigo. No entanto, existe uma boa variedade nesse sentido. E saber aproveitar as melhores oportunidades é uma boa forma de melhorar os resultados da sua marca.

No entanto, nem todos os canais de vendas são efetivamente úteis para determinados segmentos. Portanto, o nosso intuito hoje é explorar um pouco dessas ferramentas e ajudá-lo a identificar quais podem ser mais úteis nesse objetivo de melhorar sua eficiência operacional e vender mais.

 

E-commerce

O primeiro canal de vendas que você não pode se esquecer é o e-commerce. Ele nada mais é do que a criação da sua loja virtual. Assim, os seus clientes podem comprar online, ao visitar o seu site, algo que permite a multiplicação das vendas em relação ao que ocorre em um ambiente físico.

Além disso, o atingimento geográfico é outro ponto de destaque. Com o e-commerce, torna-se possível comercializar seus produtos para locais mais afastados, entregando as compras pelo correio — algo que, indiscutivelmente, vem ganhando muita força ao longo dos últimos anos.

Vale destacar que, infelizmente, alguns serviços não conseguem explorar tão bem esse canal de vendas. Se você tem um salão de beleza, por exemplo, dificilmente conseguirá expandir as vendas em nível nacional na medida que o atendimento precisa ser feito presencialmente. No entanto, na enorme maioria dos negócios, as distâncias podem ser eliminadas com o uso do e-commerce.

 

Marketplace

Uma segunda ferramenta muito útil para vender seus produtos e serviços está nos famosos marketplaces. Essas são plataformas dedicadas a centralizar uma série de produtos, atuando como uma espécie de vitrine para os consumidores. Ou seja, são agentes intermediadores entre uma marca e seus clientes.

Dois dos principais exemplos de marketplaces são o Mercado Livre e a Amazon. Nesses sites, você encontrará centenas de produtos. E, dentro de uma estratégia de vendas, pode ser muito interessante ter o seu perfil como vendedor em uma plataforma de alto alcance. Assim, muitas pessoas do seu público poderão encontrá-lo por meio dos marketplaces, ainda que sequer conheçam a sua marca.

 

E-mail marketing

Dentro do marketing digital existem diversas estratégias que podem ser aplicadas para aumentar o alcance do seu público. Uma delas, muito conhecida, está na elaboração de artigos de um blog para gerar fluxo para o seu site. Outra forma de atuação muito útil é por meio do que se chama de e-mail marketing.

Nesta estratégia, em primeiro lugar, é o usuário quem solicita a sua comunicação. Isso pode acontecer por meio de um cadastro no seu site para uma newsletter ou até mesmo com uma isca digital. Isto é, a oferta de um e-book ou outro infoproduto que, de maneira gratuita, gere o interesse do visitante se conectar com você.

A partir desse contato, você poderá criar a sua lista de e-mails para enviar informações ao seu cliente. Ainda assim, lembre-se: o seu público está autorizando que você entre em contato por conta de conteúdo. Usar esse canal apenas para vender vai fazê-lo se cansar e, provavelmente, não comprar com você, classificando seu contato como SPAM.

 

Redes sociais

Em um momento em que há ampla conexão por parte dos consumidores, passa a ser quase obrigatório marcar presença nas mídias sociais também como ferramenta de canal de vendas. E isso vale tanto para incrementar suas vendas, como também para marcar presença e autoridade no ambiente digital.

Aqui, é importante entender o seu posicionamento e as funcionalidades de cada plataforma. Se o seu produto é visual, como acontece na gastronomia, por exemplo, o Instagram é uma excelente opção. É essencial entender até que ponto vale ou não a pena gastar energia em um canal de vendas de acordo com o seu segmento (algo que vale também para todas as outras dicas deste artigo).

 

WhatsApp Business

Já que falamos sobre as mídias sociais, não podemos nos esquecer do WhatsApp Business, a ferramenta de contatos voltada para os negócios. Com ela, você pode programar mensagens automáticas, permitindo que o seu cliente não fique sem resposta mesmo que entre em contato em horários alternativos.

Além disso, é possível categorizar os clientes de acordo com a jornada de compra. Assim, fica fácil criar uma mensagem personalizada dependendo do nível de fidelização (ou não) que ele apresenta com a sua marca, assim como acompanhar os processos de venda e melhorar a experiência do usuário.

 

Anúncios

Por fim, você ainda pode ter como canal de vendas o uso de anúncios, em especial aqueles oferecidos pelas principais plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads. Assim, com um baixo investimento, você pode personalizar a divulgação para o seu público-alvo, aumentando os resultados de vendas com o seu e-commerce.

Vale lembrar que todos esses canais de vendas devem aumentar a sua demanda para cobrança também. Desta forma, passa a ser essencial uma boa organização para gerenciar seus pagamentos e recebimentos sem precisar realizar esses processos de maneira manual, algo que aumenta a chance de erros.

Sendo assim, recomendamos que você conheça e cria sua conta gratuitamente no Wide Pay, o nosso sistema financeiro. Por meio dele, você poderá gerar boletos, carnês e muito mais! Não deixe de explorar todas as funcionalidades e entender como nossa ferramenta pode, de fato, elevar a sua gestão a outro nível.

Sair da versão mobile