Blog Wide Pay

Como cancelar um boleto bancário no Wide Pay?

Se você emite cobranças com frequência sabe que às vezes podem acontecer imprevistos. Por exemplo, a necessidade de cancelar um boleto. Isso pode acontecer por diferentes razões: erro nos dados, pagamento efetuado por meio direto ou até mesmo um engano quando a cobrança é recorrente.

Para te ajudar a não ter mais problemas ao emitir e cancelar um boleto, preparamos um conteúdo que ensina como fazer este processo de forma simples, rápida e gratuita. Continue a leitura e confira.

Boleto seguro e cancelamento fácil

O boleto é um meio de pagamento muito utilizado no Brasil, somente em novembro de 2021, foram realizadas mais de 361 mil transações por boleto bancário no país. Isso mostra o quanto esse meio de cobrança continua sendo importante para a manutenção da economia, porque é democrático e acessível.

Assim, para ajudar quem precisa emitir boletos com segurança e também realizar cancelamentos de cobranças e outras ações, os facilitadores de pagamento são uma alternativa aos métodos tradicionais bancários. Pois são são serviços digitais com menor custo e mais facilidade de uso.

Da mesma forma, é o que acontece com o Wide Pay, o facilitador de pagamentos que oferece taxas exclusivas de compensação e diferentes operações como o cancelamento de boletos, de forma gratuita e acessível, na plataforma digital.

Cancelar um boleto na plataforma Wide Pay

Através da conta gratuita Wide Pay, é possível realizar o cancelamento dos boletos sem complicação. Para isso, é necessário fazer login em sua conta e entrar no menu Recebimentos. Desta forma, serão listadas todas as suas cobranças emitidas. Durante o processo, você poderá escolher a cobrança que deseja cancelar, selecionando o quadrado localizado à esquerda do boleto.

Depois disso, você irá selecionar a opção Cancelar, representada pelo botão X que está acima da listagem de cobranças. Após isso será mostrada uma caixa de diálogo e você deverá marcar SIM para dar continuidade ao procedimento. Para concluir, digite a sua assinatura eletrônica e confirme a operação.

Por fim, a sua cobrança será listada como cancelada. Este status deverá aparecer ao lado do nome do boleto e estará grifado em vermelho. Consequentemente, após o cancelamento, a cobrança não constará mais no registro bancário e não poderá ser paga.

Da mesma forma é feito o cancelamento de carnês. Neste caso, após selecionar o menu Recebimentos, você deverá escolher a opção Carnês. Após isso, poderá dar sequência ao procedimento.

Simples, não é mesmo? Para finalizar, você também pode realizar o arquivamento do boleto cancelado. Desta forma, ele não será listado junto aos demais. Isso pode facilitar a sua organização, evitando algum erro futuro sobre valores de compensação

Arquivamento e liquidação manual de boletos na plataforma Wide Pay

Para arquivar um boleto cancelado, primeiro entre no menu Recebimentos> Cobranças. Posteriormente, selecione a cobrança cancelada e vá até a seta superior onde indica a opção arquivar, selecione a opção e clique em Sim. Após isso, a cobrança não aparecerá junto ao restante e ficará no menu de arquivo.

Se você receber o valor referente a um boleto de forma direta, que não seja o pagamento do documento em instituições financeiras, por exemplo, você pode fazer a liquidação manual da cobrança.

Para isso, primeiro acesse o menu Recebimentos e selecione a cobrança que quer receber manualmente. Depois disso selecione a opção representada pelo ícone de verificação verde na parte superior da tela. Por fim, digite os dados solicitados, como o valor recebido e a data de recebimento, clique em Sim e confirme a operação digitando a sua assinatura eletrônica.

Vale lembrar: as ações de cancelamento e recebimento manual não são tarifadas pelo Wide Pay e podem ser utilizadas sempre que você precisar. Você pode consultar o passo a passo destas operações e outras no nosso canal do YouTube.

Escolha o facilitador de pagamentos que é seu aliado

Com a conta gratuita Wide Pay você tem inúmeras vantagens. Uma delas é emissão de boletos grátis e a taxa aplicada somente aos boletos quitados.

Além da emissão sem custo, você também pode realizar 5 transferências mensais sem taxa para conta bancária de titular ou terceiros. Você também não paga nada para transferir valores para outras contas do facilitador. Fora que é possível realizar pagamentos de títulos e recarga de celular com o saldo da sua conta de forma gratuita.

O Wide Pay também tem outras facilidades, como a documentação de API fácil de entender e uma Central de Atendimento humanizada, que está disponível para te auxiliar a qualquer tempo. Fale agora com um consultor e saiba mais sobre o Wide Pay, o facilitador de pagamentos que é aliado do empreendedor.

 

 

Sair da versão mobile