Blog Wide Pay

Segurança em uma plataforma de pagamentos e conta digital

Ao acessar um site, você já se pegou pensando se ele é seguro? E se algo desse errado, onde buscaria por mais informações ou abriria uma reclamação? Mas calma, esse artigo vai te ajudar a compreender como os seus dados ficam seguros em uma plataforma digital e, especialmente, financeira.

Não são só os grandes bancos e instituições financeiras tradicionais que podem (e devem) resguardar os dados dos seus clientes, mas também as fintechs e startups do segmento precisam ter esse comprometimento e atender a padrões altíssimos de segurança quando o assunto é proteção de dados.

Primeiro, vamos compreender um pouco sobre esse universo de segurança digital e como isso influencia na proteção dos seus dados.

Segurança virtual e como seus dados estão protegidos

Hoje é comum que as pessoas confiem e depositem dados bancários em diferentes sites, acessem aplicativos e vivam de fato o mundo virtual, fazendo transações que condizem com isso. Mas ainda assim, podem surgir dúvidas sobre a segurança dessas plataformas e, especialmente, quando os dados a serem informados são relativos a uma empresa.

Alguns parâmetros de segurança virtual são a base para garantir que os usuários estejam protegidos ao navegar e trocar informações com diferentes sites. São procedimentos que reforçam a proteção dos dados de um site e impedem que esses dados sejam acessados por usuários indevidos.  

Adotando boas práticas de segurança virtual, o site fica protegido de ponta a ponta, o que proporciona mais confiança e segurança para os usuários. Hoje é indispensável que as empresas se atentem para essas práticas que mitigam riscos relacionados a roubo de dados, fraudes como phishing e outras ameaças.

Segurança de dados em plataformas financeiras

Ainda em relação com as boas práticas da segurança virtual, algumas estratégias de proteção são essenciais, especialmente para as plataformas financeiras. Abaixo estão algumas práticas adotadas pelo Wide Pay facilitador de pagamentos que visam reforçar a integralidade e proteção dos dados dos usuários do sistema:

Criptografia de trânsito

A criptografia de trânsito é um dos mecanismos que o Wide Pay usa para promover segurança durante a troca de dados fornecidos ao sistema. Com ela, as informações trocadas entre o site e o computador, por exemplo, são criptografadas e protegidas a partir de padrões avançados. Isso impossibilita que as informações sejam acessadas ou lidas por usuários não autorizados.  

Para conferir se um site é seguro e utiliza criptografia, basta verificar se a sigla HTTPS aparece no endereço (ao invés de HTTP) e se o ícone de cadeado aparece no canto da barra de endereço.

Criptografia em repouso

Diferente da criptografia de trânsito, aqui os dados estão protegidos quando armazenados. A criptografia em repouso é utilizada como boa prática para garantir a segurança de dados armazenados em dispositivos ou servidores, por exemplo, impossibilitando o acesso e a leitura dos dados quando tentam acessá-los de forma física (furto de equipamentos ou cópia de informações para um dispositivo).

Esse tipo de criptografia é utilizado nos servidores Wide Pay e a garantia da infraestrutura de armazenamento de dados é feita com base em padrões de segurança modernos e avançados.

Códigos de confirmação e mecanismos de segurança da conta Wide Pay

Ao fazer a abertura da sua conta Wide Pay, é necessário cadastrar dois tipos de senha. Cada uma tem finalidades diferentes.

Senha de acesso à conta: essa senha é a cadastrada para entrar na conta, ela possibilita que o usuário visualize e emita boletos, além de utilizar alguns recursos da conta, mas não permite a alteração de dados sensíveis e movimentação financeira.

Assinatura eletrônica: é a senha que permite a alteração de dados específicos e a realização de transações. Ela é composta por um conjunto de caracteres que se alteram, garantindo mais proteção ao usuário. Pois, mesmo que o aparelho usado para acessar a conta esteja sendo monitorado, a senha não é digitada e não permite que seja copiada.

A assinatura eletrônica é cadastrada a partir de uma série de parâmetros de segurança atendidos pelo Wide Pay.

Envio de notificações

Outro mecanismo de proteção da conta Wide Pay é o envio de avisos sobre movimentação financeira. A partir do cadastro do usuário, informando e-mail e telefone, o disparo de avisos sobre valores transferidos da conta é realizado periodicamente. Assim, possibilita a identificação rápida de alguma transação não reconhecida.

Verificação de conta

O processo de verificação da conta, realizado após a abertura e cadastro, também é um procedimento de segurança. Isso garante que a equipe do Wide Pay possa checar a veracidade de documentos e dados do titular cadastrado.

Outro procedimento realizado pela segurança do Wide Pay é a entrevista com o titular quando é detectada alguma inconsistência no uso da conta. Esse processo é uma análise realizada a partir do histórico de movimentação e permite confirmar a identidade do titular cadastrado.

Além disso, o atendimento do Wide Pay está sempre pronto para auxiliar os clientes em diferentes situações. Através dos canais oficiais, como chat e a central de atendimento, a equipe presta auxílio de segunda a sexta, 24h,  e aos sábados das 0h às 18h (horário de Brasília).

Wide Pay: a segurança de escolher um aliado

O facilitador de pagamento Wide Pay está sempre atualizando os seus mecanismos de segurança para cumprir as mais modernas regras de proteção de dados. Assim como os serviços são oferecidos para facilitar a vida dos empreendedores, o sistema também é pensado para garantir a segurança e confiança dos seus usuários.

Além disso, o Wide Pay é o facilitador de pagamentos ideal para quem precisa de um aliado para emitir cobranças. Por isso, o WP oferece dois modos de emissão que atendem diferentes necessidades. O primeiro é o modo direto, no qual o valor dos boletos compensados é creditado em uma conta Wide Pay, que pode ser aberta gratuitamente e sem precisar de contrato com banco.

O segundo modo é o CBA (Conciliação Bancária Automática), com ele o empreendedor pode fazer a emissão de boletos e usar a sua conta no banco para receber os valores referentes às cobranças.

Fale com um consultor e saiba mais sobre todas as facilidades Wide Pay pensadas para a sua empresa. 

Sair da versão mobile