Blog Wide Pay

Clube de assinatura – entenda como funciona a venda com base na experiência

O Clube de assinatura é um  modelo de negócio que tem por base o pagamento recorrente e a entrega de um produto ou serviço periodicamente. O nome parece diferente, mas muitas pessoas estão acostumadas a este tipo de negócio há algum tempo. Se você tem TV a cabo ou faz a assinatura de uma revista, você já experimentou esse serviço, e o  mesmo vale para os streamings.  

Além dos exemplos mais comuns, os clubes de assinatura estão presentes em diferentes segmentos, abrindo portas para uma nova forma de consumir produtos e serviços, usando como diferencial a experiência. Uma pesquisa realizada pela plataforma BetaLabs e o site Valor Investe mostra que os clubes de assinatura estão em plena expansão no país, registrando um aumento de 15% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior. Ainda, o segmento que mais se destacou em relação a 2020 foi o de literatura. 

Além desse segmento, outros também surgem como promissores no mercado de clube de assinatura, como o de cuidados pessoais e pet. Ficou interessado? Então acompanhe o artigo e entenda como funciona e como abrir o seu clube de assinatura. 

Como funciona um clube de assinatura

Assim como os e-commerces, os clubes de assinatura também estão nas plataformas digitais. Muitas vezes os planos são escolhidos através de um site ou aplicativo. Algumas características diferem os clubes do consumo comum, a primeira delas é a periodicidade.

Ao fazer um plano de um clube de assinatura de cafés especiais, por exemplo, você irá receber em casa as mais diferentes marcas, tipos e novidades sobre cafés, isso com uma certa periodicidade, que costuma ser mensal. Mas também pode ser quinzenal, trimestral, ou como for de preferência do assinante e conforme as possibilidades do clube escolhido.

A periodicidade é um dos segredos de quem empreende com um clube de assinatura, porque o intuito é fazer com que o assinante aguarde pelo produto, ou ainda, receba diferentes seleções de um serviço. Como as novidades nos catálogos de filmes ou as escolhas do editor num box de livros. 

Pagamento recorrente

Se o serviço ou produto do clube de assinatura é entregue com certa periodicidade, o pagamento também é periódico. A mensalidade é normalmente a forma de pagamento adotada, ou seja, um valor recorrente é pago todo mês pelo cliente ou assinante de um clube.

Normalmente os clubes de assinatura disponibilizam mais de uma opção para o assinante. Os pacotes ou serviços costumam ser referentes ao tipo, quantidade ou período de entrega. Ou seja, o assinante pode optar pelo melhor plano com pagamento mensal, trimestral e até anual, fora que a cobrança é automática

Curadoria

Não só a periodicidade e o pagamento são pontos que fazem a diferença nesse tipo de negócio, mas a curadoria dos produtos ou serviços é essencial. Para isso basta lembrar que o cliente de um clube de assinatura não é aquele que vai pagar por um produto ou serviço que ele encontra com facilidade e que não tem uso recorrente. Então, é preciso inovar e criar algo diferente, com uma nova abordagem, que proporcione uma outra experiência. 

Usando o exemplo do clube de cafés especiais, já temos no nome o diferencial do negócio. Serão entregues cafés e artigos relacionados à bebida que tenham uma característica exclusiva. Nesse caso, o segredo é apostar em um especialista que possa fazer a recomendação das entregas do mês. Buscar novos produtos em um mercado artesanal e específico. Olhar para pequenos produtores e encontrar uma experiência de consumo que possa ser oferecida aos assinantes. Essas são algumas das opções que garantem sucesso ao clube de assinatura.

Logística

Além disso, a entrega é também um ponto crucial do negócio, especialmente tratando de produtos. É preciso garantir que o assinante tenha a melhor experiência ao receber a caixa do clube em casa. Para isso, o empreendedor precisa pensar no tipo de mercado que vai ingressar, quais os cuidados específicos que precisam ser garantidos na entrega e avaliar o investimento em uma empresa de logística, para minimizar atrasos, avarias e possíveis problemas com os assinantes. 

Como abrir um clube de assinatura

O primeiro passo é identificar o diferencial do seu negócio. Vale fazer uma busca sobre o segmento ao qual quer fazer parte, quais as experiências exclusivas que o negócio irá proporcionar e a forma como isso vai acontecer.

Para isso, é bom fazer um planejamento de todas as etapas do processo de abertura do clube, entender os anseios do seu público e montar as melhores estratégias para se destacar em relação ao produto ou serviço que você vai vender. Também é importante acrescentar no planejamento como serão feitas as entregas e onde você irá atuar. Se abrir um clube de assinatura para todo Brasil, você precisa garantir que a experiência chegue para o seu cliente, especialmente se for um produto.

Escolha a melhor forma de cobrança

Outro aspecto importante ao criar um clube de assinatura é a forma de cobrança. Como já vimos, a alma do negócio é a recorrência, por isso, ter um bom meio de pagamento é indispensável. Automatizar as cobranças é essencial para estabilidade do seu clube. 

Contar com um serviço de qualidade e que esteja preparado para te ajudar pode ser o diferencial na venda dos seus planos. Para isso, o Wide Pay é o facilitador aliado do empreendedor que precisa automatizar cobranças e garantir taxas baixas para emissão de boletos, além de possuir integração com diversos plugins de venda e documentação de API simplificada. Fale com um consultor e conheça as facilidades que a conta Wide Pay proporciona para o seu negócio. 

Sair da versão mobile