Blog Wide Pay

Como lidar com clientes inadimplentes em 5 passos

Clientes inadimplentes: um dos principais problemas que microempreendedores enfrentam durante a vida profissional. Uma compra de alto valor não quitada pode colocar o pequeno negócio em risco!

 

Provavelmente você deve pensar que a primeira medida contra os calotes é negativar o nome físico ou jurídico. Mas saiba que na prática a negativação deve ser a última decisão tomada – isso se a sua intenção for receber tal quantia rapidamente e com menos custos.

 

Evitar constrangimentos, manter um relacionamento saudável com clientes e oferecer novas formas para quitar a dívida. Essas são as práticas aconselháveis no que tange ao relacionamento com clientes inadimplentes, conforme você vai descobrir em nosso post.

 

Clientes inadimplentes no Brasil

No mês de agosto de 2020, quase 68% das famílias brasileiras estavam com dívidas. Um índice recorde para toda a série histórica dessa contagem desde 2010, indica pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

 

Basta olhar os números para constatar. Você tem um negócio que vende bastantes bens ou serviços? Uma hora ou outra, vai ter que saber como agir com clientes inadimplentes. Para ajudar em tal tarefa, reunimos 5 dicas sobre gestão de cobrança. Confira!

 

1) Lembrar clientes inadimplentes sobre as dívidas

O Art. 42 do CDC (Código de Defesa do Consumidor) indica:

“Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.

 

Portanto, a comunicação estabelecida com a pessoa inadimplente não deve ser ameaçadora ou gerar algum “constrangimento”. Isso pode causar muitas dúvidas, pois uma informação é constrangedora ou não conforme cada interpretação individual.

 

Para não dar margem a falsas interpretações, convém informar o básico. Envie lembretes simples, que falem sobre os valores devidos. Inicialmente, busque não mencionar as consequência da cobrança.

 

Outra prática comum em alguns negócios: usar os dados de checkout para enviar disparos de SMS ou e-mails com formas de pagamento e descontos.

 

2) Seja uma empresa prevenida: prevenir é o melhor remédio

Um negócio prevenido vale por dois. O ditado é antigo, mas ainda válido na atualidade. Você tem menos riscos de inadimplência quando se previne.

 

Como condutas de prevenção, considere algumas lições essenciais:

 

 

3) Pensar duas vezes antes de adotar um tom para a cobrança

Ao notar que o pagamento não foi realizado, surge o impulso de tomar providências legais para receber as quantias devidas. Mas primeiro é preciso realizar algumas análises para evitar que a cobrança traga problemas para sua empresa a longo prazo. Por exemplo, analisar o histórico.

 

Se a pessoa não costuma atrasar, pode ter acontecido algum problema no processamento de dados. Ou outro inconveniente que requer uma abordagem diferente daquela usada com alguém de ticket baixo, que sempre atrasa os compromissos.

 

Outras vezes, analisando o histórico, você pode perceber que o consumidor devedor tem um ticket alto. Então não parece sensato arriscar perder esse poderoso cliente por uma situação momentânea.

 

4) Negociar ainda é o melhor negócio

Preservar o relacionamento e ter uma primeira atitude mais conciliadora: essa é regra básica. Um problema que impossibilita o cliente de pagar pode ser resolvido. E você, pela paciência, vai se tornar a empresa de confiança da pessoa.

 

Primeiramente, é importante entender os motivos que levam à inadimplência. Entre em contato para informar algumas das soluções disponíveis e ajudar o cliente com a quitação. Entre essas soluções, destacamos:

 

 

5) É hora de negativar

Nenhum dos métodos acima funcionou? Você pode pensar em seguir com métodos mais burocráticos. Como, por exemplo, cadastrar clientes inadimplentes em:

 

 

Equipes especialistas em cobranças têm mais facilidade para encontrar devedores e negociar. Pela Lei 12.414, é automática a adição de uma pessoa física ou jurídica no Cadastro Positivo no dia seguinte após o vencimento. 

 

Facilidade e praticidade com uma conta Wide Pay

Gostou das dicas? Que tal ter controle dos documentos de cobrança em um painel intuitivo com tecnologia de ponta?

Assine uma conta Wide Pay grátis e pague valores mínimos por boletos ou carnês quitados. Não há mensalidades!

Sair da versão mobile