Blog Wide Pay

5 dicas para melhorar a gestão de cobrança do seu negócio

Quanto mais a loja cresce, melhor precisa ser a gestão de cobrança. O gestor deve ter conhecimento do que está ou não sendo vendido. Além disso, é necessário estabelecer perspectivas de lucro e controlar o fluxo de caixa.

Os boletos bancários estão em ascensão: são cada vez mais utilizados nos pagamentos online dos brasileiros. Por isso, é preciso uma gestão efetiva ao realizar as conciliações bancárias automatizadas. Isso permite receber valores legalmente, informando-os ao Banco Central.

Metade dos brasileiros prefere pagar boletos nas casas lotéricas, segundo pesquisa realizada pela fintech Acordo Certo. Isso não quer dizer que você deva permanecer com o método antigo: enviar e receber arquivos por conciliação manual bancária.

Você pode até pensar que vai precisar de um verdadeiro exército de especialistas para melhorar a gestão de cobrança. Mas, no século XXI, esse processo é diferente, mais econômico e automatizado.

 

Manual da gestão de cobrança com indicações profissionais

Na prática, desde que tenha tecnologia de ponta, você pode administrar tudo em questão de segundos. Saiba mais no decorrer do artigo! Confira nossos conselhos para otimizar a gestão de cobrança.

 

1: A gestão de cobrança efetiva começa com meios seguros de pagamentos a distância

Por causa do isolamento social, as pessoas têm comprado mais a distância. Dessa forma, sua empresa precisa ter meios tecnológicos para realizar essa cobrança. Por exemplo, maquininhas de cartão bluetooth contactless ou um site com gateway de pagamento.

Escolha adquirentes ou subadquirentes de confiança no mercado. Use-os como um plano de cobrança a distância. E evite riscos de golpes com serviços muito desconhecidos.

Interessante notar que esses processadores de pagamentos muitas vezes oferecem um app com painel. Por meio dele, você tem controle básico do que é vendido – com boletos numerados para facilitar a conciliação bancária ou outras tarefas de administração das vendas.

Antes de contratar um fornecedor, procure analisar os preços que podem ser cobrados. Verifique as opções de mensalidade fixa e de cobrança por cada serviço – normalmente, a segunda opção é mais econômica.

 

2: Automatização de conciliação bancária

Você, lojista experiente, sabe como é trabalhoso realizar a conciliação bancária manual. Um pequeno erro na digitação dos dados pode gerar uma grande dor de cabeça.

Quantas horas você gasta para enviar e receber dados em redes de internet banking? E quando elas ficam em manutenção no momento em que você está conciliando arquivos após horas de trabalho?

Felizmente, hoje existem aplicativos – como o Modo Wide Pay – capazes de realizar a conciliação automática. Logo após a compra ser confirmada, o sistema envia e recebe informações do banco, sem interferência humana.

Com a Wide Pay, você não precisa se preocupar em realizar esse serviço. Ou mesmo em pagar funcionários para conciliar boletos e carnês. É necessário apenas acessar seu painel dentro do aplicativo para confirmar quais documentações foram pagas.

Já pensou ter o controle geral da situação? E dá para mudar facilmente para o modo manual na hora que quiser.

 

3: Gestão completa com um toque no celular

Imagine integrar a conta bancária do seu negócio aos serviços de recebimentos da Wide Pay. Assim, você tem mais flexibilidade para administrar os dados das vendas em um único espaço.

 

No Modo Wide Pay, pelo smartphone, é possível:

 

 

4: Facilitar e negociar pagamentos

Quer ter menos trabalho com inadimplências? É importante não apenas oferecer diversas formas de pagamento, inclusive para compras parceladas. Também esteja disponível para renegociar dívidas.

Procure ter os dados de clientes: solicite essas informações no checkout. Assim, caso exista alguma pendência, sua equipe pode estabelecer contato rapidamente.

Muitas pessoas fogem das contas bancárias ou dos cartões de crédito. O objetivo é evitar taxas que podem descontrolar um orçamento familiar ou empresarial. Por esse motivo, vá além do método tradicional da cobrança no crédito ou no débito. Procure disponibilizar carnês ou boletos.

Usando o Modo Wide Pay, tenha pleno controle do que acontece com boletos emitidos pela sua loja. Tudo isso em uma interface simples de entender e organizado em categorias como:

 

 

5: Reduzir custos e evoluir a efetividade operacional

Aos gestores ou donos de negócios, a tecnologia pode ser uma grande aliada para poupar tempo e dinheiro. São muitos os exemplos nos quais recursos tecnológicos geram economia nas operações efetivas.

Uma central de atendimento eletrônica é mais rápida e custa menos do que atendentes humanos. Um atendente virtual é equipado com respostas programadas para diferentes situações. Isso sai mais barato do que manter humanos responsáveis por responder online.

Isso sem contar, como mencionamos, os gateways Wide Pay, que permitem realizar a conciliação bancária automática. Esse processo automatizado economiza uma boa quantia ao eliminar a necessidade de uma equipe de conciliação.

 

Tecnologia: aliada da gestão de cobrança

E aí, o que achou das dicas? Fica evidente que a tecnologia é a melhor forma de facilitar sua vida e aumentar a produtividade do seu negócio. Automatização, centralização de informações, controle e segurança: tudo em uma tela de smartphone. Dá para ficar mais simples do que isso?

Quer mais dicas como essas? Acompanhe as publicações em nosso blog!

Sair da versão mobile