Blog Wide Pay

Como usar o WhatsApp Business para vender mais?

A cada dia que passa, as ferramentas tecnológicas tornam-se essenciais nos mais diversos tipos de negócios. Neste sentido, o WhatsApp Business também ganha seu espaço, sendo outra forma que você tem para aumentar o volume de vendas e, consequentemente, otimizar resultados.

 

Apesar disso, muitos pequenos empreendedores ainda não utilizam essa ferramenta em seus negócios. Por ser uma estratégia de marketing relativamente barata, trata-se de algo que você poderia considerar como forma de ampliar as técnicas de divulgação e comunicação com os seus clientes.

 

Vale lembrar que o WhatsApp, em todo planeta, já atingiu a marca de dois bilhões de usuários ativos, um volume realmente considerável. Até mesmo pensando nesse dado, o WhatsApp Business se converte em uma excelente plataforma de vendas e atendimento.

O que é o WhatsApp Business?

Caso você ainda nunca tenha visto essa ferramenta, o WhatsApp Business nada mais é do que uma versão do clássico aplicativo de mensagens para empresas. O mais legal é que ele é voltado justamente para os pequenos negócios, permitindo assim um canal rápido e eficiente para atendimento aos seus clientes.

 

Outro ponto bem atrativo está na sua gratuidade, algo que permite que você implemente um bom canal de comunicação e de marketing sem precisar realizar um grande investimento, além de incrementar as suas vendas.

 

Vale observar ainda que o WhatsApp Business não é o mesmo aplicativo que usamos tradicionalmente para conversar com amigos e familiares. É uma nova versão de aplicativo que contém recursos exclusivos, como veremos na sequência deste mesmo texto.

Como criar uma conta no WhatsApp Business?

Se você se interessou em usar o WhatsApp Business em seus negócios, o primeiro passo é baixar o aplicativo na Apple Store ou no Google Play, de acordo com o sistema operacional do seu smartphone.

 

Feito isso, o próximo passo será criar uma conta, a qual deve ser exclusiva do WhatsApp Business — e, portanto, não será a mesma que você usa na versão pessoal do aplicativo. Outro ponto importante é que o celular também deve ser diferente: não é permitido ter mais de uma conta no WhatsApp com o mesmo número. Caso não seja possível, você terá de desativar a versão pessoal.

 

Por fim, a última etapa de instalação consiste em criar o perfil do seu negócio, assim como faria com qualquer tipo de aplicativo. Dê uma atenção especial para a imagem, afinal os seus clientes talvez não tenham o número salvo e será por meio da foto que eles identificarão o seu contato.

 

Uma dúvida comum é se os clientes também precisam ter a versão Business, porém, não há essa necessidade. A comunicação ocorrerá normalmente pela versão tradicional com eles.

Quais os principais recursos do WhatsApp Business?

Conforme prometemos anteriormente, julgamos importante compartilhar com você alguns dos principais recursos do WhatsApp Business — e por que eles são tão úteis na gestão de um negócio. Vamos conferir quais são os quatro principais na sequência.

Catálogo de produtos

O primeiro recurso interessante para negócios é o catálogo de produtos, permitindo que você apresente aquilo que vende com os respectivos preços. É, afinal, uma forma de vender por um canal virtual, permitindo incremento dos resultados em relação apenas ao formato físico de comercialização.

 

Outro ponto interessante é que, ao divulgá-los pelo WhatsApp Business, os seus clientes podem rapidamente responder e esclarecer dúvidas, algo que pode acelerar o processo de venda.

Mensagens automáticas

Outro fator bem atrativo para pequenos negócios é a configuração de respostas automáticas para novos contatos. Assim que eles encaminhem uma primeira mensagem vão receber uma resposta automática, personalizada por você.

 

Isso é muito interessante na medida em que não deixa o cliente sem qualquer retorno. A partir desse momento, ganha-se um tempo para formular a resposta adequada, evitando que seja feita de qualquer forma na correria das tarefas de rotina.

 

Além da mensagem de saudação, é possível também ajustar uma mensagem de ausência. Esse recurso é válido para mensagens enviadas fora do horário comercial, em momentos em que não há um atendimento online. Assim, novamente o cliente recebe um retorno instantâneo, informando que em breve a empresa irá contatá-lo com uma resposta.

Respostas rápidas

Ainda pensando em comunicação, você pode configurar as chamadas respostas rápidas. Elas são mensagens padronizadas que ficam salvas, sendo acionadas por meio de um comando simples. Assim, torna-se possível ganhar tempo, sem precisar repetir o mesmo texto por várias vezes.

 

Esse é um recurso muito útil no processo de atendimento, em especial quando o assunto são perguntas comuns. Assim, sabendo que muitos clientes possuem as mesmas dúvidas, você pode criar essas respostas rápidas, acionando-as sempre que necessário com um simples toque.

Etiquetas

Por fim, ainda existem as etiquetas (tags) que podem ser atribuídas aos clientes, classificando-os de acordo com a situação em relação à jornada de compra. Veja abaixo alguns exemplos de categorias comuns:

 

 

Repare que, além de identificar melhor a condição de cada cliente, esse mecanismo permite que você crie mensagens personalizadas para os seus consumidores. Se você tem um novo cliente, por exemplo, pode preparar uma mensagem de boas-vindas. Por outro lado, não faria sentido enviá-la a alguém que já realizou várias compras com a sua loja.

Gostou de conhecer o WhatsApp Business?

Como vimos ao longo do artigo, o WhatsApp Business é uma ferramenta muito importante para qualquer empreendedor que deseja incrementar suas vendas e fidelizar clientes por meio de uma comunicação mais próxima. E qual não quer, não é mesmo?

 

Tanto em termos de agilidade, como também de produtividade, esse aplicativo pode contribuir para o seu negócio melhorar seus resultados. Portanto, recomendamos que você conheça e avalie essa ferramenta gratuita.

 

Lembrando que você também pode aproveitar o WhatsApp Business para enviar os boletos gerados no Wide Pay e gerenciar suas cobranças. Para isso, basta fazer o download do boleto em formato PDF e encaminhá-lo pelo aplicativo. Tudo isso em questão de segundos.

 

E essa é apenas uma das funcionalidades que você encontra no sistema Wide Pay que pode ser utilizado para melhorar seus índices de recebimento. Portanto, aproveite para criar uma conta grátis e conhecer todos os recursos na nossa ferramenta — e como ela pode ajudar nos seus processos de cobrança.

Sair da versão mobile