Blog Wide Pay

Empreendedorismo feminino: aquecimento do mercado e aptidões certas impulsionam o cenário para mulheres

O empreendedorismo feminino ganha cada vez mais força, prova disso é que atualmente existem cerca de 30 milhões de empreendedoras no Brasil, conforme dados apontados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Alguns fatores colaboram para que as mulheres apareçam ainda mais no mercado empreendedor, como a criatividade e a adaptação aos diferentes cenários, como a crise causada pela pandemia.

Ainda assim, o empreendedorismo feminino é o que mais se destaca quando o assunto é digitalização do negócio. Conforme aponta a Rede Mulher Empreendedora, cerca de 60% das empreendedoras ouvidas na pesquisa feita pela instituição avaliam como positivo o uso de meios digitais nas suas empresas.

Outro ponto importante, é a administração dos negócios, pois independente do segmento, as mulheres tendem a ter uma atuação mais próxima do administrativo. Como é o caso da empreendedora, cliente Wide Pay, Lorena Ramos, que é uma das sócias da empresa B2 Network, um provedor de internet fundado em 2017. “O administrativo é o coração da empresa. Se você não tiver uma administração direcionada, você não evolui”, conta a empreendedora.

Diante desse cenário, separamos neste artigo algumas informações que vão te ajudar a compreender melhor as perspectivas para o mercado do empreendedorismo feminino e dicas essenciais para quem está empreendendo.

Empreendedorismo feminino para contornar a crise

Muito se fala em empreendedorismo por necessidade, um formato de negócio que leva em conta os índices de desemprego e a crise pela qual o mundo todo atravessa num cenário pandêmico/pós-pandêmico. E quando se trata das mulheres, esse dado se mostra ainda mais expressivo, já que muitas vezes são as provedoras exclusivas de seus lares.

Por outro lado, o timing para os negócios, o olhar atento e a capacidade de adaptação, faz com que essas empreendedoras ganhem um posicionamento assertivo no seu nicho de atuação. Para isso, a era digital é uma força a mais no formato de venda e negociação.

Para isso, o uso das redes sociais, aplicativos de mensagens, marketplaces e gerenciadores financeiros é essencial, já que o negócio se torna rentável e acessível.

Conheça o seu perfil empreendedor

Além de saber fazer uso das ferramentas disponíveis hoje, outras características ou aptidões são necessárias na jornada do empreendedorismo feminino. Conforme aponta Lorena, a vontade de ter o seu próprio negócio é só o início da caminhada. “Para quem quer empreender, é importante não desanimar. Porque as dificuldades ocorrem em todas as etapas. Até quem é grande hoje já passou por momentos difíceis lá no começo. Então, é preciso ter persistência e foco”. 

Por isso, separamos algumas dicas que vão te auxiliar a identificar seus pontos fortes e possíveis características que podem ser aprimoradas. Para começar, é importante ressaltar que uma empreendedora de sucesso é aquela que acredita na sua ideia e dá o primeiro passo para a sua concretização. Se você está nessa etapa, ou já passou por ela, confira a lista de virtudes que separamos. 

Atenção ao novo

Saber identificar tendências pode ser o diferencial do seu negócio. Isso porque você pode sair na frente na hora de implantar uma ideia e trazer inovação para o seu produto ou serviço, claro, surpreendendo positivamente o seu cliente final.

Um obstáculo não impede o percurso

Lembre-se que um momento ruim não deve ser encarado como o fim da estrada. Situações difíceis e problemas sempre vão acontecer, mas isso não deve ser fator determinante para que você desista da sua ideia. Acredite no seu negócio e persista quando as coisas não parecerem tão fáceis. 

Atualização é fundamental

Não basta tirar a ideia do papel, também é preciso investir e abraçá-la. Para isso, busque manter-se atualizada sobre a sua área, entenda o mercado e capacite-se. Faça cursos, estude e entenda que o seu desenvolvimento também é crucial para a melhoria do seu negócio. Procure por profissionais e instituições reconhecidas, que ofereçam um bom programa e aproveite as condições de capacitação do ensino a distância.

Crie estímulos

A famosa procrastinação não tem hora para aparecer, mas costuma invadir a rotina de trabalho quando os objetivos não estão tão claros. Para vencer os medos que te bloqueiam na hora de produzir, é importante estabelecer metas que colaborem para atingir objetivos a curto, médio e longo prazo. Assim, você ganhará mais força para manter em ordem as atividades do seu negócio.

Além disso, é importante olhar também para os seus colaboradores. Invista em meios que estimulem sua equipe, procure entender quem está ao seu lado nessa jornada e quais são as expectativas dessas pessoas em relação ao seu negócio.

Cultive a clássica agenda de contatos

É isso mesmo, contato é tudo. E para quem empreende isso não é diferente, muito pelo contrário. Se você presta serviço ou vende produtos, o seu foco são os clientes. Por isso, os contatos são sempre importantes, seja na conversão da venda, no fechamento de boas parcerias ou ainda na indicação de profissionais qualificados que possam integrar a sua equipe.

Controle é bom e a gente gosta

Saber tudo que acontece na sua empresa é essencial para entender os rumos do negócio. Desde a entrada de valores até o pós-venda, esse é o caminho que você tem que ter decorado de que forma é feito e quanto tem sido efetivo. Você pode (e deve) delegar tarefas sempre que achar necessário, mas saber como o funcionamento do seu negócio está no todo é crucial para compreender o seu posicionamento, perspectivas e, assim, tomar decisões assertivas.

Financeiro em dia

Se você for uma empreendedora que está mantendo o seu negócio sozinha, pode parecer enlouquecedor tentar dar conta de tudo. Também pode acontecer a mesma situação quando as coisas crescem muito rápido. 

Esse é o caso da B2 Network, que optou por usar o Wide Pay como o facilitador de pagamentos para melhorar o dia a dia da empresa. “O sistema é 100% funcional e o atendimento é sempre ágil e qualificado, além de termos respostas muito rápidas para solucionar qualquer situação que envolva a nossa emissão de cobranças. Hoje eu sei que tenho um parceiro, um aliado, porque conto com o Wide Pay”, diz Lorena. 

Independente do seu segmento, o Wide Pay oferece soluções específicas para te ajudar com a emissão de cobranças e a organização do seu financeiro.

Escolha um aliado 

O Wide Pay é o facilitador de pagamentos aliado do empreendedor. Com ele é possível emitir boletos e carnês de forma gratuita e simplificada, através de uma conta grátis que pode ser criada sem precisar de conta bancária.

Além disso, os planos de compensação do Wide Pay são pensados para todo tipo de empresa, dando muito mais possibilidades para você na hora de escolher a taxa que melhor se encaixa com o perfil da sua empresa.

Com a conta gratuita Wide Pay você também pode fazer pagamentos de títulos e recargas de telefone sem pagar taxa. Além disso, você pode utilizar serviços de transferências, criação de carteiras específicas para cada tipo de recebimento e integração facilitada através de API com os principais sistemas de gerenciamento.

Conte com um aliado, fale agora com um consultor e saiba mais sobre as possibilidades que o Wide Pay facilitador de pagamentos pode te oferecer.

Sair da versão mobile