Blog Wide Pay

Conheça 5 tendências de empreendedorismo para 2022

Pequenos e microempreendedores que passaram por 2020 e 2021 sabem o que é se adaptar a novos cenários. Mas isso mostra uma situação favorável, já que as perspectivas do mercado para o empreendedorismo são positivas em 2022. Por isso, nada como estar por dentro das tendências para quem empreende. Já adiantamos: a tecnologia e os bons frutos da época de adaptação em meio à crise irão seguir.

Para entender melhor esse cenário e as oportunidades que surgem no horizonte, separamos algumas das principais apostas para este ano. Confira abaixo.

Cenário promissor

Se em 2020 o que reinou foi a incerteza e em 2021 quem ganhou destaque foi a capacidade de adaptação das empresas, pode se preparar porque 2022 tende a concretizar o que foi construído nesses últimos dois anos. Isso porque muitas formas de empreender, trabalhar e até mesmo se comunicar mudaram nesse meio tempo.

Impulsionados pela crise e índices de desemprego altos, os microempreendedores cresceram no Brasil. Em 2020 foram mais de 3 milhões de empresas abertas e um saldo positivo de 2,3 milhões de negócios.

Passados dois anos desse recorde, o que se vê é cada vez mais novos negócios ganhando espaço em diferentes nichos, mas todos tentando seguir uma abordagem parecida: linguagem acessível e soluções tecnológicas.

 

 

Pode parecer até repetitivo, mas é a presença digital que define o que você, empreendedor, vai obter em ganhos. Exemplo disso são as redes sociais. Já foi o tempo em que bastava abrir uma conta numa rede social, postar esporadicamente uma atualização e o seu cliente podia conhecer o seu trabalho.

Agora é necessário estar presente, e isso não envolve apenas atualização de feed, mas também atendimento, feedback e mostrar a cara. É isso mesmo, aparecer e criar conteúdo já é uma realidade para todo tipo de negócio e, especialmente, para quem empreende.

 

 

Fazer uma venda é uma arte e isso se comprova toda vez que um novo negócio é criado. Ninguém melhor do que um microempreendedor para saber que cada cliente é uma conquista a ser celebrada. Não só pela venda, mas pela recomendação e fidelização. E quando se atua em rede, ou numa comunidade, isso se torna ainda mais expressivo.

Essa tendência se tornou ainda mais forte no empreendedorismo com os negócios locais, que ganharam suporte para enfrentar os tempos mais difíceis da crise. Agora, isso tende a ficar mais consolidado.

A atuação local, com reconhecimento de micro e pequenos negócios que atuam em determinadas regiões e empregam na mesma localidade está cada vez mais presente no dia a dia do consumidor e já conquistou a preferência de muitas pessoas. 

 

 

Marcas que prezam pelas pessoas e pelo meio ambiente garantem um lugar cativo nas preferências de boa parte do público. A preocupação socioambiental não é mais só um discurso para intelectuais e grandes corporações, mas também uma preocupação presente na vida de milhares de pessoas.

Investir em formatos de negócio mais sustentáveis e artesanais pode gerar bons resultados para microempreendedores em 2022.

 

 

Viver a mesma situação e sentir os impactos disso quase que da mesma forma também são fatores que colaboram para uma nova tendência. Isso fortalece os laços e cria vínculos que antes não eram possíveis, já que muitos empreendedores estão passando pelo mesmo momento ou já passaram e podem trocar experiências.

Além disso, o contato com o cliente também fica mais acessível, pois os impactos sentidos pelo período atingem a todos. Aproveitar esse momento para criar um vínculo mais forte com o seu público e parceiros pode fazer a diferença para o seu negócio.

 

 

Aproveitar as tendências e os cenários favoráveis para melhorar o desempenho do seu negócio é tão importante quanto contar com parceiros que podem facilitar a sua rotina. O que vale especialmente para a sua gestão de cobranças.

Com o Wide Pay, a vida de quem empreende se descomplica e se torna mais acessível. Isso porque o facilitador de pagamentos oferece emissão de boletos gratuita e as melhores taxas de compensação.

Para usar os serviços Wide Pay, você deve criar uma conta digital grátis, que pode ser aberta por pessoa física ou jurídica e não precisa de contrato com um banco tradicional. 

Saiba mais sobre as facilidades que o Wide Pay pode te oferecer conversando com um de nossos consultores. 

Sair da versão mobile